img

VÍDEO DA SEMANA: 5 fertilizantes naturais para estimular o crescimento das suas plantas

/
/
/

Na agricultura, os adubos orgânicos ou naturais têm ganho um lugar cada vez mais importante e por essa razão hoje em dia existem vários tipos de adubos que podem atender às necessidades da sua horta, jardim ou pequeno terreno agrícola. Quer conhecer 5 exemplos de fertilizantes naturais para as suas plantas?

Neste vídeo vou dar-vos a conhecer 5 tipos de adubos caseiros que podem fazer a diferença na sua agricultura! Curioso? Então não perca este vídeo.

Hoje venho dar-vos como exemplo 5 fertilizantes caseiros e naturais que o vão ajudar a estimular o crescimento das suas plantas.

Os fertilizantes naturais ou orgânicos são caracterizados por serem compostos obtidos de restos vegetais ou animais, como por exemplo os lixos biodegradáveis que são produzidos nas nossas casas.

Ao reaproveitarmos esses resíduos, podemos estar a beneficiar as plantas e o jardim e ainda reduzir custos associados.

A utilização de fertilizantes orgânicos nas plantas da nossa horta e jardim pode ser realizada com facilidade a partir de matéria biodegradável, através de cascas de fruta e legumes, casca de ovos, entre outros exemplos.

A obtenção destes adubos naturais ocorre por decomposição natural destes produtos através da utilização de decompositores como as minhocas, ou através do uso direto de outros produtos agrícolas que irei falar ao longo deste vídeo.

1- Cascas de banana

As bananas estão disponíveis facilmente nos supermercados durante todo o ano e são o fruto favorito para muitas pessoas. Já pensou por exemplo, em reutilizar as cascas de banana para fazer um adubo caseiro sustentável para a sua horta? Eu já fiz um vídeo sobre como fazer adubo com cascas de banana, e por essa razão deixo na caixa de descrição o link do vídeo caso queiram ver ou rever. Pode utilizá-las num compostor para fazer compostagem e após esse processo, entregar novamente as cascas de banana ao solo, ajudando dessa forma a fornecer nutrientes essenciais às suas plantas tais como o potássio, azoto e cálcio para as plantas. Caso não tenha compostor ou não queira fazer compostagem, pode enterrar as cascas de banana no solo antes de plantar as suas culturas. Este adubo ajudará na formação dos frutos e especialmente hortícolas uma vez que vai estimular o crescimento e propagação da planta.

2 – Borra de café

Não descarte a borra de café depois de fazer a sua bebida favorita Pode aproveitar por adicionar as borras de café à sua pilha de compostagem que pode ser especialmente benéfica para as plantas que gostam de solo ácido, como por exemplo os tomates ou as rosas. As borras contribuem para adicionar azoto e outros minerais e vitaminas ao solo o que é bastante benéfico. Tenha em atenção que não deve aplicar constantemente para não acidificar demasiado o solo.

3 – Aparas de relva

As aparas de relva, uma vez diluídas e deixados de molho por alguns dias antes de coar o líquido, podem revelar-se uma fonte rica de azoto, oxigênio e fósforo para o solo. As aparas de relva fornecem azoto ao solo. Tenha cuidado para não as utilizar se estiverem molhadas ou muito verdes, porque tornam o solo ácido pela adição de amónia.

4 – Estrume/esterco de animais

O estrume é provavelmente um dos meios mais antigos para fertilizar a terra. Ele fornece todos os nutrientes necessários, como potássio, azoto e fósforo, que são essenciais para o crescimento, desenvolvimento das plantas. Utilize estrume provenientes de vacas, cavalos e galinhas. Fornece nitrogénio ao solo e plantas. Para conservar e utilizar, misture com o solo para não perder as propriedades e nutrientes.

5 – Casca de ovos

As cascas de ovos são compostas principalmente por Carbonato de Cálcio, que é o que a cal agrícola é composta. As Cascas de ovos partidas podem ser uma ótima fonte de cálcio, potássio, e de fósforo que, quando combinados, fornecem todos os nutrientes necessários para as plantas. As cascas de ovos podem ajudar a resolver qualquer deficiência de cálcio que possa existir na planta, dando às suas plantas um impulso essencial.

Estes fertilizantes naturais são um bom exemplo de fertilizantes económicos, que Corrigem a nutrição do solo, Melhoram a textura do solo e ajudam a enriquece-lo sendo por isso uma ótima opção.

E vocês, quais os fertilizantes naturais que utilizam nas vossas plantas? Usam algum destes que indiquei no vídeo? Deixem um comentário para saber quais as experiências que têm feito.

Se gostam deste tipo de conteúdos, e querem ver mais vídeos com dicas caseiras para a vossa horta, jardim ou terreno agrícola, deixem o vosso gosto, partilhem com os vossos amigos este vídeo e não se esqueçam de subscrever o canal para não perderem as novidades.

Obrigada por estarem desse lado e até ao próximo vídeo

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar