img

Agricultura em ambiente controlado: conheça esta tendência

/
/
/

Autor do artigo: Ecocenter

Agricultura em meio controlado: uma tendência?

Com o crescimento da população mundial e principalmente com o aumento da população urbana é necessário aumentar e maximizar a produção de alimentos globalmente. No entanto, a produção agrícola intensiva moderna, convencional que se pratica em maioria pelo nosso planeta enfrenta algumas questões. Desde logo, o consumo intensivo de recursos uma vez que esta ocupa actualmente cerca de 50% do território disponível e utiliza aproximadamente 70% dos recursos de água existente.

Para além da utilização de recursos, a utilização intensiva de fitofármacos causam a degradação dos nossos solos, a poluição dos recursos hídricos envolventes e a contaminação da cadeia de produção alimentar.

Uma das questões a considerar são também as longas cadeias de fornecimento de alimentos que causam a degradação nutritiva dos alimentos, possuem custos de transporte altos com refrigeração e ainda a distribuição de lucro inadequada, onde o agricultor recebe muito pouco pela sua produção.

Para além do referido acima, a agricultura tradicional depara-se ainda com as alterações climáticas deparando-se com extremos de calor, frio e algumas tempestades; assim como pragas e doenças.

Para fazer frente a tudo isto, uma das tendências actuais é a produção hortícola em ambiente controlado, que permitem produzir alimentos de alta qualidade consumindo o mínimo de recursos e com o mínimo de impacto ambiental. Este tipo de produção é realizado em ambiente fechado, aproveitando a verticalização e podendo, por isso, ser utilizado em meio urbano.

agricultura em ambiente controlado

Fonte da imagem: Independent: Growing Underground

O objetivo da Agricultura em Ambiente Controlado é fornecer proteção e manter as condições óptimas de crescimento durante o desenvolvimento da cultura. A produção ocorre dentro de uma estrutura de crescimento fechada, como armazéns ou câmaras e na maioria das vezes com sistemas de cultivo em hidroponia.

Neste método, todas as variáveis são controladas, seja de forma manual, seja de forma automatizada com recurso a controladores: Temperatura, Qualidade do ar, Humidade, Dióxido de Carbono, Iluminação, Nutrientes e pH. Se o método de cultivo utilizado for a hidroponia, é mais facilmente controlada também a solução nutritiva e, desde logo, os nutrientes utilizados.

A agricultura em ambiente controlado  permite optimizar o uso de recursos como água, energia, espaço, capital e trabalho.

Agricultura em ambiente controlado: agricultura debaixo de terra

Já existem muitos produtos projectos de grande produção em ambientes controlados.  Um projecto de grande impacto foi implementado em Londres, nos tuneis anti-aéreos da Segunda Guerra Mundial que se encontravam abandonados, foi construída uma “Vertical Farm“.

Com aproximadamente 650m2, estão a ser cultivadas vinte espécies diferentes, desde rabanetes, rebentos de ervilha, coentros e muitos outros. A cultura, feita em hidroponia, utiliza lampadas LED de baixo consumo para ter um ambiente totalmente controlado, optimizando a produção, longe de pragas e das alterações climáticas.

Estes produtos estão a ser comercializados pela cidade de Londres e, devido à proximidade, os produtores conseguem fornecer os vegetais sem precisarem ser refrigerados nem armazenados em grandes armazéns e sem passarem em grandes cadeias de transporte, conseguindo colocar no mercado vegetais entre 2 a 8 horas após a colheita.

Este tipo de produção começou também a ser utilizada em casos de ambientes tropicais e em zona áridas. Em todos os casos em que o ambiente não é o mais favorável para o crescimento de plantas, o cultivo em ambiente controlado tem sido a solução ideal, já que não está dependente do ambiente externo. Este método garante assim produtos frescos para a população, que de outra forma não teriam acesso.

agricultura ambiente controlado

Fonte da imagem: Ecocenter

Agricultura em ambiente combinado: Os sistemas

A agricultura em ambiente controlado foi também adaptada para uma realidade de agricultura urbana, por diferentes empresas em diferentes países, e em Portugal, o Ecocenter encontra-se, neste momento, em fase de projecto-piloto, para trazer esta realidade para os seus clientes. Num momento em que as cidades crescem cada vez mais, é necessário trazer a produção para este espaço, sem que para isso seja necessário demasiado espaço de cultivo.

A produção agrícola em ambiente controlado pode ser realizada em contentores isotérmicos. Esta estrutura, como referido anteriormente, permite manter o controlo de todos as variáveis da produção e manter doenças e pragas longe da produção, para além de ser um sistema que pode ser transportável, e em que é possível a verticalizar os sistemas em toda a sua estrutura.

A utilização dos sistemas hidropónicos é feita em circuito fechado e de recirculação onde a solução nutritiva é monitorizada e acertada sempre que necessário, com recurso a tecnologia de automação.

O cultivo é feito com recurso a iluminação artificial específica (lâmpadas LED) desenvolvidas especificamente para o cultivo e que apresentam um espectro específico para a otimização do cultivo e do consumo energético.

O outro aspecto essencial das soluções é o controlo total do clima de cultivo no interior do contentor, através de uma unidade de tratamento de ar que controla a temperatura e a humidade relativa do ambiente. Esta unidade deve ser programável para optimizar as condições conforme as necessidades das plantas em cultivo. Esta unidade de climatização deve também ser utilizada para filtragem do ar.

É muito importante neste tipo de produção em ambientes fechados garantir que não há fatores de risco em termos de entradas de pragas ou doenças, porque podem destruir facilmente uma produção. É imprescindivel ter protocolos de higiene e segurança fiáveis e assim se consegue a não utilização de pesticidas.

Alguns desafios do Agricultura em Ambiente Controlado

O preço da eletricidade: A iluminação é uma das bases deste tipo de agricultura, no entanto, existem lampadas adaptadas para o cultivo, que reduzem o consumo de energia. Para além disso, podem ser acrescentados vários tipos de produção de energia através de energias renováveis, reduzindo este factor.

Trabalho Intenso em pouco espaço

Falta de legislação

Método de produção ainda recente e pouco divulgado

 

1 Comments

  1. Rosa,

    Desculpe encontrei sua postagem de AGRICULTURA EM AMBIENTE CONTROLADO e não percebi que você esta em Portugal (terra lindíssima).
    Não considere meu pedido anterior.

    Desculpe

    Beijos
    Bianca

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar