img

Bolsa de Investigação para Mestre em Engenharia Agronómica, Biologia ou áreas afins

/
/
/

Bolsa de Investigação (M/F)

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma bolsa de investigação para Mestre no âmbito do Projeto Centro de Custos nº 90709, Previsão de Colheita da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, nas seguintes condições:

Área Científica: Ciências Agrárias

Requisitos de admissão: Grau de Mestre em Engenharia Agronomia, Biologia e áreas afins.

Experiência em organização e execução de trabalho de laboratório, no processamento de dados e técnicas de modelação de processos biofísicos de culturas agrícolas.

Requisitos de contratação: Caso o grau tenha sido conferido por instituição de ensino superior estrangeira, o mesmo tem de obedecer ao disposto no Decreto-Lei n.º 341/2007, devendo quaisquer formalidades aí estabelecidas estar cumpridas até à data da contração.

Plano de trabalhos:

O plano de trabalhos inclui:

  • Montagem das unidades filtrantes para amostragem aeropolínica;
  • Elaboração de preparações microscópicas para quantificação polínica;
  • Qualificação e quantificação polínica com microscopia ótica;
  • Análise de dados polínicos e modelação.
  • Desenvolvimento de modelos espacio-temporais de previsão da produção utilizando fontes de informação diversa: pólen atmosférico, dados climáticos, deteção remota, componentes do rendimento entre outros, utilizando técnicas de “Machine Learning”.

Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de agosto, alterada pelo Decreto-Lei n.º 202/2012, de 27 de agosto, e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012, de 29 de outubro e pela Lei nº 12/2013, de 29 de janeiro e pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 09 de julho (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, em vigor (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt) e Regulamento de Bolsas da Universidade do Porto.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Laboratório de Palinologia, sito na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, sob a orientação científica dos Professores Mário Cunha, Ilda Abreu de Noronha e Helena Ribeiro. O plano exige disponibilidade para trabalho de campo e deslocações ao estrangeiro.

Duração da bolsa: A bolsa terá à duração de 12 meses, com a possibilidade de renovação e com início previsto em fevereiro de 2019.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €980 conforme tabela de valores das bolsas da FCUP. O pagamento será efetuado por transferência bancária.

Métodos de seleção: O método de seleção baseiam-se na análise do curriculum vitae e em entrevista.

A componente curricular tem um peso de 60% e a entrevista de 40% no processo de seleção.

A entrevista apenas será efetuada aos 3 candidatos melhor posicionados.

Na análise curricular serão avaliados os seguintes requisitos com a seguinte ponderação:

Formação académica e Científica

i) classificação final do Mestrado (até 40 %)

ii) experiência em organização e execução de trabalho de laboratório e disponibilidade para deslocações (nacional e estrangeiro) (até 30 %)

iii) experiência / conhecimento de técnicas de modelação de processos biofísicos de culturas agrícolas (até 10%)

iv) Disponibilidade para efetuar formação avançada de Doutoramento no âmbito do plano de trabalhos (10 %).

v) Carta de Motivação (até 5 %)

iv) Disponibilidade imediata (até 5 %)

O júri poderá não atribuir a bolsa se a qualidade dos candidatos for inferior à pretendida.

Composição do Júri de Seleção:

Presidente – Professora Doutora Ilda Noronha

1º vogal efetivo – Professor Doutor Mário Cunha

2º vogal efetivo – Doutora Helena Ribeiro

3º vogal efetivo – Doutora Maria Fernandez-Gonzalez

1º vogal suplente – Doutora Isabel Poças

2º vogal suplente – Professora Doutora Alexandra Guedes

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação, serão divulgados, através de lista ordenada por classificação final, enviada aos candidatos através de email.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O prazo de apresentação de candidaturas será de 10 dias úteis. As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Carta de motivação, curriculum vitae, certificado de habilitações e outros documentos comprovativos considerados relevantes.

As candidaturas deverão ser enviadas por correio eletrónico com a referência no assunto: “Bolsa Mestre- CCO 90709” para os seguintes endereços: recrutamento@fc.up.pt e com conhecimento para ianoronh@fc.up.pt

Período de candidatura: de 21-12-2018 a 14-01-2019

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar