img

Bolsa de Investigação para Mestre_Engenharia Agronómica (m/f)

/
/
/

Fonte: Naturlink

Instituto Superior Técnico

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre no âmbito do projecto “LIFE BioStandards” do Maretec/IST (LIFE15 GIE/DE/000737), financiado pelo fundo comunitário LIFE, nas seguintes condições:

Área Científica: Engenharia do Ambiente.

Requisitos de admissão: Mestrado em Engenharia do Ambiente, Biologia, Engenharia Agronómica ou áreas afins.

Plano de trabalhos:
1) Elaboração de Planos de Acção de Biodiversidade à escala local: Recolha e análise de indicadores de biodiversidade em explorações agrícolas, e aplicação da Ferramenta de Desempenho de Biodiversidade desenvolvida pelo projecto, entre outras possíveis.
2) Apoio à formação: produção de conteúdos formativos sobre biodiversidade para empresas e associações do sector alimentar e participação na organização dos eventos formativos.
3) Produção de conteúdos de divulgação científica: Produção de Fichas Técnicas sobre promoção da biodiversidade em explorações agrícolas. Produção de notícias e outros conteúdos para o “website” do projecto. Revisão e tradução (inglês-português) de conteúdos produzidos pelos parceiros internacionais do projecto (https://www.business-biodiversity.eu/pt/life-food-biodiversity).
4) Preparação e participação em reuniões com entidades do sector alimentar. Apoio a eventos do projecto.

Legislação e regulamentação aplicável:
Lei n.º 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e Regulamento de Bolsas e Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em vigor (www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf). Regulamento de Bolsas de investigação do IST.

Local de trabalho:
O trabalho será desenvolvido no MARETEC/DEM do Instituto Superior Técnico, sob a orientação científica do Doutor Carlos Teixeira.

Duração da bolsa:
A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em Abril de 2019.
O contrato de bolsa poderá, eventualmente, ser renovado até 30/09/2020 (término do projecto), ou, caso haja prorrogação do projecto, até final deste último.

Valor do subsídio de manutenção mensal:
O montante da bolsa corresponde a 980 €, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores), sendo o modo de pagamento da opção do/a Bolseiro/a por Transferência Bancária/Cheque. Será reembolsado o pagamento do Seguro Social Voluntário pelo/a bolseiro/a (até ao valor correspondente ao 1.º escalão).

Métodos de selecção:
1 – Experiência científica e técnica em biodiversidade no contexto de sistemas agrícolas e agro-florestais (pontuação de 1 a 20): 40%;
2 – Experiência na produção de conteúdos formativos e informativos sobre biodiversidade destinados a públicos técnicos e não-técnicos (pontuação de 1 a 20): 20%;
3 – Experiência na participação em projectos no tema da biodiversidade e sistemas agrícolas e agro-florestais: 10%;
4 – Experiência em políticas agro-ambientais e programas de desenvolvimento rural (pontuação de 1 a 20): 10%;
5 – Eventual entrevista individual* (apenas em caso de empate entre os candidatos melhor avaliados): 20% (pontuação de 1 a 20).
*Permite a seleção de cidadãos de Países de Estados Terceiros, de acordo com o Art.14, Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. — 2013

Composição do Júri de Seleção:
Presidente: Prof. Tiago Morais Delgado Domingos; Vogais: Doutor Carlos Manuel Guilherme Lage Teixeira e Inv. Aux. Vânia Andreia Malheiro Proença. Suplente: Inv. Aux. Cristina Marta-Pedroso.

Forma de publicitação/notificação dos resultados:
Todos os candidatos serão notificados através de e-mail do Resultado Final da Avaliação.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas:
O concurso encontra-se aberto no período de 14 a 20 de Março de 2019.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio dos seguintes documentos:
Formulário B1 – Candidatura a Bolsa de Investigação (http://drh.tecnico.ulisboa.pt/bolseiros/formularios/), Curriculum Vitae, certificado de habilitações e carta de motivação, e deverão ser enviadas via e-mail para: nuno.sarmento@tecnico.ulisboa.pt.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar