img

Aprenda a atrair borboletas para o seu jardim

/
/
/

Borboletas no jardim: como atrair?

As borboletas no jardim bem como em outros locais onde o verde domine revelam-se importantíssimas  para garantir o equilíbrio da mãe Natureza. Tal como as abelhas, as  borboletas donas de  cores magníficas  embelezam qualquer paisagem  e  possuem também a função de agir como  espécies que auxiliam na polinização nas flores. Para além de todas estas características relevantes, ela são embelezadoras dos nossos jardins e hortas, conferindo cores exuberantes tornando o local ainda mais soberbo e tranquilizante.

Muito importante: as borboletas devem ser livres

Antes de compartilharmos as dicas de como atrair borboletas no jardim e/ou horta, é importante salientar uma informação muito importante que deve ser do conhecimento de todos: as borboletas devem ser livres! Ou seja este artigo tem como objectivo ajudar a atrair borboletas para que estas visitem o seu jardim embelezando-o mas com a condição que continuem livres e felizes com toda a liberdade que o seu voo permite!

O acto de capturar borboletas na Natureza é crime! (tal como decreta o artigo 1º da Lei nº 5.197/67: “Os animais de quaisquer espécies, em qualquer fase do seu desenvolvimento e que vivem naturalmente fora do cativeiro, constituindo a fauna silvestre, bem como seus ninhos, abrigos e criadouros naturais são propriedades do Estado, sendo proibida a sua utilização, perseguição, destruição, caça ou apanha”.

 

como atrair borboletas no jardim
Para atrair borboletas para o seu jardim, opte por cultivar plantas com flores que ofereçam néctar. Se porventura o seu espaço é muito reduzido, como uma pequena varanda com alguns vasos ou floreiras, opte por no máximo duas espécies de plantas, mas que tenham a condição de produzir muitas flores. Se tiver a sorte de ter um espaço de maiores dimensões, adicione ainda outras espécies que possam funcionar como  plantas hospedeiras de borboletas (Fonte da imagem:Decoração de interiores. Decoração infantil, de móveis, casas de …).

 

Gostaria de saber como atraí-las para o seu jardim? Confira neste artigo algumas dicas bem simples e que podem fazer toda a diferença.

Como atrair borboletas no jardim: tenha plantas hospedeiras e com néctar

É  importante que estejam  sempre presentes borboletas no seu jardim ou horta  plantas hospedeiras e com néctar. Porquê? As plantas hospedeiras  são essenciais para servirem de  abrigo para  os ovos e casulos das lagartas( fase larvar do ciclo de vida das borboletas). As plantas hospedeiras que possuem néctar são imprescindíveis para garantir que as lindas borboletas garantam o alimento que necessitam para se manterem vivas.

Conheça abaixo 10 exemplos de plantas hospedeiras das borboletas.

10 plantas que atraem borboletas no jardim:

  • Funcho

como atrair borboletas no jardim
Funcho (Fonte da imagem:Cura Verde)
  • Margaridas

como atrair borboletas no jardim
Margaridas (Fonte da imagem:Alto Astral)
  • Malmequeres

como atrair borboletas no jardim
Malmequeres (Fonte da imagem:Rádio Ventor – Sapo)
  • Estrelicías

como atrair borboletas no seu jardim
Estrelícias (Fonte da imagem:Bolotas guardadas)
  • Girassóis

como atrair borboletas no jardim
Girassóis (Fonte da imagem:BBC.com)
  • Sálvia

como atrair borboletas no jardim
Salvia (Fonte de imagem:Crocus)
  • Maracujá

como atrair borboletas no jardim
Planta de maracujá (Fonte da imagem:Vida Rural)
  • Petúnias

como atrair borboletas no jardim
Petúnias (Fonte da imagem: Old Farmer’s Almanac)
  • Alfazema

como atrair borboletas no jardim
Alfazema (Fonte da imagem:Pixabay)
  • Narcisos

 

como atrair borboletas no jardim
Narcisos (Fonte da imagem:Flores – Cultura Mix)

Como atrair borboletas no jardim: pesquise quais as espécies de borboletas mais fáceis de serem encontradas na sua região

Esta segunda dica depende apenas da sua capacidade de pesquisa e investigação. Se quer atrair borboletas no jardim ou horta, pesquise quais espécies de borboletas  que são mais fáceis de serem encontradas na região onde habita e procure saber quais são as plantas que essas borboletas mais gostam.

 Um conselho que lhe dou é optar por escolher espécies nativas do seu local para dessa forma garantir que a biodiversidade da sua região se mantêm em equilíbrio e a sustentabilidade do planeta é garantida.

Como atrair borboletas no jardim: crie espaços com água

Os espaços com água  servem como refúgio para as borboletas descansarem e reporem energia. Dentro dos espaços com água, as fontes de água de pequena dimensão são as opções mais sensatas a considerar. É importante salientar que estes espaços com água não devem ter água parada para evitar ao máximo que ocorra proliferação de mosquitos ou doenças. Estes  espaços com água devem ser preferencialmente elaborados protegidos do vento.

Opte por ter frutos, legumes e ervas aromáticas no seu jardim e/ou horta

Frutas, legumes e ervas aromáticas  não são apenas indispensáveis na alimentação humana. Também as delicadas e bonitas borboletas privilegiam este tipo de alimentos na sua alimentação.Opte por essa razão por ter no seu jardim e/ou horta exemplares de cada um dos alimentos referidos anteriormente.

Sugestão: crie um “comedouro” com pedaços de fruta para atrair as borboletas mais facilmente! Uma dica muito  boa é  colocar  pedaços de frutas previamente cortados dentro de um recipiente com água. As suas frutas devem ser diariamente trocadas para dessa forma evitar atrair formigas, ratos, baratas e outros insectos. Quando proceder à limpeza do recipiente deve “esfregá-lo” bem para garantir que a limpeza é feita da forma mais perfeita possível. A banana, o melão e a melancia são exemplos de frutas que atraem as borboletas, por isso priorize-as.

Banana é uma fruta que atrai borboletas, mas outras aquosas também chamam muita atenção como melão, melancia.

Como atrair borboletas no jardim: dê prioridade ao modo de produção biológico/orgânico

É importante que dê prioridade sempre que possível à produção biológica/orgânica. Pesticidadas e outras substâncias químicas utilizadas no modo de produção agrícola convencional afastam as borboletas e podem mesmo, em casos mais extremos, levar à sua morte. Neste tipo de produção anteriormente referida, não só as borboletas podem ser afectadas como também outros insectos benéficos utilizados para controlo de pragas por exemplo que são atraídos para a sua horta ou jardim. A agricultura biológica é portanto essencial não só para manter a população de borboletas estável como também para garantir a sustentabilidade do meio ambiente e do nosso planeta.

 

Veja também o artigo:

Proteger as plantas: dicas úteis

 

 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar