img

Como cuidar do jardim: principais problemas dos relvados (Parte III)

/
/
/

Como cuidar da relva: Principais problemas

É raro o relvado que não tem contenha uma planta infestante; o vento e os pássaros levam sementes de ervas daninhas para o seu jardim. Ter cuidados com a relva é por isso primordial e deve ter a consciência dos seus principais problemas.

Pode controlá-las com um esquema de manutenção; o corte regular elimina-as e a relva saudável acaba simplesmente por sufocá-las.

cuidados com a relva
Cuidados com a relva: pode arrancar as ervas daninhas com uma faca de cozinha ou com um “desenraizador”. Se cortar em volta das ervas como o dente-de-leão, removerá toda a raiz principal. Volte a semear as áreas que ficaram vazias. (Fonte da imagem: Fixando Portugal)

 

Cortar o relvado demasiado curto, deixá-lo crescer muito ou simplesmente não o “alimentar”, tudo isso fomenta o desenvolvimento de ervas daninhas.

Tal facto acontece porque estas ocuparão os espaços vazios de onde foram arrancadas à mão ou com relva gasta.Evite-o lançando sementes. Se arranjar sementes que correspondam à sua relva, tanto melhor, mas se forem diferentes misturar-se-ão depressa.

cuidados da relva- produtos em gel
Os produtos em gel ou líquido são úteis para pulverizar, pincelar ou aplicar sobre as ervas daninhas de folha larga, mas não funcionam com as que possuem lâminas. Imagem meramente ilustratica, post não patrocinado ( Fonte da imagem:Agrioeste.com)

Cuidados com a relva antes de a cortar

Varra o relvado antes de o cortar para levantar os caules das ervas daninhas e colocá-los no caminho da lâmina do corta-relva, e recolha sempre as aparas.

No caso dos relvados muito atacados use um herbicida para relvados ou aplique uma fórmula herbicida/fertilizante na Primavera.

cuidados com a relva
Deve cuidar de forma primordial da sua relva. Um das formas que pode utilizar para cuidar dela é corta-la com a frequência adequada. Fonte da imagem:Revista Jardins

Antes de abordamos o tema dos principais problemas dos relvas aconselho-o a ler os meus artigos anteriores sobre cuidar dos relvados. Veja aqui a Parte I e Parte II.

Musgo, um grande problema

Musgo no relvado é mau sinal, pois indica baixa fertilidade, solo compacto,drenagem ineficaz,ou sombra; é mais grave em solos ácidos.

A manutenção do Outono e a alimentação da Primavera ajudam a combatê-lo. Teste o solo e se o pH for baixo aplique cal no Inverno.

 

Cuidados a ter na relva- planta infestante musgo
Musgo na relva: É sinal de más condições do solo, quase sempre acidez. Use um herbicida para o musgo na Primavera ou no Outono, mas infelizmente ele deve voltar. Fonte da imagem:COMPO)

Cuidados com a  relva: Principais plantas infestantes

As plantas infestantes dividem-se em duas categorias: umas são flores silvestres de crescimento lento, mas outras são gramíneas resistentes e indesejáveis, ou plantas semelhantes às gramíneas. O que todas têm em comum é a capacidade de sobreviver ao corte regular. Depois de germinar, propagam-se através de raízes e caules rastejantes, ou das sementes presentes nas aparas.

O dente-de-leão tem raízes compridas e se lhes cortar a parte aérea nascem mais plantas do mínimo pedaço de raiz que fique no solo.

Cuidados a ter com a relva-plantas infestantes
Dente-de-leão

O mesmo sucede com o botão-de-ouro, que forma tapetes, ou as boninas, mas para muita gente elas são uma alegria e não um problema; semelhantes são as opiniões acerca dos trevos.

Como cuidar do relvado-plantas infestantes
Botão-de-ouro

Verifica-se que certas plantas infestantes podem ser encorajadas, em especial nos relvados altos e silvestres; mas muitas sufocam os relvados e tem de ser controladas.

Cuidados com a relva:outras plantas infestantes comuns nos relvados

cuidados a ter com a relva-trevo branco
Trevo-branco ( Trifolium repens) Forma tapetes em solos pobres,levemente alcalinos; as raízes enchem o solo de azoto. Use um herbicida para relvados.

 

como cuida da relva-poa
Poa-comum anual (Poa annua) Uma erva que forma tufos e se espalha por semente;arranque as plantas à mão antes de darem flor

 

como cuidar do relvado- planta infestante junça
Junco-dos-prados ou Junça (Luzula campestris)-Forma tufos e prefere solos ácidos. Desenterre à mão, aplique cal no Inverno sobre a forma de pó.

 

erva-lanar-planta infestante dos relvados
Erva-lanar (Holcus lanatus)- uma gramínea rastejante de folhas rudes; corte repetidamente para eliminar os espaços feios,ou desenterre e volte a semear.

 

cuidar da relva como fazer
Tanchagem-maior ( Plantago major) Planta solitária com raiz principal e que se espalha por semente. Desenterre as raízes à mão ou use um herbicida de aplicação local.

 Como cuidar da relva: Uso de herbicidas

Conselhos úteis!

  • Siga sempre as instruções das embalagens e não guarde herbicida diluído;
  • Reserve um regador só para herbicidas líquidos;
  • Não aplique herbicidas em dias ventosos para que o líquido não vá parar aos canteiros;
  • Não corte o relvado durante alguns dias depois de o tratar para deixar o herbicida chegar às raízes;
  • Depois de aplicar o herbicida não deite aparas para a pilha do composto durante uns tempos;
  • Algumas ervas daninhas precisam de 2 ou mesmo 3 tratamentos com intervalos de segurança de  4 a 6 semanas;

Cuidados com a relva: relvados e sombra

Há relva que cresce bem com sombra ligeira ou filtrada, mas a sombra profunda das árvores pode ser demasiada. A erva torna-se fina e o musgo desenvolve-se.

Talvez possa desbastar a copa da árvore cortando alguns ramos  para deixar entrar mais luz.

Existem misturas de sementes que toleram sombra, mas em geral produzem relvas finas que não resistem ao uso intensivo e cortes rentes. Considere revestimentos alternativos em zonas com sombra, como musgo,plantas apreciadoras de sombra ou aparas de casca de árvore.

 

Relvados encharcados

Os relvados com uma drenagem ineficaz têm muitos problemas pois as raízes das plantas morrem devido à falta de oxigénio.

Se o seu relvado ficar alagado depois das chuvas, isso significa que o lençol freático está muito a cima ou que a drenagem é má.

Uma camada de solo muito compacto, abaixo da superfície pode dificultar a drenagem.

É possível tornar essa camada menos compacto perfurando-a; é comum  as  camadas compactas localizarem-se  junto à superfície.

Resolução do problema dos relvados com má drenagem

A resolução do problema da má drenagem dos relvados pode obrigar a abrir regos de drenagem. Em tais circunstâncias seria melhor desistir da ideia de um relvado e , em vez disso, cultivar plantas que gostem de humidade.

Nos solos argilosos os relvados são especialmente problemáticos, pois as chuvas de  Inverno causam o aparecimento de espaços vazios e musgo.

No Verão as raízes das  gramíneas podem não alcançar a humidade contida nas camadas mais profundas do solo.

Uma forma de ultrapassar o problema é recorrer ao método usado nos campos de golfe e assentar o relvado numa camada de areia grossa.

drenagem do solo dos campos de golfe
Faça a drenagem do relvado com o mesmo processo que é feito nos campos de golfe. Primeiro, enriqueça o solo com quantidades generosas de matéria orgânica e um amanho cuidado. Cubra com uma camada de areia própria para horticultura  com 5-8cm de profundidade e coloque a relva em cima. A relva criará raízes que perfurarão a areia até chegar ao solo fértil e fomentarão o crescimento. No Verão, as raízes poderão ir aí beber e no Inverno o excesso de água escorrerá através da areia, resultando numa superfície muito menos húmida.

 

 

 

 

1 Comments

  1. Boa tarde
    tenho um relvado que acbou de ser posto tapete em abril. Nao consigo entender me com a empresa de manutencao pois o relvado esta constantemente encharcado e quando chove aibda pior
    tem zonas de faltas de relva e como a terra fica humida o cao acaba por ir escarafunchar!
    nas basta andarmos em cima par ficarmos com os pes cheios de lama.
    A drenagem do terreno nao foi bem feita e agora dizem que o cao nao ajuda !!!!!!!!!!
    quanto a mimo relvado nao tem sido bem cortado e pedacos arrancados por estar molhado e nao consigo que assumam resolver o prtoblema.
    Acho que lhe devriam deitar areia mas nao aceitam tal solucao

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar