Hit enter after type your search item

Deficiência de nutrientes nas plantas: sabe quais são os principais sintomas?

/
/
/
img

Deficiência de nutrientes nas plantas: Sabe identificar os sintomas mais comuns?

As recomendações da dosagem de  fertilizantes  a serem aplicadas nas plantas é muitas vezes determinada pelos resultados das análises químicas ao solo bem como às suas folhas através de uma análise foliar. O que se verifica no entanto é que , quando não é efectuada uma fertilização da forma mais adequada, as plantas acabem por reflectir através da apresentação de  sintomas de deficiência de nutrientes nas plantas. Esses sintomas  anteriormente referidos são facilmente identificáveis para os profissionais do sector já com alguma prática e estão dependentes da função e importância de  cada nutriente na planta. Portanto, a deficiência  nutricional  que muitas vezes se observa aquando das visitas de campo, dependem entre muitos factores, da concentração de determinado  nutriente na planta e do crescimento e produtividade de cada planta e consequente cultura.

deficiência de nutrientes nas plantas

As plantas precisam de um conjunto de minerais e outros elementos essenciais para poderem crescer  e se desenvolver de forma saudável. Se  estes estiverem  em excesso ou em falta, alguns desses nutrientes transmitem essa informação sob a forma de  sintomas tais como  manchas nas suas folhas, planta com pouco vigor  ou murchas, presença de pragas e/ou doenças, entre outros sintomas. Dentro da categoria de nutrientes necessários para as plantas, alguns são mais necessários que outros, sendo por isso fundamental que estejam presentes em maiores quantidades que outros para que as plantas os possam aproveitar. Por essa razão devemos ter em conta que há factores importantes que temos de considerar como por exemplo o tipo de solo que utilizamos,  as necessidades nutricionais das plantas durante o seu período de crescimento e  desenvolvimento para que dessa forma seja mais fácil o fornecimento de nutrientes na medida que as plantas precisam, evitando dessa forma problemas futuros.

Fonte da imagem:Pinterest

 

Como é que a deficiência de nutrientes influencia o crescimento das plantas?

É de extrema importância entender algumas relações  fundamentais que existem entre o crescimento e fornecimento dos nutrientes fundamentais para que as  plantas se desenvolvam. Tal facto, aumenta a facilidade de estabelecimento de  estratégias de doseamento e aplicação de fertilizantes, assim como permite compreender como a cultura em campo se está a desenvolver, evitando problemas futuros.

Situações possíveis de serem verificadas nas plantas:

  • Deficiência de nutrientes nas plantas: o crescimento e desenvolvimento da  planta ocorre à medida que aumenta o fornecimento de nutrientes;
  • Nível adequado de nutrientes nas plantas: o crescimento e desenvolvimento da planta é máximo e independente do fornecimento de nutrientes à mesma;
  • Excesso de nutrientes(toxicidade) nas plantas:a planta reduz o seu  crescimento e desenvolvimento à medida que aumenta o fornecimento de nutrientes à mesma.

 

deficiencia de nutrientes sintomas
Principais sintomas da deficiência de nutrientes verificados nas folhas das plantas de milho. Fonte da imagem:Pinterest

 

Deficiência de nutrientes: principais sintomas

Os principais sintomas de deficiência de nutrientes nas plantas podem sofrer uma variação conforme o  seu histórico de fornecimento dos mesmos para as plantas.  Uma dessas situações ocorre quando se verifica a supensão parcial ou total da fertilização com os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento de cada planta. Quando a planta tem falta de nutrientes em algum desses momentos, a planta apresenta sintomas de deficiências nutricional e é visível uma  redução do crescimento e produtividade da planta.

 

Sintomas de deficiencia nutricional nas folhas velhas: Clorose e Necrose

A clorose pode ser uniforme (deficiência em azoto e/ou enxofre) ou internerval ou em manchas(deficiências em magnésio e/ou manganês).

 

 

 

deficiencia de nutrientes sintomas
Clorose férrica nos citrinos (Fonte da imagem:Syngenta)

A necrose pode ser observada nas extremidades  (deficiência em potássio) ou internerval (deficiências em magnésio e/ou manganês).

 

Sintomas de deficiencia nutricional nas folhas jovens: Clorose e Necrose

A clorose pode ser uniforme (deficiência em ferro e/ou enxofre) ou internerval ou em manchas (deficiências em zinco e/ou manganês).

A necrose  nas folhas pode indicar deficiência de cálcio, boro e cobre.

deficiência de nutrientes
Necrose das margens das folhas. Fonte da imagem:Agronômica

As deformações nas folhas pode indicar deficiência de molibdénio, zinco e/ou boro.

 

É fundamental que para que se possa evitar ao máximo a  deficiência de nutrientes é necessário fornecer os nutrientes necessários através da fertilização, tendo sempre em consideração a sua concentração no solo e na planta.

 

Sintomas de excesso de nutrientes(toxicidade) nas plantas

Além da deficiência nutricional nas plantas, o excesso de nutrientes pelo contrário  pode levar a planta a  um nível de toxicidade,  que é tão prejudicial para esta quanto a deficiência de nutrientes.

Muito importante: Como evitar a toxicidade?

A toxicidade pode ser evitada diminuindo o fornecimento de nutrientes. Os principais sintomas do excesso de nutrientes são verificados nas folhas velhas e maduras através de pontes de necrose( excesso de manganês e/ou boro) ou mesmo necrose nas suas extremidades( excesso de borro e/ou aplicação de sais).

 

A fertilização deve ser um processo consciente e pensado

O uso indiscriminado de fertilizantes no sector agrícola pode ocasionar uma desregulação de   nutrientes ou  pelo contrário impulsionar o aparecimento de problemas relacionados com  a deficiência de micronutrientes nos sistemas de produção agrícolas.

É fundamental que a fertilização tenha uma grande importância para os agricultores, garantindo que as plantas recebem os nutrientes que necessitam. Em culturas anuais como o milho e a soja,  a deficiência nutricional pode diminuir drasticamente o rendimento final dos grãos e consequentemente o lucro dele obtido. Por outro lado,  as plantas com deficiência de nutrientes podem apresentar menor tolerância a pragas e doenças, aumentando a susceptibilidade a estas.

deficiência de nutrientes nas plantas pdf
Uma fertilização adequada pode minimizar os sintomas de deficiências nutricionais nas plantas. Deve merecer por essa razão a máxima atenção por parte do agricultor. Fonte da imagem:Mundo Husqvarna

 

Como agricultores e profissionais do sector, é imperativo ter  em consideração a concentração de nutrientes no solo e na planta e garantir que as práticas culturais agrícolas nomeamente a fertilização seja feita de forma adequada para minimizar os danos e evitar a fertilizantes  a deficiência nutricional nas culturas agrícolas.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :