Quinta-feira, Março 28, 2024

DGAV esclarece se percevejo asiático é perigoso ou não

Fonte : DGAV

Halyomorpha halyséum percevejo que tem vindo a causarpreocupações em vários países terceiros,nos quais tem provocadoestragos avolumados em várias culturas, designadamenteem espécies de fruteiras.

No território da União Europeia já sé conhecida a sua presença em pelo menos 15 Estados Membros, sendo Itália casoque suscita maior preocupação,onde se registamimportantes estragos nas culturas.

Em Portugal, a Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV)e as Direções Regionais de Agricultura e Pescas (DRAP) têm vindo a acompanhar a evolução deste problema fitossanitário, estando já em curso um Programa Nacional de Prospeção direcionado para a identificação da presença deste inseto, tal comoacontecepara mais cerca de 6 dezenas de pragas e doenças emergentes.

Perante o surgimento denotícias associando este inseto àproblemática da Vespa velutinae a um eventual problema de saúde pública, a DGAV esclarecequeHalyomorpha halysnão é perigoso parapessoas e animais:não morde,não pica ou suga sangue,nem transmitedoenças, exalandoum cheiro forte e desagradável, razão porque é conhecido comobrown marmorated stink bug(percevejo fedorento).

Face às características deste inseto, é expectável a sua dispersãopelo território da UE, em particular através do movimento de mercadorias, de meios de transporte e de pessoas, pelo que os agricultores devem estar particularmente atentos à eventual presença do inseto em maquinaria e bens que entrem nas suas explorações agrícolas. Em caso de deteção, deverão sertomadasmedidas de controlo.

Além da luta química, estão já a ser estudadas formas de controlobiológicodesta praga, nomeadamente o uso de agentes já usados em fase experimental em Itália.

Lisboa, 15de outubro de 2019

acientistaagricola
acientistaagricolahttp://acientistaagricola.pt
Olá, sou a Rosa. Nasci e cresci em meio rural e desde cedo percebi o que queria fazer para o resto da vida. Mais tarde, quando entrei no ensino superior tornei-me Técnica Superior do Ambiente e Agrónoma, áreas que sempre me fascinaram. Este blog é mais do que um projecto pessoal...é  o culminar de duas paixões: a escrita e as ciências ambientais e agrárias. Este é um local de encontro entre todos aqueles que partilham destas mesmas paixões. 

Related Articles

Queres receber as nossas newsletters?

Preencha os campos abaixo para se inscrever.

* ao clicar em "inscrever", está a aceitar as nossas condições de marketing.
- Publicidade -spot_img
spot_img

Últimos artigos