img

7 dicas que deve colocar em prática para o sucesso da sua horta biológica

/
/
/

Um dos principais pilares da agricultura biológica  é a biodiversidade: de plantas e de espécies.  A consociação de culturas, técnica muito utilizada em agricultura biológica permite, entre outros aspectos,  que certas plantas ao serem consociadas beneficiem  desta associação.  As plantas tornam-se assim mais resistentes a factores externos e diminui a probabilidade de ocorrem perdas dos mais diversos tipos. Neste artigo, vou falar-lhe de 7 dicas que deve colocar em prática para o sucesso da sua horta biológica. Curioso(a)? Então continue a assistir a este artigo para aprender mais sobre este assunto.

horta biológica consociações

1 .  Use fertilizantes orgânicos

Um bom exemplo deste tipo de fertilizantes é a utilização de estrume ou composto, que pode obter através do processo de compostagem doméstica, por exemplo. Caso esteja a preparar a sua horta biológica, saiba que deve ter em atenção o período que vai utilizar este tipo de fertilizantes bem como a frequência com que os aplica.

Caso aplique estrume  no seu terreno, tenha em atenção que deve utilizá-lo algum tempo antes da plantação/sementeira de forma a evitar  causar choque nas plantas e também para que possa dar tempo a que bactérias nocivas morram.

2. Faça adubação verde

Já falei num artigo anterior sobre esta prática agrícola que muito defendo.

adubação verde é uma prática agrícola bastante antiga que tem como objetivo incrementar a capacidade produtiva do solo, melhorando a sua estrutura e composição.

Essa melhoria do solo pode ser conseguida através da adição de material orgânico não decomposto de plantas cultivadas exclusivamente para este fim e que são posteriormente cortadas  mesmo antes de completarem o  seu ciclo produtivo.
A adubação verde pode ser realizada utilizando várias espécies vegetais, no entanto são as leguminosas  o tipo de culturas que mais é utilizadas devido às suas várias vantagens, destacando-se a
sua capacidade de fixar azoto atmosférico.

Exemplo de algumas culturas que podem ser utilizadas como adubos verdes na sua horta biológica: trevo, chagas, cereais, colza, linho, tremoço, entre outras.

horta biológica como fazer

3. Garanta biodiversidade na sua horta biológica

A biodiversidade na sua horta biológica  é fundamental para que as suas plantas sejam mais resistentes a factores climáticos e ao aparecimento de  pragas e doenças . Todas as plantas da sua horta biológica são importantes, mesmo as plantas infestantes tais como as beldroegas.   Pode utilizar outras plantas como as urtigas para fazer um biopesticidas por exemplo, ou utilizar outras como a tanchagem para fins medicinais e terapêuticos.  Mesmo os animais da sua horta podem ajudá-lo(a) a combater pragas como por exemplo lesmas e caracóis. Sabia por exemplo que os passarinhos que lhe comem a fruta podem também ” dar cabo” dos caracóis?  Embora os pássaros possam diminuir a rentabilidade da sua horta, podem também ser uma excelente ajuda. Não os afaste!

horta biologica o que plantar

4. Aplique palha seca na sua horta

 Aplicar palha seca no seu jardim ou horta biológica é uma boa prática para evitar que as ervas daninhas se desenvolvam e mantém o solo solto e leve. Esta técnica é tão designada por mulching, empalhamento ou “cobertura morta” e entre outras vantagens, impede o crescimento de ervas daninhas, conserva a humidade e isola o solo das oscilações bruscas de temperatura. Para além disso, auxilia na eliminação de geadas e consoante o tipo de materiais,  pode acrescentar matéria orgânica ao solo aumentando a sua temperatura.

mulching pode também contribuir para o embelezamento da sua horta ou pomar uma vez que lhe confere um aspecto mais “organizado” e “asseado”. Se escolher bem o tipo de materiais para usar nesta técnica, além de lhe conferirem um melhor aspecto e qualidade, podem funcionar como contraste de cor e textura. Saiba mais sobre esta técnica aqui.

horta biologica pdf

5. Faça consociação de culturas

Tal como abordei no início deste artigo, a consociação de culturas é umas das práticas culturais mais utilizadas numa horta biológica.

A consociação de culturas principalmente em ambiente de horta biológica   é a prática cultural que consiste no cultivo de duas ou mais culturas próximas umas das outras de forma a obter benefício entre elas.

A consociação de culturas além de favorecer a conservação das características do solo permite um maior aproveitamento dos nutrientes deste ao longo do tempo, beneficiando todas as plantas inseridas nesta técnica agrícola.

 Tal facto acontece porque as culturas/plantas escolhidas fornecem entre si vantagens simultâneas quando o seu crescimento e desenvolvimento se verifica na mesma área agrícola. É importante salientar que as culturas que estão em consociação não necessitam de serem semeadas  ou plantadas ao mesmo tempo na sua horta, mas é necessário garantir que durante grande parte da duração dos seus períodos vegetativos  ocorra em simultâneo estimulando dessa forma uma interação entre elas.

Conheça quais as principais consociações de culturas utilizadas aqui.

horta biologica pdf

6 .  Coloque sebes

As sebes também conhecidas como cercas-vivas são vedações de árvores e/ou arbustos ao redor de um  campo agrícola ou horta biológica. São  muito utilizados  para aumentar a biodiversidade de espécies e plantas bem como para  proteger da erosão causada pelo vento, prevenindo também a  perda de água. A altura destas sebes   é variável, devendo evitar-se  que esta cause demasiada sombra devido às suas dimensões excessivas.

7.  Faça bordaduras na sua horta biológica

As bordaduras são pequenas sebes em que são utilizadas plantas tais como  aromáticas ou  flores, cujo principal  objectivo  função ser repelente de  pragas de insectos e atrair insetos polinizadores tais como abelhas.

Conheça 3 plantas que pode utilizar como bordadura aqui.

A utilização de plantas de companhia como bordadura permite assim obter melhores resultados na horta biológica  ao mesmo tempo que a torna esteticamente mais agradável.

horta biológica

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar