img

Dicas para ter um galinheiro: como cuidar das galinhas

/
/
/

Quer ter um galinheiro: por onde devo começar?

Se decidiu “abrir” e ler este artigo é porque certamente anda com ideias de se aventurar na criação de galinhas e consequentemente,  ter um galinheiro. E para começar, um dos principais factores que deve ter em conta é mais do que a raça que vai escolher, o estado de saúde das galinhas que vai adquirir.

como ter um galinheiro

Primeira etapa: que tipo de galinhas devo escolher para o meu galinheiro? 

Mais importante que a raça das galinhas que quer criar no seu galinheiro, deve prestar atenção à saúde das mesmas, verificando os seguintes sinais:

 Verifique se as suas galinhas são ativas, pois esse é um dos principais sinais que a sua galinha é saudável. Caso ela seja muito “parada”, provavelmente está com algum problema de saúde.

Observe a postura das suas galinhas. Caso ela tenha uma postura “a cair” ou torta é sinal que a sua galinha não está saudável.

Observe os olhos das suas galinhas. Olhos brilhantes e vivos são sinais de saúde das suas galinhas.

As galinhas saudáveis não possuem muco remanescente nas galinhas. Caso observe este sinal, a sua galinha não está saudável.

Observe a cor da crista das suas galinhas. Galinhas com cor roxa podem indicar problemas circulatórios.

como construir um galinheiro

Segunda etapa: construir o galinheiro

  • Para o(a) ajudar a escolher/ construir  o galinheiro adequado para as suas galinhas, reuni neste tópico, algumas das características essenciais que este tipo de construções deve ter:
  •  Possuir um tamanho e forma adequado ao número de galinhas que estamos dispostos a criar;que queremos ter;

 O galinheiro deve ser construído com materiais impermeáveis para evitar problemas de humidade;

 O galinheiro deve ter uma boa ventilação;

 Possuir uma  pequena porta;

 O galinheiro deve ser constituído por ninhos e poleiros;

O galinheiro deve possuir um pequeno “parque” para que as galinhas tenham a quantidade de luz necessária para procederem à postura de ovos;

Nota: regra geral, quanto mais espaço tiver o galinheiro, melhor, uma vez que  permite que as galinhas se movam com facilidade e, assim, exercitem os músculos e melhorem sua saúde geral.

como construir um galinheiro

Terceira etapa: cuidados essenciais e alimentação

Solte as suas galinhas pela manhã
As galinhas não gostam de estarem  sempre “presas” dentro do galinheiro. Se possível, solte-as logo pela manhã para que possam se movimentar livremente. No entanto,  não se pode esquecer de as “recolher” antes da noite cair, para que estejam protegidas dos predadores.

Forneça “camas” de boa qualidade

 Devemos fornecer “camas” adequadas para às nossas galinhas.  Neste contexto, o significado de “cama” refere-se à base na qual as galinhas descansam no galinheiro. Estas camas podem ser feitas de materiais distintos como: lascas de madeira,  palha picada, entre outros. No entanto, quando estiver a elaborar a cama para as suas galinhas, deve evitar materiais como o feno pois acumula facilmente um grande número de esporos de fungos, o que pode causar sanitários nos galinheiros.

Disponibilize-lhes um espaço para os seus “banhos de poeira”

Deve sempre que possível, dar a oportunidade às galinhas de terem os  “banhos de poeira” instintivos que tanto gostam.

  • Sabe o que é um banho de poeira?

Um banho de  poeira é uma necessidade instintiva que as aves têm,e para satisfazê-la, deve fornecer-lhes  uma área com areia ou cinza.  Caso liberte as suas galinhas ao ar livre tal como sugeri no banho anterior, estas podem andar livremente, escolhendo elas próprias o local onde farão estes banhos especiais.

como construir um galinheiro

Limpe regularmente o galinheiro: isto é fundamental!

É suficiente limpar o galinheiro uma vez por semana ou a cada duas semanas,  dependendo do grau de sujidade que este apresente. A limpeza do galinheiro deve ser feita de forma rigorosa, atingindo  todos os cantos deste espaço, de forma a evitar o aparecimento de ácaros, entre outros problemas.

Como limpar o galinheiro?

 1) Comece por retirar todo o material que escolheu para fazer as camas anteriormente;

2) Espalhe novo material, elaborando um camada com uma boa espessura, especialmente se as temperaturas forem baixas;

Cuidado com  a alimentação que dá as suas galinhas

Atualmente, é muito fácil encontrar alimentação concentrada especialmente elaborada para galos e galinhas.  Este tipo de alimentos, têm uma composição específica para cobrir as necessidades nutricionais das galinhas de acordo com sua idade.

No entanto, pode também complementar esta alimentação com comida fresca caseira como por exemplo: sementes de milho e trigo,  restos de legumes frescos, arroz e massa.

  • Alerto no entanto que se optar por dar às suas galinhas restos da alimentação caseira, evite ao máximo alimentos que contenham uma grande quantidade de sal ou restos de carne( nunca mesmo!).

Quanto à hora que escolher para dar a alimentação às suas galinhas, estabeleça uma rotina. Pode optar dar-lhes de comer 2 vezes por dia ( sempre no mesmo horário) ou deixar o comedouro cheio logo pela manhã para que elas possam alimentar-se durante o dia.

Disponibilize água fresca e limpa 

Para garantir que não falte água às suas galinhas,compre um bebedouro para este fim.  Coloque-o num local à sombra para que a água não esquente.

como construir um galinheiro

Quarta etapa: postura de ovos


Caso garanta todos os fatores acima descritos, as suas galinhas certamente vão colocar bastantes ovos ao longo do seu ciclo de vida.  Com cerca de 6 meses, uma galinha dita normal começa a colocar ovos, que pode usá-los para consumo caseiro ou para criar pintainho. Este último fator depende   se temos ou não um galo.

Caso exista um galo no seu galinheiro, este irá fecundar os ovos da galinha, tornando-os férteis. Posteriormente, estes irão  eclodir se forem incubados pelas galinhas( não se esqueça de colocar um ninho no seu galinheiro).

Caso o seu galinheiro seja apenas feminino ( 🙂 ), as suas galinhas continuarão a colocar ovos que não são  férteis e apenas serão utilizados para para a sua alimentação ou venda nos mercados locais.

Nota: por vezes, as suas galinhas colocam ovos com a casca um pouco mole. Caso verifique esta situação, será um sinal de que as suas galinhas precisam de consumir mais cálcio. Pode colmatar este problema nutricional com  suplementos nutricionais especificamente formulados para suprimir este problema.

como construir um galinheiro

Espero que as informações que partilhei neste artigo  o(a) tenham ajuda no caminho da criação de galinhas e idealização do seu galinheiro.

Embora no início lhe possa parecer uma tarefa difícil, com a experiência que adquirir ao longo do tempo, tudo lhe parecerá mais fácil.

Conte-me… Tem ou pensa ter um galinheiro em casa?

3 Comments

  1. Ola Rosa, parabens pelo seu projecto. Ja consultei varias vezes o seu blog e encontro sempre o que preciso. Sabe me dizer onde posso encontrar raçao natural / bio para galinhas? Obrigada. Nelia Silva

  2. Olá, adorei saber tudo isso!!
    Um dia pretendo fazer um!! Mas me preocupa o fato de haver a visita de gambás à noite no meu quintal. Há meio de coexistirem? Obrigada

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar