img

Dicas úteis para cultivar espinafres na sua horta: saiba como fazer

/
/
/

Desde cedo nos habituamos a associar os espinafres como meio para nos tornarmos fortes e saudáveis. Quem não se lembra da ideia que se passava às crianças de que se comecem espinafres ficavam fortes como o Popey. Os espinafres são muitas vezes associadas às acelgas e não às couves ou às alfaces mesmo com ligeiras semelhanças  com as mesmas.Os espinafres começaram a ser cultivados inicialmente no continente asiático pelo povo persa, disseminando-se mais tarde através das rotas comerciais até à China e mais tarde até à Península Ibérica, no século XI. Conheça neste artigo algumas dicas úteis para ajudá-lo a cultivar espinafres de forma simples e fácil.

formas de cultivar espinafres

Principais características dos espinafres

Os espinafres são uma cultura de climas frios e por isso, não gostam de Verões quentes e secos. Deve por isso, evitar cultivar espinafres nesta altura pois  secam rapidamente mesmo antes de se desenvolverem.

Deve fazer os possíveis para garantir que os espinafres cultivados recebam a quantidade de água necessária para que cresçam adequadamente. Além disso, seleccionar as variedades adaptadas às condições climáticas da sua região para garantir boas produtividades e colheitas.

Os espinafres são semelhantes às alfaces, com as suas folhas de talos a surgirem do talo central da planta. Quando esta planta “se parte”, ocorre um alongamento do caule. Para evitar este comportamento, garanta que fornece à cultura a humidade necessária para evitar esta tendência da planta para partir.

Principais variedades de espinafre que pode cultivar

Antes de começar a cultivar espinafres, saiba que existem variedades mais adaptadas ao Verão e outros ao Inverno. Conheça as principais variedades de espinafres  de cada época na lista abaixo:

Variedades de espinafres de Verão:

  • “Bloomsdale”;
  • “King of Denmark”;
  • “Long Standing”;
  • “Medana”;
  • “Monopa”;
  • “Melody”;
  • “Triathlon”;

Variedades de espinafres de Inverno:

  • “Broad-leafed Prickly”;
  • “Norvak”;
  • “Sigmaleaf”;
  • “Symphony”;

como cultivar espinafres

Principais dicas de cultivo de espinafres

Um dos primeiros pontos que deve garantir antes de cultivar espinafres é que este cultivo deve ser feito num terreno exposto e com boa exposição solar, mas, de preferência, que não seja demasiado quente.

O solo deverá ser fértil e com uma boa composição de matéria orgânica  para que retenha facilmente a humidade necessária.  No entanto, evite os terrenos permanentemente molhados pois pode também não ser benéfico quando for cultivar espinafres.

Os espinafres podem ser semeados em várias épocas distintas ao longo do ano.  Pode semear espinafres no início da Primavera, fazendo sementeiras sucessivas de duas em duas semanas, até ao fim da Primavera.  É preferível fazer a sementeira de espinafres numa linha pequena ou apenas parte de uma linha grande intercaladas. Esta situação é mais favorável  do que semear um linha de espinafres muito comprida que corram o risco de secar antes de ser feita a sua colheita.

Faça a sementeira dos espinafres em regos superficiais com cerca de 1/2cm de profundidade  e espaçados cerca de 30 cm uns dos outros. Após cultivados, garanta que faz o desbaste dos rebentos que já estão com tamanho suficiente para serem manuseados,  de forma a que fiquem espaçados com um intervalo de 15 cm.

Ao longo do seu ciclo cultural,   mantenha os espinafres bem regados e não se esqueça de  eliminar as ervas daninhas sempre que necessário.

Cultivo de Verão

épocas de sementeira: sementeiras consecutivas do ínicio ao fim da Primavera

distância de sementeira: sementeira fina.

Profundidade de sementeira: 1cm

Distância de desbaste: 15 cm

Distância entre linhas de sementeira: 30 cm

Colheita: do ínicio ao fim de Verão

Cultivo de Inverno

época de sementeira:  do fim do Verão ao fim do Outono

distância de sementeira: sementeira fina;

profundidade de sementeira: 1cm;

distância de desbaste: 15 cm

distância entre linhas de sementeira: 30 cm;

Colheita: Inverno e Primavera

como cultivar espinafres por estaca

Caso opte por colher os espinafres no Inverno,  deve-se começar a semeá-los no Outono. Nesta situação, existe a vantagem de  os espinafres serem cobertos com cloches, após esse período.  Estas estruturas são muito importantes porque protegem os espinafres e mantenham as suas folhas mais tenras.

Cultivar espinafres: quais as principais pragas e doenças?

Os espinafres crescem muito rápido o que torna difícil haver probabilidade de desenvolver problemas como pragas e doenças. Dado o seu desenvolvimento rápido, o agricultor dispõe de pouco tempo para corrigir de maneira satisfatória qualquer problema que eventualmente ocorra. Nestes casos, deve eliminar as plantas doentes e semear de novo.

De forma a minimizar/evitar estragos com as lesmas, deve retirá-las  da terra antes de efectuar a sementeira e, a partir daí, a intervalos de tempo regulares.

As doenças que mais aparecem na cultura dos espinafres são o míldio e de forma a minimizar este problema, deve escolher variedades resistentes a esta doença. Também a praga do espinafre que ataca maioritariamente as folhas, pode aparecer com alguma frequência. Nestes casos, destrua todas as plantas doentes afectadas pelos problemas indicados acima.como cultivar espinafres em vaso

Quando colher?

Deve começar a colher os espinafres assim que as folhas crescerem o suficiente, o que geralmente acontece entre 9 a 12 semanas após a sementeira.

Evite rasgar a planta, limite-se a retirar algumas folhas para começar, até a planta amadurecer por completo.  Corte os caules mas não os puxe, dado que pode desprender a planta e precipitar o seu apodrecimento.

Pode colher os espinafres até que eles comecem a secar, isto é, até que o caule central comece a alongar-se. No caso da colheita de Inverno, evite colher este tipo de plantas.

Os espinafres são muito fáceis de colher. Quando precisar de alguns, basta cortar as folhas novas com uma tesoura ou faca afiada.

No que diz respeito ao armazenamento,  pode congelar as folhas. No entanto, o aconselhável é que os espinafres devem ser apanhados e utilizados tão frescos quanto possível, dado que não podem ser guardados.

Artigo adaptado de Manual Prático de Horticultura de Ricard Bird. Editorial Estampa, disponível em: https://www.fnac.pt/MANUAL-PRATICO-DE-HORTICULTURA-Richard-Bird/a10525

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar