img

Conheça 10 exemplos de plantas de interior que deve ter na sua casa

/
/
/

Gosta de ter a sua casa decorada com plantas, deixando-a mais bonita?

 Se quer dar um toque mais bonito a qualquer divisão de sua casa, então conheça neste artigo 10 plantas de interior que pode adquirir para o interior da sua habitação, conhecendo também cuidados básicos que deve ter com cada uma delas.

Curioso(a)?

  • Suculentas

plantas de interior

As suculentas representam um exemplo de uma planta fundamental para qualquer casa e que necessita de pouca manutenção. São perfeitas para qualquer divisão, sendo junto a uma janela o local mais adequado, para que apanhem bastante luz.  Quanto à rega, faça o teste do dedo no solo do seu vaso regularmente, e verifique sempre que o mesmo se apresente seco. Nesse momento, deve regar as suas suculentas.

Veja também este artigo: Como cuidar de suculentas: tudo o que deve saber

  • Orquídeas

plantas de interiorA phalaenopsis, gosta de temperaturas baixas e humidade. Necessitam de muita luz solar indireta, pelo que mais uma vez, colocá-las perto de uma janela é um dos melhores locais.

Tenha em atenção à rega das orquídeas, evitando regas abundantes e demasiado frequentes. Garanta que mantêm a humidade do solo destas plantas, mas não exagere!

Uma vez que as orquídeas adoram humidade, borrife as suas folhas com água semanalmente.

Veja também este artigo: Como escolher um bom substrato para as suas orquídeas: dicas essenciais

  • Begónias

plantas de interiorEsta planta de interior não necessita de muitos cuidados e é fácil de ser cuidada. Existe várias espécies (umas mais adaptadas ao exterior e outras ao interior de nossa casa), e possuem várias cores. Os antigos dizem que as begónias têm significados especiais entre eles: delicadeza, felicidade e cordialidade, inocência, lealdade e o verdadeiro. Existem várias espécies de begónias, que são caracterizadas por possuírem uma folhagem linda e de cor vibrante (amarelo, vermelho).

Quando plantar esta planta de interior, escolha um vaso que não seja nem muito pequeno, nem demasiado grande, para garantir que não ‘afoga’ a sua raiz (regra geral, 2 x tamanho do sistema radicular), levando à sua morte. Coloque-a num local com muita luz, e verá esta planta de interior em floração quase todo o ano! Vai adorar!

  • Bromélias

plantas de interiorNativas de um ambiente mais selvagem, estas plantas de interior adoram luz artificial, sendo adequadas para um escritório, por exemplo.

A maioria das bromélias entra em floração uma vez ao ano, caso as condições climáticas estejam garantidas (ambiente quente e húmido). Deve certificar-se que esta planta de interior tem uma boa drenagem e não exagere nas regas, mantendo o solo húmido, mas não encharcado.

5-Cacto do deserto

plantas de interiorEste cacto caracteriza-se visualmente por ter uma extremidade vermelha ou amarela e uma base verde. Encontra-se à venda em praticamente todos os supermercados e hortos, e é muito apreciado devido às suas cores e à baixa manutenção que requer.

Um dos melhores locais para colocar este tipo de plantas de interior é nos parapeitos das janelas. Tal como nas plantas que referi anteriormente, evite regar estas plantas muitas vezes.  No entanto, quando o regar, regue abundantemente para   simular o ambiente do deserto.

6-Clorófitos

plantas de interiorOs clorófitos são uma das plantas de interior mais utilizadas, uma vez que se reproduzem facilmente, “puxando” muitos rebentos.

Esta planta é excelente pois ajuda a purificar o ar, absorvendo elementos poluidores, desintoxicando a casa naturalmente. Caso apareçam pontos acastanhados nas folhas, experimente regar estas plantas com água destilada.

7-Lingua da sogra

 plantas de interiorCom folhas afiadas, pontiagudas e com uma ponta cortante, são vulgarmente conhecidas como línguas da sogra. É uma planta muito difícil de matar e possui fácil manutenção.  Pode facilmente crescer à sombra e em qualquer divisão da sua casa. Quanto à rega, faça-a mais frequentemente no Verão. No entanto, não se preocupe se deixar o solo desta planta secar totalmente, pois tal como disse anteriormente, esta planta é bastante resistente.

8-Lírio da paz

 plantas de interiorEsta planta de interior é normalmente oferecida para dar “boa sorte”, e gosta de receber luz solar direta de preferência na divisão mais quente da casa. Esta planta também melhora a qualidade do ar na casa, absorvendo substâncias poluentes.

Como cuidados básicos, deve manter as raízes desta planta húmidas, mas não encharcadas. Como característica não tão usual, o lírio-da-paz desabrocha no meio do inverno, o que faz desta planta, uma planta invulgar. Não se esqueça de transplantar esta planta no início da Primavera.

9-Cíclames

Esta planta de interior apresenta folhas e flores lindas, mas necessita de alguns cuidados. No momento da compra, opte por uma planta que tenha alguns botões por abrir, para obter um período mais prolongado de floração.

Os cíclames gostam de temperaturas baixas e luz indireta, sendo adequadas para um corredor ou hall de entrada da sua casa, por exemplo.

Caso não seja possível nestas divisões, coloque-as numa janela virada a norte, regando-a moderadamente, para manter o solo húmido, mas nunca encharcado.

10-Samambaia

plantas de interiorEsta planta linda tem como função ser humidificadora natural, absorvendo as substâncias poluentes e libertando vapor.

 Para que estas plantas se mantenham bonitas, deve simular o ambiente tropical. Se possível, coloque-a suspensa numa janela voltada a norte, com luz moderada indireta, e mantenha o solo do vaso húmido.

Caso as folhas desta planta de interior fiquem amareladas na sua base, pode ser um aviso de que se encontra num ambiente demasiado quente, e por isso deve mudar a planta de local.

Outra situação que deve estar atento(a) é quando não nascem folhas novas. Tal acontecimento pode ser um alerta de que o ar está muito seco e necessita de humidade.

Por outro lado, quando as folhas desta planta estão muito pálidas com marcas de queimaduras, poderá ser um sinal que está a incidir muito sol na mesma, e portanto, deve ser mudada de local.

plantas de interior

Em  situações especiais como plantação e transplante de plantas de interior como estas que apresentei acima, deve utilizar um substrato específico como o SIRO INTERIOR. Este substrato, para além de ser enriquecido com adubação mineral controlada, possui uma formulação adequada capaz de promover a cor verde das folhas das suas plantas de interior. Para além destas vantagens nutritivas que este substrato possui, é constituído por argila expandida micro granulada que favorece o arejamento/ drenagem, e ao mesmo tempo, uma humidade estável que as plantas necessitam.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar