img

Roterdão vai ter exploração agrícola ‘flutuante’

/
/
/

Fonte: Agroportal

É no porto de Roterdão, na Holanda, que vai nascer uma ‘exploração agrícola flutuante’. Fruto de um investimento de cerca de 2,5 milhões de euros da empresa holandesa Beladon, o projeto prevê a produção de bovinos e pretende aproximar a realidade rural daquele centro urbano ao mesmo tempo que reduz a necessidade de transporte para alimentar a população da cidade.

“70% do mundo é água, então por que não usar isso para produzir alimentos frescos e saudáveis perto dos consumidores? Dessa forma, também reconectamos o cidadão à produção de alimentos”, refere Minke van Wingerden, diretor de marketing da Beladon, citado pela publicação Globo Rural.

Esta ‘exploração flutuante’ contará com cerca de 40 vacas e pretende produzir 800 litros de leite por dia para produção de queijo e iogurtes. Os animais serão alimentados com alimentos reciclados da cidade, nomeadamente sobras de restaurantes da cidade. Para além disso, durante oito meses por ano, os animais terão pasto para se alimentarem.

A publicação revela ainda que esta será uma exploração agrícola praticamente autossuficiente em eletricidade graças a uma instalação de painéis solares, e será autónoma, com apenas três trabalhadores que contarão com o apoio de tecnologias.

“Produzir na água é estar a produzir de forma adaptada ao clima. Isso obriga-nos a ser inovadores. Na água, temos de cuidar da nossa própria comida, energia, água e resíduos”, acrescenta o diretor de marketing da companhia.

 

O artigo Roterdão vai ter exploração agrícola ‘flutuante’ foi publicado originalmente em Vida Rural

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar