img

6 exemplos de culturas excelentes para produzir na sua horta urbana

/
/
/

Saiba como ter a sua própria horta urbana

Se está a ler este artigo é porque tem interesse em produzir a sua própria horta urbana ou caso já tenha uma, quer aprender mais sobre o tema.  Neste artigo, vai conhecer 6 culturas que podem ser excelentes opções para produzir caso tenha uma limitação de espaço evidente.

Antes de colocar “mãos à terra”, deve ter a certeza do que vai plantar e em que condições. Esta escolha deve ser realizada tendo como ponto fulcral os seus gostos, as culturas que mais consome e as condições e dimensões do espaço que tem disponível para criar a sua horta urbana.

Apesar das questões estéticas serem importantes, o mais importante é garantir que a sua horta urbana tem diversidade de culturas suficiente de forma a garantir o equilíbrio da mesma.  Opte pela rotação e consociação de culturas de forma a garantir que todas as necessidades nutricionais e espaço necessário para o seu desenvolvimento são garantidas.

Um bom conselho é juntar espécies repelentes de pragas, como o alecrim, citronela e hortelã na proximidade de hortícolas mais frágeis atuando como repelentes das pragas de insetos que se aproximem.  Quanto maior for a diversidade de culturas da sua horta, menor a sua suscetibilidade ao aparecimento de pragas e doenças nas mesmas e contribuindo para o seu sucesso produtivo.

como fazer uma horta urbana

1  . Alface

como fazer uma horta urbanaExistem várias variedades de alface que se adaptam a diferentes condições climáticas bem como a espaços com este tipo de características. Quando for comprar as suas sementes, com plântulas escolha as variedades de alface mais adequadas às suas condições e plante-as num vaso, saco de cultivo ou canteiro com boa exposição solar.

Garanta que a rega é feita de forma equilibrada (cuidado com o excesso de humidade do solo)! Garanta que o solo está sempre húmido, mas nunca encharcado.

Dado que as alfaces são uma cultura de crescimento rápido, pode começar a colhê-las (dependendo da variedade) dois meses após a sementeira.

2. Cenouras

A melhor época para semear cenouras compreende os meses de dezembro a junho, no Hemisfério Norte.  Os principais utensílios de jardinagem que vai precisar para esta operação são: enxada, substrato (Exemplo: SIRO Horta), balde e regador, luvas.

Antes de semear, deve fazer uma boa preparação do solo que escolheu para esta cultura, cavando o mais profundo possível, uma vez que as cenouras vão crescer bastante ao longo do tempo.

Depois disto, espalhe o substrato ou aplique o adubo, sobre a zona da sementeira, e misture os dois componentes com a terra.  Depois aplane a terra, misture as sementes com um pouco de terra dentro de um balde.

Seguidamente, e usando umas luvas, espalhe com a mão as sementes de cenoura na floreira ou canteiro. Cubra as sementes com mais ou menos 1 cm de terra, e finalize com uma rega do terreno.

Após sensivelmente duas semanas, as sementes devem começar a germinar. Visto que o número de plantas por metro vai ser elevado, proceda à monda.

Elimine as plantas mais debilitadas e pequenas de forma a garantir que as maiores tenham espaço para crescerem e se desenvolverem.

 Normalmente, após 130/140 dias as cenouras estão prontas a serem colhidas.

como fazer uma horta urbana

2 . Couve

A altura ideal para as couves se desenvolverem é entre o outono e o inverno.

Opte por colocar as sementes diretamente no seu canteiro (com 1cm de profundidade), transplantando as couves quando estas tiverem uma altura mínima de 10cm. Se quiser colher as couves mais rapidamente, opte por comprar mudas de couve (plântula) em qualquer viveiro ou loja de especialidade.

O local ideal para plantar as suas couves deve ter alta luminosidade e sol direto não descurando a humidade do solo.

Cerca de 100 dias após a plantação, pode começar a colher as suas couves.

como fazer uma horta urbana4. Espinafre

Com condições muito semelhantes às alfaces, os espinafres são um bom exemplo de um vegetal muito simples para plantar e cuidar. Assim que estejam prontos a serem consumidos, basta cortar a planta sempre que necessita de usar nos seus cozinhados, continuam os espinafres que ficaram no vaso em contínuo crescimento.

Garanta recipientes com uma boa drenagem e boa exposição solar para maiores produtividades.

como fazer uma horta urbana

5. Rabanetes

Os rabanetes são também um exemplo de vegetais que têm um crescimento e desenvolvimento rápido e que podem ser colhidos após cerca de 1 mês.

Uma vez que os rabanetes não gostam de temperaturas muito altas, deve escolher um local na sua varanda menos exposto à luz solar.

como fazer uma horta urbana6. Morangos

A época ideal para plantar morangos em Portugal estende-se de outubro até janeiro e pode fazê-lo em vasos, floreiras ou sacos de cultivo (Exemplo: SIRO Morango).

Para uma maximização dos bons resultados produtivos, deve-se privilegiar temperaturas do solo mais altas. Para conseguir este objetivo, utiliza-se frequentemente a técnica “mulching” (principalmente através da palha) de forma a atuar como uma camada protetora do solo para preservar a humidade da terra, controlar ervas daninhas e manter a fruta limpa.  Podem ser utilizadas também redes anti-pássaros sobre os morangueiros para evitar que estes os “peniquem”.

Caso plante os morangueiros em canteiros grandes, as filas destas plantas devem ter um espaçamento de cerca de 0.5 metros entre elas e os morangueiros devem ser plantados com uma distância de cerca de 20 a 30cm entre eles.como fazer uma horta urbana

Horta urbana: conheça uma alternativa às hortas em vasos ou canteiros

Caso queira fazer a sua horta urbana de forma ainda mais fácil, pode optar pelos sacos de cultivo como o SIRO Hortícola e o SIRO Morango e com o SIRO Horta pode enriquecer a sua floreira, vaso ou canteiro.

Comprar SIRO Morango aqui

Comprar SIRO Horta aqui

O SIRO Hortícola é um substrato concebido especialmente para plantar todo o tipo de hortícolas de raiz curta diretamente no saco. Devido à sua fórmula equilibrada rica em ácidos húmicos e fúlvicos e à  combinação do corretivo orgânico – Siro Agro 2, com o adubo orgânico biológico, ajuda a enriquecer a componente nutricional ao longo do desenvolvimento das plantas, realçando o seu aroma e sabor.

Permite plantar diretamente, criando uma autêntica horta no próprio saco. Possui a vantagem de ser possível colocar o SIRO Hortícola em qualquer lugar exterior ou interior e o seu  picotado na parte superior da embalagem facilita a plantação das hortícolas de acordo com o espaçamento adequado.
Os seus  orifícios na parte inferior do saco permitem uma drenagem perfeita, garantido assim que o sistema radicular das plantas se mantenha saudáveis.

como fazer uma horta urbana

Comprar SIRO Hortícola aqui

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar