img

Hortelã: saiba como cultivar, cuidar e quando deve colher

/
/
/

A hortelã é provavelmente uma das ervas aromáticas mais conhecidas e possui um sabor e aroma que até os mais leigos na cozinha conseguem identificar. É uma erva perene e possui folhas semelhantes a feltro que podem ser usadas nas mais diversas utilidades culinárias.  Existem várias espécies de hortelã devido aos inúmeros cruzamentos e híbridos,  e por essa razão, pode ser mais difícil saber qual espécie escolher. Saiba neste artigo como cultivar, cuidar e quando deve colher esta erva aromática.

A hortelâ-dos-jardins é sem dúvida a mais conhecida de entre a lista de espécies existentes.  A Mentha spicata foi introduzida no resto da Europa pelos Romanos e é hoje em dia, muito apreciada e procurada como erva aromática. As suas folhas, podem ser tanto utilizadas em chá como usadas como remédio caseiro para auxiliar a digestão.

cultivar hortelã

Principais características

A mentha spicata var.crispum é uma vivaz herbácea e rústica. Atinge cerca de 60 cm de altura e a sua amplitude é indeterminada. Possui pequenas flores com tonalidades rosa-arroxeadas que crescem em espigas esféricas terminais durante o Verão.

As suas pequenas folhas são perfumadas e aromáticas com tonalidades verde-claras, forma oval e enrugada.

Como e quando  propagar?

A propagação deve ser feita no Outono ou início da Primavera, através do corte de estacas da raiz.  Saiba por exemplo que as estacas cortadas na Primavera levam em média 2 semanas a emitirem novos lançamentos.  Pode por exemplo cortar as estacas caulinares na Primavera dos ramos novos sem flor que também irá obter bons resultados. Divida as plantas estabelecidas na Primavera ou no Outono para que possa propagá-las mais facilmente. Tenha atenção que no caso da propagação por sementes, só no caso do poejo (Mentha pulegium “Upright”) é que as sementes dão origem a plantas idênticas, sendo em todos os outros casos variável.

cultivar hortela em apartamento

Outra informação que deve ter em mente é que as plantas de hortelã mais saudáveis são aquelas que crescem espontaneamente. Para que tal se proporcione, escolha um solo rico, com boa drenagem e muito sol.  A hortela cresce bem em vaso com um substrato apropriado para ervas aromáticas.

Deve garantir que muda de vaso todos os anos para evitar assim o apodrecimento da raiz e para garantir que obtém abundância de folhas no próximo ano.

EVITE plantar duas espécies diferentes de hortelã no mesmo vaso  pois acabarão por cruzar-se e ficar com um aroma e qualidade inferior, situação que deve controlar.

	cultivar hortela na agua

Principais cuidados de manutenção da hortelã

Garanta que desbasta no Verão e que fertiliza esta erva aromática com um fertilizante líquido à base de consolda, por exemplo. As partes novas e tenras da hortela podem ser colhidas ao fim de 6 a 8 semanas.

No que diz respeito ao ataque de pragas e doenças nesta erva aromática, é frequente o ataque do fungo Puccinia mentha conhecido também por ” ferrugem-da-hortelã”. Esta doença é identificada facilmente pelas pintas cor de ferrugem que cobrem as folhas desta aromática e que se manifestam inicialmente na página inferior.  Se esta doença aparecer nas suas plantas, experimente arrancar e queimar a planta afectada ou cobri-la com palha e deitar-lhe fogo.

Através desta método de combate biológico, garantirá que esterilizará o solo e queimará as folhas contaminadas.

Quando colher?

Deve começar a colher as folhas de hortelã antes da floração ou após o desbaste, quando a planta começar a crescer. Depois de colhidas,  pode utilizá-las para curar casos de indigestão. náuseas, cólicas fazendo chá desta erva aromática.

Este chá é muito utilizado para baixar a febre e, através de gargarejos, ajuda a desinfectar  a garganta.

como cultivar hortelã

Espero que tenha gostado das minhas dicas e que coloque as “mãos na terra”.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar