Hit enter after type your search item

Óleo de Neem: conheça este insecticida biológico e saiba como aplicá-lo

/
/
/
img

Óleo de Neem: o que é?

O Óleo de Neem é um inseticida orgânico que pode ser obtido através de  uma árvore que teve origem na  Índia,  e das zonas áridas do sub-continente indiano e continente asiático.  Esta árvore, caracteriza-se por ser  uma espécie de crescimento rápido, com madeira  com uma cor  avermelhada e muito resistente.

No nosso país, poderá ser relativamente fácil encontrar alguns  exemplares desta espécie na região centro e sul de Portugal. Para além de ser muito utilizada para combater pragas de insectos nas árvores, devido aos seus  compostos, pode ser utilizada também em animais e pessoas. Quer saber como aplicar este óleo nas suas plantas? Então continue a ler este artigo.

óleo de neem

O óleo de neem é um insecticida biológico muito utilizado para controlar insectos como pulgões e tripes assim como doenças causadas por fungos. A substância activa presente neste óleo é a azadirachtina, “químico” natural extremamente poderoso.

O óleo de Neem é uma alternativa mais sustentável do que o uso de produtos químicos sintéticos utilizados para o mesmo efeito, trazendo por isso mais benefícios para a planta e o ambiente que a rodeia.

Este óleo é extremamente eficaz e possui uma reduzida toxicidade, sendo totalmente biodegradável. É importante salientar que este óleo é apenas eficaz para os insectos prejudiciais ao crescimentos das plantas. Os insectos benéficos como abelhas e joaninhas são sofrem qualquer consequência negativa com a aplicação deste óleo.

óleo de neem
Árvore de Neem

Como usar o Óleo de Neem

 Para aplicar este produto, proceda da seguinte forma:

  • Misture 1 colher de chá de sabão líquido( de preferência azul) em 1 litro de água.
  • Depois de fazer esta mistura, adicione uma  gota deste óleo ao anterior preparado e mexa bem.
  • Verta esta mistura para um pulverizador ou qualquer outro frasco com spray.
  • Tenha em atenção que esta mistura deve ser aplicado no prazo máximo de 8 horas caso contrário perde a eficácia.
  • A melhor altura para fazer a aplicação é logo pela manhã ou então ao final da tarde;
  • Pulverize a solução elaborada em  redor das raízes das plantas e em todas as suas folhas.
  • Um conselho importante que lhe dou é que agite bem esta mistura antes de a aplicar, de forma a garantir que está bem homogeneizada.
  • Na altura de maior incidências das pragas de insectos nas suas culturas, aplique 1 vez por semana e repita este processo durante 1 mês;
  • Caso o ataque de plantas tenha sido bastante severo, deve aumentar a concentração de  óleo de Neem e usá-lo até que não restem vestígios das pragas nas suas plantas.
  • Joaninha, Joaninha Asiática, Muito Colorido

Como extrair neem a partir das folhas da árvore

Caso tenha a sorte de ter uma árvore Neem perto da sua residência pode optar por fazer o seu próprio extrato de Neem de forma bem simples.

Para tal, apenas necessita de  folhas frescas de Neem, água e algum utensílio que sirva para fazer a filtração.

Para melhores resultados, utilize a proporção de 1kg de folhas de Neem para uma quantidade de 5l de água. Depois de fazer esta operação, deixa esta solução ” de molho” durante um período aproximado de 1 semana.

Depois deste período, esmague as folhas na água e uso um filtro de papel para filtrar o que não é necessário.

É muito importante que não aqueça nem ferva esta mistura pois fará com que perca propriedades e não tenha os efeitos pretendidos.
Faça o mesmo procedimento do tópico anterior. Utilize um frasco de spray ou pulverizador e aplique a  solução de óleo de Neem na zona radicular das plantas e em todas as suas folhas.

Nota: provavelmente, esta solução caseira não será tão eficaz quanto uma solução comprada em lojas da especialidade.  No entanto, poderá ser um boa alternativa para quem quer aproveitar recursos e poupar dinheiro.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :