Hit enter after type your search item

Physalis: a planta que ajuda na recuperação de Alzheimer e Parkinson

/
/
/
img

Já ouviu falar da  planta Physalis?

A Physalis encontra-se no mercado a um preço considerável especialmente no período do Natal, e é incluída num diversidade de pratos culinários.

Também vários estudos científicos têm estudado esta planta e têm concluído que esta  ajuda na recuperação das células neuronais e, por essa razão, auxilia no tratamento/atraso das doenças neuro-degenerativas como o Alzheimer e  o Parkinson.

Alguns estudos:

Planta amazónica pode ajudar a criar novos neurónios

TRATAMENTO EFICAZ NA CURA DO Alzheimer- PHYSALIS a fruta do momento!

Fruto da Amazônia induz produção de neurônios, diz UFPA

POTENCIAL DAS PLANTAS MEDICINAIS NO TRATAMENTO DE DOENÇA DE ALZHEIMER COM ENFASE EM CURCUMA LONGA

Estudo 2

Physalis & Mal de Parkinson

Physalis

Vários investigadores descobriram que uma das substâncias que a Physalis  contém no talo da planta tem a potencialidade de estimular a produção de novos neurónios no hipocampo.

O hipocampo caracteriza-se por ser uma zona  do nosso cérebro que está ligada à memória e estes profissionais têm vindo a trabalhar no sentido em que pretendem desenvolver medicamentos fitoterapêuticos para ajudar a combater doenças caracterizadas pela perda de memória e para aqueles que sofrem de depressão grave (atualmente estes estudos estão a ser realizados em animais).

 

Physalis, um fruto embrulhado

Se repararmos  com mais atenção para esta planta, ficamos fascinados com os seus pequenos invólucros em forma de lanterna, que até parecem pequenos embrulhos

Família  das Solanáceas

Pertencentes à família das Solanáceas, os seus frutos são  ricos em carotenóides, ferro, fósforo, vitaminas A e C e de caracterizam-se por ter um sabor agradavelmente ácido.

Visualmente, são pequenas bagas redondas de cor alaranjada com diâmetro entre 1,25 e 2,5cm e que se encontram protegidas por delicadas estrutura secas, as sépalas, que se assemelham a folhas.

Em Portugal,  é também conhecida como tomate-capucho, alquequenge e capucha.

A duração do seu ciclo cultural é curta e pode ser ser plantada em qualquer época do ano, adaptando-se bem a climas quentes, sendo também  tolerante ao frio.

Se quer produzir este fruto evite:

  • excesso de humidade;
  • geada (proteja as plantas durante os períodos mais críticos);

Características da Physalis

  •  Arbusto pode atingir 2 m de altura;
  • Um dos principais factores a ter em conta é o vento uma vez que  a planta pode quebrar facilmente com ventos fortes.
  • Plantar Physalis perto de  um muro poderá uma excelente escolha  para evitar este problemas da ventania;
  • Estas plantas gostam de  solos franco-arenosos, ricos em matéria orgânica e com pH entre 5,5 e 6,8;
  • Evite  locais sujeitos a encharcamento e onde em anos anteriores  tenham sido cultivadas plantas da mesma família. Exemplo: tomate, pimento e  batata.
Physalis como produzir

Como começar a produzir?

  • Pode adquirir sementes  ou a planta já formada;
  • Caso opte pela sementeira, coloque as sementes a cerca de 1 cm de profundidade em vasos com substrato próprio para sementeiras.
  • O substrato deve estar sempre húmido mas não encharcado.
  • Quando as plantas atingirem cerca de 15 cm-20 cm transfira-as para o local definitivo.
  • A plantação deve ser feita em meados da Primavera pois as temperaturas já serão mais amenas.
  • Opte por espaçamentos entre plantas entre os 30 cm-50 cm;
  • Quando as plantas atingirem sensivelmente 70 cm de altura, coloque-lhes um tutor de forma a dar-lhes estabilidade.
  • Não descure a rega.

Physalis como produzir

Quando colher os frutos de Physalis?

  • A produção de frutos terá início quatro a cinco meses após a plantação;
  • A colheita inicia-se quando as sépalas que envolvem o fruto ficam com um tom acastanhado e quase transparentes, fazendo lembrar o papel de arroz
  •  As bagas apresentam no seu interior uma coloração laranja-amarelada.
  • Os frutos devem ser colhidos, com regularidade e algum cuidado para não danificar a planta.
  • Apenas um  arbusto pode produzir até 3 kg de frutos, dependendo das condições edafoclimáticas da sua região.
  • Esta planta funciona quase como uma “invasora” uma vez que dado que contêm elevada quantidade de sementes e no caso de não serem colhidos, ao caírem no solo espalham as sementes ao redor da planta mãe, dando origem a novas plantas.

Physalis como produzir

Gostou deste artigo? Realmente a Natureza é maravilhosa não concorda? Nunca devemos perder a esperança 🙂

32 Comments

  1. Olá, boa-tarde!

    Gostava de partilhar, na minha página do Facebook, este milagre da Natureza, mas não encontro o respectivo link. Será que podiam fazer o favor de o enviar? Acho que esta maravilha podia ajudar bastante amigos meus com problemas incuráveis.

    Muito obrigada, desde já!
    Cordiais saudações!
    Maria João Oliveira

  2. Bom dia. Quero adquirir uma muda de Physalis. Como faço???
    Sou de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Aki NÃO tem essa planta.
    Grata.
    Noelina M Dias.
    Rua Geórgia n° 230 Vila Nasser.
    Campo Grande MS
    CEP 79.116-132.

  3. Sou portadora de ataxia, uma atrofia cerebelar. Degenerativa e incurável. Onde é possivel ter acesso a essa planta? Como consumi-la? Contra-indicações?

  4. Moro em São Paulo. Como ter acesso a esta planta tão maravilhosa? Tenho uma pessoa com Parkinson em minha família. Muito obrigada.

    • Francisco Silva Martins, sou de Portugal e podemos fazer uma troca se assim o entender,eu mando-lhe as sementes que quiser, e para mim mandam-me semente de mamão anão e Araçã gigante anão.

  5. Meu nome Maria Vilda de Oliveira Santin por favor preciso urgente de sementes dessa planta ,pois amo fazer mudas e doar, já fiz 150 mudas de graviola, ora pronobis e outras tenho um grande quintal e ficarei muito feliz em ser atendida Abraços.

    • Consiga apenas uma fruta madura, coberta da palha seca,Esmague a fruta , lave e pneire para obter as sementinhas. Seque-as bem,à sobra e semei-as num vaso. Depois faça o desbaste. Mas acredito que se reproduzem por galhos também.Tenho uma muda feita por um simples galho enterrado.

  6. Ingeri algumas dessas frutinhas em jejum me deu uma suadeira e sem ti que a temperatura do corpo foi la em cima ! Nada mas. Sem nenhum mau estar .

  7. Essa planta é conhecida na região sul do estado do Ceará como “canapum”. A conheço desde criança, e aparece nos pastos com relativa facilidade.

  8. Gostaria de saber mais detalhes sobre essa pesquisa que comprova a eficácia dessa fruta no tratamento p Azheimer e parkinson.

  9. Me chamo Reny Barra, sou Cametá, interour estado do Pará, aqui tambem conhecemos ,essa planta com camapum ,realmente ela se reproduz com facilidade . E é uma delicia tem gosta de infância e agora melhor ainda com essa descoberta.

  10. Quando eu era criança isso a 40 anos atrás essa frutinha era mato dava em todo lugar comi muito hoje em dia é raro de se ver

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :