img

Saiba o que fazer para ter plantas com flor bonitas

/
/
/

Dicas para ter plantas com flor bonitas

Quem é que não gosta de ter plantas com flores bonitas o ano inteiro? Neste artigo, vou dar-lhe algumas dicas essenciais para que se orgulhe muito das suas plantas com flor.

 1 . Conheça o maior número de informações possíveis sobre as suas plantas

Esta é talvez das dicas mais importantes. Antes de saber quais os cuidados essenciais de cada planta com flor específica, deve perceber quais as suas maiores necessidades: tipo de Substrato, necessidades de água, exposição solar, doenças e plantas a que estão mais suscetíveis, entre outros.

O tipo de Substrato é dos fatores que deve ter em maior consideração, assim como as necessidades específicas de plantação.

No que diz respeito a substratos, o  substrato Siro Plant é uma boa opção que pode adquirir.

Possui qualidade “Silver” e é ideal para a plantação e transplante de uma vasta gama de plantas (exceto plantas acidófilas e/ou plantas de interior).
Este Substrato é bastante completo pois, além de ser ideal para os primeiros tempos de vida das suas plantas de jardim, é enriquecido com adubo de libertação controlada e lenta com uma duração entre 9 a 12 meses, o que permite uma nutrição equilibrada e saudável.
Por outro lado, os ácidos húmicos e fúlvicos presentes no seu húmus garantem as condições perfeitas para o ótimo crescimento das raízes das suas plantas.

Saiba mais sobre este substrato indicado para plantas com flor no site da SIRO.

 

2 . Cuidados com a Rega

Outra dica que deve ter em atenção é o cuidado com as regas uma vez que cada planta tem necessidades hídricas diferentes que podem variar consoante fatores tais como: época do ano, exposição solar, vigor entre outros.

Para perceber se as suas plantas com flor precisam ou não de água, faça o teste do dedo. Este teste consiste em colocar o dedo no solo da sua planta a uma profundidade de cerca de 5cm e verificar se o solo está seco ou húmido.

Consoante o resultado que obtiver depois de realizar este teste, logo tomará a decisão de regar de imediato ou aguardar mais um pouco.

 

 

3. Luz solar

Nem todas as plantas com flor gostam de sol na mesma quantidade: umas gostam muito de exposição solar, mas outras nem tanto.

Um dos sintomas que as suas plantas podem ter se tiverem a ter luz solar em excesso é as folhas “queimadas” ou com alguma mudança de cor.  Por outro lado, se a planta estiver à procura de luz (falta de exposição solar) o seu caule vai se tornar mais alto e fino e as suas folhas de dimensões superiores ao habitual. Estes são sinais que deve ter em consideração e estar em alerta, para minimizar problemas futuros.

 4. Esteja atento às pragas e doenças nas suas plantas

Pragas como pulgões, ácaros, cochonilhas, moscas, formigas e também algumas doenças, são problemas fitossanitários frequentes no jardim.

Para evitar este tipo de problemas, deve estar sempre atento às suas plantas e inspecioná-las pelo menos 1 vez por semana.  Caso encontre alguma praga, deve tratar de imediato para que o problema não se alastre e que depois já não seja possível solucionar.

5 . Faça podas ligeiras caso necessário

As podas são ótimas práticas culturais para eliminar alguns problemas no seu jardim. Elimine sempre que possível folhas velhas e murchas, ramos secos assim como botões florais que já não estejam em condições normais.

6. Mude para um vaso maior

Se tem as suas plantas com flor em vasos é normal que, quando crescerem, necessitem de mais espaço para se desenvolverem corretamente.

Quando as folhas começam a cair ou a amarelar, é um bom sinal que devem ser trocadas para um vaso maior.

7. Adubação

As plantas com flor necessitam dos nutrientes do Substrato para garantirem o seu crescimento e desenvolvimento pleno.  Por essa razão, necessita de analisar quais os nutrientes que este tipo de plantas tem mais necessidade, se for necessário, complementá-las nutricionalmente com um adubo.  Deve ter cuidado para não aplicar em demasia. Por essa razão, deve aconselhar-lhe com um técnico especializado.

No caso de usar um Bom Substrato tal como o SIRO PLANT não necessita de ter estes cuidados visto que é uma solução completa a nível de estrutura e fertilidade.

Entre em contacto com a SIRO através do seu site e tenha o acompanhamento necessário que merece!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar