img

Principais pragas nas folhas das plantas: aprenda a combatê-las!

/
/
/

Pragas nas folhas das plantas: como combater

As  pragas nas folhas das plantas constituem uma das principais preocupações para quem gosta de ter as plantas bonitas e saudáveis, assegurando dessa forma o seu crescimento e desenvolvimento de forma plena.

O primeiro passo é dado no momento da aquisição ao decidir comprar plantas fortes e livres de parasitas  ao ter em conta o local e as exigências de cuidados das suas plantas.

Nem sempre são os parasitas animais ou as doenças que dificultam a vida às plantas, uma vez que as condições de crescimento adversas também  o fazem.

O facto de uma planta com muito pouco espaço para crescer ou estar num local demasiado escuro, assim como uma rega ou adubação incorrectas,pode fomentar o aparecimento de parasitas e doenças.

O melhor é controlar as plantas regularmente, incluindo a parte interna das folhas.

Pulgões, tripes, aranhiços-vermelhos e parasitas semelhantes  são facilmente reconhecíveis a olho nu ou com uma lupa, mas o mesmo já não se pode dizer em relação a fungos, bacterioses e doenças causadas por vírus.

Nestes casos é o aspecto dos estragos na planta que denuncia o causador.

A capacidade de resistência das suas plantas pode ser aumentada com os chamados fortificantes, pois estes contêm inúmeros e importantes compostos que reforçam o tecido da planta e a tornam mais resistente face a agentes infecciosos.

pragas nas plantas de interior pragas nas folhas das plantas
Pulgões nas orquídeas: para combater uma das principais  pragas nas folhas das plantas faça uma “calda” de alho e sabão. Para tal misture uma colher de sopa de raspas de sabão com 3 dentes de alho amassados. Depois disto, dissolva essa mistura preparada num  litro de água quente e posteriormente agite bem. Depois da mistura ter baixado a sua temperatura e estar  fria, coe-a e coloque num pulverizador . Deve agora borrifar a mistura preparada sobre esta praga de  insetos. No caso de ter muita quantidade de insetos deve repetir este procedimento uma semana depois. Essa solução pode ser guardada no máximo até 2 dias. Se o ataque da praga for  pequeno, pode ser feito o controlo manual. Pode  também  “espalhar” joaninhas nas orquídeas uma vez que elas ajudam no combate aos pulgões. (Fonte da imagem:G1 – Globo.com)

 

eliminar pragas nas plantas pragas nas folhas das plantas
Aranhiços vermelhos:não devem ser considerados “aranhas verdadeiras” mas sim pequenos ácaros, muito vorazes e que causam estragos consideráveis principalmente nas plantas de interior, sendo por isso uma das principais pragas nas folhas das plantas . O seu nome científico é Tetranychus urticae. Como combater:Se a planta apresentar as suas folhas espalmadas a sua limpeza  será fácil através de uma esponja embebida em água com sabão,eliminando dessa forma o aranhiço vermelho. Se o nível de ataque for considerável  (ou seja, uma boa parte das folhas da planta apresentar  um tom acinzentado), é necessário pulverizar com um produto inseticida nas suas  folhas. Após este procedimento, a planta deve ser  colocada num local da sua casa em que o ar seja bastante húmido, evitando assim que esta praga volte a desenvolver-se (Fonte da imagem:polzavred.ru).

 

Pragas nas folhas das plantas: principais medidas de combate

Se, apesar de todas as medidas de prevenção, houve um ataque, comece por colocar a planta atingida num outro local tão longe quanto possível das restantes plantas.

Remova as partes da planta fortemente atingidas e limpe o local onde a planta estava. Isto evitará que as plantas saudáveis também sejam infectadas.

A planta em si consegue muitas vezes suportar um certo número de parasitas sem que sofra danos.

Se uma luta for inevitável, há uma série de diferentes métodos que não causam danos ao meio-ambiente, entre eles:

  • Insectos benéficos como a joaninha, a crisopa e o sirfideo eliminam uma grande quantidade de parasitas; por isso, evite utilizar químicos para não afastar estes insectos.

como eliminar pragas nas plantas pragas nas folhas das plantas

  • Em lojas especializadas existem repelentes biológicos para interiores. Para combater o aranhiço-vermelho existem ácaros predadores(, Phytoseiulus persimilis, Thyphlodromus pyri),larvas de cecidómica e de crisopa(Crisopídeos) que se alimentam de pulgões, a encarsia formosa, uma espécie de himenóptero parasitóide de larvas de mosca branca das estufas (Trialeurodes vaporariorum), ou predadores Hemiptera Reduviidae.
pragas nas plantas de interior pragas nas folhas das plantas
Amblyseius aberrans: um exemplo de um ácaro predador muito eficaz no combate às pragas nas suas plantas favoritas (Fonte da imagem:Biokontroll Hungária Nonprofit Kft).

 

  • Alguns parasitas são atraídos por quadros com cola, de cor azul ou amarela, o que possibilita um diagnósticos precoce e permite simultaneamente apanhar os insectos. Estes quadros são adequados para divisões fechadas e podem ser também adquiridos nas lojas de especialidade.
eliminar pragas nas plantas pragas nas folhas das plantas
Armadilhas de cola amarela para atrair insectos (Fonte da imagem: Horta Urbana – Blogger)
  • Em plantas com folhagem resistente e dura, os parasitas desaparecem quando são fortemente pulverizados com água morna ou quando são mergulhados de cabeça numa solução  saponácea. É fácil elaborar uma tal solução, bastando dissolver 20 gramas de sabão num litro de água quente. Depois é só pulverizar as plantas ou “esfregá-las” com esta solução.
  • Se o ataque for mais forte, peça a um especialista que lhe indique preparados para protecção das plantas de interior. Entre estes preparados encontramos preparados de óleo,que possuem um película que sufoca as cochonilhas-lapa e as cochonilhas-algodão; há também preparados com base de sabão ou preparados de ervas já prontos.
  • O spray para brilho das folhas funciona de modo semelhante ao preparado de óleo. Sob a película sufocam animais sugadores como as cochonilhas. Mas atenção, nem todas as plantas reagem bem a este spray.
  • Um extracto frio de água de urtigas é muito útil contra pulgões:coloque 1 kg de urtigas frescas  ou 200gr de urtigas secas em 10 litros de água. Mexa diariamente e, um a dois dias  depois, pulverize a planta com a água sem a diluir.
pragas nas plantas ornamentais pragas nas folhas das plantas
Faça uma solução com urtigas e acabe com os pulgões nas suas plantas (Fonte da imagem:Hortas Biológicas)
  • Um caldo de tanaceto é eficaz contra pulgões, aranhiços-vermelhos e doenças causadas por fungos: amoleça 300g de partes frescas da planta em 10 litros de água ou 30g de partes secas, depois coza 20 a 30 minutos e borrife as plantas afectadas com a água já arrefecida.
pragas nas plantas de jardim pragas nas folhas das plantas
Tanaceto: prepare um “caldo” com esta planta e livre -se dos insectos indesejáveis (Fonte da imagem:El Huerto 2.0 – WordPress.com)
  • O chá da cavalinha é útil na luta contra o míldio, a ferrugem ou a fumagina. Coza 1 kg de cavalinha fresca ou 150 gramas de cavalinha seca em 10 litros de água durante 30 minutos, em seguida coe e borrife as plantas com a solução diluída em cinco partes.
matar pragas nas plantas pragas nas folhas das plantas
O chá de cavalinha pode ser uma solução sustentável para combater certas pragas e doenças (Fonte da imagem:Mundo Boa Forma)

Se quiser saber mais sobre biopesticidas bem como aprender a faze-los clique aqui para saber mais.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar