As azáleas marcam presença assídua em muitos jardins um pouco por todo o mundo. No entanto também é uma das espécies mais exigentes.

Contudo, não deve preocupar-se…

Com as dicas/ensinamentos que vou partilhar consigo neste artigo, terá as azáleas mais bonitas da sua localidade.

Saiba neste artigo como plantar e cuidar das suas azáleas para que fiquem sempre bonitas.

Azaléa, Rododendro, Arbusto, Flor, Florescente

Azáleas e a sua enorme variedade

Certamente já conheceu diversas variedades de azáleas, muitas delas resultado de cruzamentos realizados com a finalidade de se obter uma diversidade considerável deste tipo de plantas com flor.

As azáleas crescem e desenvolvem-se sobre a forma de arbustos, que apresentam flores distribuídas de forma pronunciada por toda a planta.

Caracterizada por possuir flores de grandes dimensões, com cores distintas que oscilam entre o vermelho, rosa e branco.

Podemos encontrar azáleas nos jardins de exterior ou interior de qualquer casa, no entanto devido aos cuidados de manutenção que necessita podemos muitas vezes encontra-las em jardins interiores. 

Cuidados básicos que deve ter com as azáleas

Manter as azáleas bonitas e saudáveis pode ser muitas vezes um verdadeiro desafio uma vez que, ao mínimo descuido, pode comprometer o seu pleno desenvolvimento.  Conheça abaixo alguns dos fatores que deve manter a máxima atenção possível.

  • Cuidado com as oscilações de temperatura: as azáleas não suportam variações pronunciadas de temperatura.  Não gostam de climas demasiado quentes e secos e por essa razão, deve plantá-las no seu jardim interior caso se verifiquem essas condições na sua região.  O ideal será plantá-las em locais de climas temperados e com boa ventilação. Caso as plante no seu jardim exterior, garanta que estas plantas estão abrigadas das temperaturas muito baixas que eventualmente se podem fazer sentir – Local abrigado e protegido.
  • As azáleas gostam de muita luz mas não direta: apesar de estas plantas se desenvolverem muito bem em condições de luminosidade, esta não pode ser direta.  Impeça que estas recebam luz solar direta. Opte se possível por plantar azáleas em locais de meia-sombra.  
  • Rega: deve regá-las frequentemente.  Uma boa dica caso tenha as suas azáleas em vaso é colocá-lo sob um prato ou recipiente com água durante alguns minutos. Pelo facto destas plantas reterem bastante humidade, adotando este procedimento, as suas raízes irão absorver toda a água de que necessitam para o seu desenvolvimento, evitando o encharcamento.  Dado que as azáleas são sensíveis ao pH da água, opte sempre que possível por regá-las com a água da chuva.
Azaléa, Flor, Arbusto, Pétala, Pistilo, Bloom

Aprenda a plantar azáleas

Depois de ter lido as dicas que lhe dei no tópico anterior, vamos agora tratar de colocar “mãos na terra”.

Escolha um local com meia-sombra e que esteja protegido das geadas.

  • Depois disso, é altura de escolher  um substrato apropriado a este tipo de plantas de exterior como o SIRO ÁCIDO.

Caso pretenda transplantá-la para outro local mais tarde, deve fazê-lo durante a fase de hibernação/repouso vegetativo, de forma a promover a floração no próximo ano.  

Caso tenha a sua azálea em vaso, pode transplantá-la para um vaso de maiores dimensões utilizando o substrato SIRO ÁCIDO.

Deve também fazer uma poda de prevenção de doenças e de manutenção.  Eliminar as flores murchas e debilitadas, promovendo assim o aparecimento de flores novas, evitando um crescimento excessivo e assim conservar a forma desejada.

Gostou das minhas dicas? Espero que lhe tenham sido úteis! Partilhe comigo nos comentários, quais os principais cuidados que tem com as suas azáleas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here