img

Como escolher um bom substrato para as suas orquídeas: dicas essenciais

/
/
/

Como escolher um bom substrato para as suas orquídeas: tudo o que deve saber

Quando se cultivam orquídeas é fundamental entender as características físicas e químicas dos substratos que usamos, uma vez que, cada substrato possuí uma formulação específica na sua composição.

Por esse motivo, este tipo de substratos adequados para orquídeas permite garantir as condições ótimas para o seu desenvolvimento adequado.

Posto isto, impõe-se a pergunta: como podemos encontrar o melhor substrato que se adeque ao cultivo das nossas orquídeas? Neste artigo vou dar-lhe algumas dicas para escolher o meu substrato para estas plantas 😊

substrato para orquídeas

Para obter sucesso no cultivo das suas orquídeas é importante investir na qualidade do substrato a ser empregue nestas plantas. Na maior parte das lojas da especialidade, supermecados, Garden Centers e orquidários, existem uma grande diversidade de substratos para orquídeas o que pode gerar alguma indecisão no momento da compra.

Estes substratos são já pré-formulados e têm na sua composição substâncias adaptadas a este tipo de plantas nomeadamente: casca de pinho, turfa, areão vulcânico e até em alguns substratos adubos minerais de libertação lenta. Uma vez que estes substratos comerciais para orquídeas já são tão completos, pode não ser tão vantajoso e até pode ser imprudente formular o seu próprio substrato uma vez que nas soluções comerciais já encontra tudo o que as suas orquídeas necessitam para se desenvolver e porque pode errar nas quantidades/composição de cada material/substância a incorporar no seu substrato.

substrato para orquídeas

Quais as características que deve ter um bom substrato para orquídeas?

  • Composição adequada

É muito importante compreender quais as propriedades dos diversos componentes de um substrato, sabendo quais as propriedade irá ser mais fácil adquirir um substrato de boa qualidade para as suas orquídeas.

  • Durabilidade

Um substrato deve ter um tempo de vida suficiente para garantir que não esteja constantemente a ser trocado.

  • Qualidade

O substrato ideal para as suas orquídeas deve ter uma estrutura consistente e uma boa estabilidade, garantindo o mínimo de decomposição dos seus constituintes orgânicos, ao longo do tempo.

  • Bom acondicionamento;
  • Características físicas e químicas;

Um bom substrato para orquídeas deve proporcionar uma boa drenagem, circulação do ar e estar livre de vírus, fungos e bactérias, o seu pH deverá ser ligeiramente ácido e deverá conter fertilização de libertação controlada de forma a que a sua salinidade se mantenha em parâmetros seguros.

 substrato para orquídeas

 

substrato para orquídeas

Escolha o substrato apropriado para orquídea: qual a melhor opção?

 Este passo é fundamental, uma vez que o substrato é a base onde as raízes se vão fixar e desenvolver-se.

Um bom substrato para uma orquídea é o SIRO Orquídeas Epífitas.   Este substrato é adequado para o envasamento e transplante de orquídeas epífitas (que são aquelas que em ambiente natural crescem agarradas aos troncos e ramos das árvores como é o caso da famosa Phalaenopsis, entre outras). Tem uma textura bastante leve e porosa que facilita a drenagem e arejamento necessários para a preservação de uma humidade equilibrada. Para além disso, este substrato é enriquecido com uma adubação específica de libertação controlada e lenta, que assegura uma boa nutrição por vários meses. Este também é um fator essencial uma vez que a adubação deve ser monitorizada para melhores resultados possíveis.

Já conhecia este substrato? Para um aconselhamento mais personalizado no que diz respeito a substratos para orquídea, entre em contacto com a SIRO para que esclarecem da melhor forma as suas dúvidas.

 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar