Sexta-feira, Abril 19, 2024

Tem galinhas poedeiras? Conte-as. Tem mais de 100? Tem de as declarar em Fevereiro

Autor do artigo: Agricultura e Mar

O mês de Fevereiro é tempo de contar galinhas. Até dia 28, todos os produtores com mais de 100 galinhas poederias terão de as declarar, obrigatoriamente e sob pena de ocorrer em coima.

Isso mesmo lembra a DGAV – Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária. No mês de Fevereiro, decorre mais um período obrigatório de Declarações de Existências de Galinhas Poedeiras, conforme Aviso daquela Direcção.

Estão dispensados da declaração os produtores de “detenção caseira”, ou seja, quem tem até 100 aves.

A declaração de existências poderá ser efectuada directamente pelo produtor através da Internet (aqui), ou em alternativa em qualquer departamento dos Serviços de Alimentação e Veterinária Regionais (DSAVR).

Obrigatoriedade

De acordo com a legislação, e suas alterações, todas as explorações de aves são identificadas pela marca de exploração, constituída por um código único que localiza a exploração no território nacional. A sua atribuição é competência da DGAV.

Todas as explorações de aves são registadas na base de dados do SNIRA e o detentores são responsáveis pela correcta identificação e registo dos seus animais.

Os detentores de aves são obrigados a declarar periodicamente as alterações aos seus efectivos, bem como a proceder anualmente à declaração de existências de acordo com os procedimentos a estabelecer por despacho do director-geral de Alimentação e Veterinária.

acientistaagricola
acientistaagricolahttp://acientistaagricola.pt
Olá, sou a Rosa. Nasci e cresci em meio rural e desde cedo percebi o que queria fazer para o resto da vida. Mais tarde, quando entrei no ensino superior tornei-me Técnica Superior do Ambiente e Agrónoma, áreas que sempre me fascinaram. Este blog é mais do que um projecto pessoal...é  o culminar de duas paixões: a escrita e as ciências ambientais e agrárias. Este é um local de encontro entre todos aqueles que partilham destas mesmas paixões. 

Related Articles

Queres receber as nossas newsletters?

Preencha os campos abaixo para se inscrever.

* ao clicar em "inscrever", está a aceitar as nossas condições de marketing.
- Publicidade -spot_img
spot_img

Últimos artigos