InícioArtigosPortugal supera Alemanha e Bélgica na agricultura biológica

Portugal supera Alemanha e Bélgica na agricultura biológica

-

Fonte: Agroportal

Os consumidores procuram cada vez mais produtos alimentares de origem biológica, o que tem provocado um crescimento da agricultura biológica na Europa.

A área orgânica na União Europeia correspondia a 12,6 milhões de hectares em 2017, o que implica um uso de apenas 7% na área total de agricultura. Apesar de ser um valor consideravelmente baixo, este número cresceu 25% entre 2012 e 2017, segundo dados divulgados pelo Eurostat esta quarta-feira.

Ainda que a média europeia se situe em 7%, há países que superam largamente esta média. A Áustria é o país que mais utiliza esta agricultura biológica, totalizando um uso de 23,4%, seguido pela Estónia e pela Suécia na casa dos 19%. Itália e a República Checa contabilizam 14,9% e 14,1%, respetivamente. A Finlândia é o último país que se encontra ligeiramente acima dos 10% com um total de 11,4%.

As proporções mais baixas são encontradas em Malta, que apenas utiliza 0,4%, a Irlanda com 1,7, Roménia depende de 1,9%. A Bulgária e o Reino Unido utilizam 2,7% e 2,9% de área orgânica, respetivamente.

Portugal tem exatamente o mesmo número que a média europeia, 7%. Encontra-se abaixo de Espanha e Dinamarca, mas supera países como a Alemanha e a Bélgica.

Apesar de o número ter crescido de 2012 até 2017, uma área classificada como “orgânica” tem de ser certificada pelo regulamento 2092/91, disposto nas normas da União Europeia. Embora um produtor se queira tornar biológico, o processo de conversão pode demorar dois a três anos, dependendo sempre do solo, que é submetido a análises constantes para verificar se é ou continua apto para esta prática.

Em Portugal, existiam 2.641 produtores agrícolas em 2011, que se dividiam por diversas áreas como a vinha, o olival ou mesmo por plantas aromáticas, segundo a Quercus. A agricultura orgânica implica que quem trate da produção, para venda futura, não use fertilizantes sintéticos, agrotóxicos não-orgânicos e produtos reguladores de crescimento. Este sistema de produção deve usar fertilizantes naturais, rotação de culturas, aumento da biodiversidade, compostagem e o controlo de insetos e doenças com recurso a produtos naturais.

O artigo Portugal supera Alemanha e Bélgica na agricultura biológica foi publicado originalmente em Jornal económico

Ultimos posts

Estudo identifica pela primeira vez estirpes de bactéria que afeta gravemente várias culturas agrícolas em Portugal

Uma investigação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) isolou, pela primeira vez em Portugal, várias estirpes da bactéria Xylella fastidiosa, associada à...

Como cultivar morangos em casa: um guia técnico para iniciantes

Se há fruta que encanta tanto pelo sabor como pela aparência, é o morango. Além dedeliciosos, os morangos são uma verdadeira fonte de saúde: ricos...

Soluções Biocal para Corrigir Solos Ácidos: Como Ajustar o pH de Forma Segura e Sustentável

Já ouviu dizer que o solo "não está bom para plantar"? Muitas vezes, essa sensação tem uma explicação simples: o solo pode estar demasiado ácido....

7 comportamentos errados que deve evitar com as aromáticas

As ervas aromáticas são verdadeiras aliadas na cozinha e no jardim, mas, por mais fáceis que pareçam de cultivar, há erros comuns que podem comprometer...