InícioArtigosTem porcos? Pode começar a contá-los. Abril é mês de declaração obrigatória...

Tem porcos? Pode começar a contá-los. Abril é mês de declaração obrigatória de existências

-

Autor do artigo: Agricultura e Mar

A DGAV – Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária relembra que, no mês de Abril, decorre mais um período obrigatório de Declarações de Existências de Suínos (DES), conforme Aviso PCEDA (Plano de Controlo e Erradicação da Doença de Aujeszky), daquela Direcção.

Os detentores de suínos são obrigados a proceder à declaração das existências três vezes por ano, em Abril, em Agosto e em Dezembro, informando o número e a categoria de animais que possuem.

Estão dispensados os criadores que possuam até 4 porcos, sendo assim considerada detenção caseira para auto-consumo.

Como fazer

A declaração das existências de suínos poderá ser efectuada directamente pelo produtor na Área Reservada do portal do IFAP – Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, ou em qualquer departamento dos Serviços de Alimentação e Veterinária Regionais ou ainda nas organizações de agricultores protocoladas com o IFAP, através do Modelo 800/DGV desmaterializado (aqui).

Para o efeito, deverão ser seguidas as instruções constantes no Portal da DGAV, aqui.

Combate à Doença de Aujeszky

A declaração das existências de suínos é considerada medida sanitária visando o combate à Doença de Aujeszky, sendo que o seu não cumprimento acarreta penalizações.

O PCEDA – Plano de Controlo e Erradicação da Doença de Aujeszky conta com medidas específicas aplicáveis em explorações onde tenham sido detectados suínos positivos.

A Doença de Aujeszky ou pseudoraiva é causada pelo vírus herpes e afecta sobretudo porcos, o único reservatório conhecido da doença. É uma doença importante em suinicultura e causa graves prejuízos económicos. Uma vez introduzida num grupo de porcas, o vírus tende a permanecer aí e continua a afectar a capacidade reprodutora. É por vezes transmitida naturalmente dos porcos para os bovinos, cavalos, cães e gatos que desenvolvem sinais nervosos e morrem rapidamente, daí o nome pseudoraiva.

Ultimos posts

Coberturas do solo: o aliado silencioso que pode transformar a tua horta

Se tens uma horta ou um pomar, já sabes como o trabalho pode ser exigente: arrancar plantas infestantes, regar constantemente, proteger as plantas do calor,...

Culturas de ciclo curto: guia completo para colheitas rápidas em 30 a 60 dias na tua horta

Quem tem uma horta sabe bem: é preciso paciência. Muitas culturas, como o tomate, a abóbora ou a batata, demoram vários meses desde a sementeira...

O Papel do pH na Eficiência dos Fertilizantes: Como Usar os Produtos Certos para Melhorar os Resultados

Quando pensamos em fertilização, é normal que a nossa atenção vá diretamente para os nutrientes: o azoto que faz crescer, o fósforo que estimula raízes,...

Como Começar a Tua Horta com o Pé Direito: 6 Passos Que Funcionam Mesmo

Cada vez mais pessoas querem cultivar os seus próprios alimentos. E faz todo o sentido. Ter uma horta em casa — mesmo que pequena — dá-te...