InícioArtigosSeca: Agricultores podem indicar às DRAP as suas necessidades de água até...

Seca: Agricultores podem indicar às DRAP as suas necessidades de água até 15 de Maio

-

Autor do artigo: Agricultura e Mar

O Ministério da Agricultura quer conhecer as necessidades dos agricultores para combater a seca. Por isso, vai identificar as falhas no terreno. As Direcções Regionais de Agricultura e Pescas (DRAP) vão disponibilizar um formulário de identificação de necessidades, a preencher pelos agricultores até ao próximo dia 15 de Maio.

O Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural desencadeou uma operação de recolha de informação sobre as necessidades de investimento dos agricultores em equipamentos de captação, transporte e armazenamento de água bem como de equipamentos para abeberamento de gado.

Acompanhamento dos Efeitos da Seca

Tendo em conta as actuais condições climatéricas verificadas em Portugal continental, e a provável evolução para uma situação de seca agrometeorológica e hidrológica, o Ministério da Agricultura disponibilizou, através das Direcções Regionais de Agricultura e Pescas (DRAP), um formulário de identificação de necessidades, a preencher pelos agricultores até ao próximo dia 15 de Maio. Os agricultores deverão igualmente indicar os meios de que já dispõem.

Esta medida inscreve-se no âmbito da actividade da Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca, constituída pelo Governo para acompanhar, de forma permanente, o impacto da situação de seca no terreno, em cada momento.

Por isso mesmo, o Despacho determina ainda que as DRAP disponibilizem, até aos dias 15 e 30 de cada mês, informação sobre a evolução da situação de seca nas respectivas regiões.

A informação deverá caracterizar a actual situação e a evolução dos recursos hídricos privados, das pastagens e forragens, culturas permanentes e temporárias, explica o Ministério da Agricultura.

Ultimos posts

Estudo identifica pela primeira vez estirpes de bactéria que afeta gravemente várias culturas agrícolas em Portugal

Uma investigação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) isolou, pela primeira vez em Portugal, várias estirpes da bactéria Xylella fastidiosa, associada à...

Como cultivar morangos em casa: um guia técnico para iniciantes

Se há fruta que encanta tanto pelo sabor como pela aparência, é o morango. Além dedeliciosos, os morangos são uma verdadeira fonte de saúde: ricos...

Soluções Biocal para Corrigir Solos Ácidos: Como Ajustar o pH de Forma Segura e Sustentável

Já ouviu dizer que o solo "não está bom para plantar"? Muitas vezes, essa sensação tem uma explicação simples: o solo pode estar demasiado ácido....

7 comportamentos errados que deve evitar com as aromáticas

As ervas aromáticas são verdadeiras aliadas na cozinha e no jardim, mas, por mais fáceis que pareçam de cultivar, há erros comuns que podem comprometer...