InícioArtigosMinistra da Agricultura quer “novo modelo de desenvolvimento” para o sector

Ministra da Agricultura quer “novo modelo de desenvolvimento” para o sector

-

Autor do artigo: Agricultura e Mar

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, afirmou que pretende, durante a actual legislatura, “dar corpo a uma estratégia” que permita ao sector agrícola “avançar para um novo modelo de desenvolvimento” assente na sustentabilidade ambiental, económica e social.

Durante uma visita à Feira da Golegã, em Santarém, a ministra destacou a importância da agricultura “para o desenvolvimento económico e social do País”, o seu peso na actividade económica e o “conjunto muito alargado de postos de trabalho” que assegura.

Alterações climáticas, um “grande desafio”

Maria do Céu Albuquerque referiu-se ainda às alterações climáticas como um “grande desafio” para o sector que deverá ter “um novo modelo, um novo paradigma de desenvolvimento e que respeite, em primeiro lugar, os recursos”.

“A agricultura não é indiferente a esta questão, nomeadamente porque dois dos recursos mais importantes para a actividade, a água e o solo, têm que ser preservados e utilizados de forma cada vez mais eficiente”, disse ainda.

A ministra afirmou também que a criação de um “novo modelo de desenvolvimento” com base na sustentabilidade ambiental, económica e social, “entronca com um conjunto de outras medidas”, como a digitalização da economia relacionada com a agricultura.

Atingir novos mercados

Maria do Céu Albuquerque referiu ainda que é importante criarem-se novos e diferentes produtos, que permitam não só manter as exportações e os mercados que já existem, mas também atingir novos mercados.

No âmbito das negociações da Política Agrícola Comum (PAC) para o período 2021-2027, a Ministra disse que tem como objectivo “trazer para Portugal todo o esforço de fundos comunitários” para a agricultura e o desenvolvimento rural, os dois pilares da PAC.

Metas

Maria do Céu Albuquerque relembrou algumas das metas do actual Governo relacionadas com a melhoria da agricultura, como a inversão das tendências demográficas, o combate às alterações climáticas, a digitalização da economia e ao combate às desigualdades.

Ultimos posts

Porque é que a tua horta não dá o que esperavas (mesmo com todos os cuidados)

Fizeste tudo o que te disseram: escolheste um cantinho soalheiro, compraste sementes, regaste com amor, até falaste com as tuas plantas… mas os resultados continuam...

Como Corrigir o pH do Solo para Cada Tipo de Planta

A saúde do solo é o ponto de partida para qualquer cultura de sucesso. Um dos fatores mais importantes — e muitas vezes ignorado —...

Como identificar e controlar pragas e doenças na horta (sem químicos)

Quem tem uma horta sabe bem: basta uns dias de distração para surgirem surpresas desagradáveis. Folhas comidas, manchas esquisitas, caules murchos, frutos que apodrecem antes...

Cultivar aromáticas no outono: 5 exemplos para começar (ou recomeçar)

O outono é uma altura especial para quem cultiva. “O solo começa a respirar” depois do calor do verão, a humidade volta com mais regularidade...