InícioArtigosMinistra da Agricultura destaca resiliência do sector em tempo de pandemia

Ministra da Agricultura destaca resiliência do sector em tempo de pandemia

-

Fonte: Agricultura e Mar

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, e o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Rui Martinho, estiveram hoje, 20 de Janeiro, na Comissão de Agricultura e Mar, na Assembleia da República, onde destacaram a importância do sector agrícola, perante uma pandemia sem precedentes a nível mundial.

“Perante as dificuldades o sector agrícola e agroalimentar português não escapou a estas provações. Perante as dificuldades, não parou, adaptou-se e mostrou toda a sua capacidade e resiliência, garantindo alimentos frescos, seguros e saudáveis, nas mesas das nossas famílias”, afirmou Maria do Céu Antunes.

A ministra sublinhou ainda que o Ministério “esteve e está ao lado dos agricultores, produtores e empresários, acompanhando e monitorizando a situação no terreno. Foram atribuídos apoios para garantir tesouraria, previsibilidade e liquidez às empresas e produtores para prosseguirem o seu trabalho”.

Pagos 1.582 milhões de euros em apoios

Ao longo do ano de 2020 foram efectuados pagamentos ao sector agrícola e florestal no valor de 1.582 milhões de euros, o que representa um acréscimo de 168 milhões de euros face ao ano anterior.

A titular da pasta da Agricultura destacou a importância da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia e garantiu que trabalhará para concluir negociação da reforma da Política Agrícola Comum (PAC), que é fundamental para a transição ambiental e digital, através da promoção de uma agricultura mais verde e resiliente, que contribua para a autonomia estratégica da União Europeia e o desenvolvimento das zonas rurais.

Objectivos para o sector

Maria do Céu Antunes, revelou também alguns dos objectivos definidos para o sector, tal como a aposta no financiamento para reforçar a segurança, a qualidade e a sustentabilidade da nossa produção agrícola; valorizar a agricultura familiar e o desenvolvimento da agricultura biológica; e potenciar a continuidade da execução do PDR 2020, um instrumento fundamental para o sector”.

Outros dos objectivos passam por prosseguir o trabalho crucial desenvolvido com o Programa Nacional de Regadios; aumentar o trabalho de internacionalização, de forma a continuar o crescimento das exportações e do reconhecimento dos produtos portugueses; reforçar os meios dos organismos do Ministério da Agricultura, nomeadamente da Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária, de forma a ter cada vez mais capacidade para assegurar a segurança dos alimentos e apoiar uma produção agrícola e pecuária sustentável, prosseguindo os objectivos do programa “One Health” das Nações Unidas; e pela reprogramação do PDR 2020 e decisões ao nível dos pagamentos directos.

A ministra da Agricultura realçou o papel da agricultura no combate ao abandono dos territórios, na sua gestão activa e afirmou que o Governo está a trabalhar para que Portugal seja cada vez mais uma referência a nível global. Não só na qualidade dos produtos, mas também na forma como os produz. “Queremos uma agricultura mais atractiva, mais moderna, mais resiliente e cada vez mais sustentável, sem deixar ninguém para trás”.

Ultimos posts

Estudo identifica pela primeira vez estirpes de bactéria que afeta gravemente várias culturas agrícolas em Portugal

Uma investigação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) isolou, pela primeira vez em Portugal, várias estirpes da bactéria Xylella fastidiosa, associada à...

Como cultivar morangos em casa: um guia técnico para iniciantes

Se há fruta que encanta tanto pelo sabor como pela aparência, é o morango. Além dedeliciosos, os morangos são uma verdadeira fonte de saúde: ricos...

Soluções Biocal para Corrigir Solos Ácidos: Como Ajustar o pH de Forma Segura e Sustentável

Já ouviu dizer que o solo "não está bom para plantar"? Muitas vezes, essa sensação tem uma explicação simples: o solo pode estar demasiado ácido....

7 comportamentos errados que deve evitar com as aromáticas

As ervas aromáticas são verdadeiras aliadas na cozinha e no jardim, mas, por mais fáceis que pareçam de cultivar, há erros comuns que podem comprometer...