InícioArtigosConheça todas as 61 raças autóctones portuguesas. Transfira aqui o catálogo oficial

Conheça todas as 61 raças autóctones portuguesas. Transfira aqui o catálogo oficial

-

Fonte do artigo: Agricultura e Mar

Sabia que existem 61 raças autóctones de animais em Portugal? Pois pode conhecê-las a todas no novo Catálogo Oficial de Raças Autóctones Portuguesas, uma iniciativa conjunta da CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal e da Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), apresentada no passado dia 19 de Abril.

Este catálogo inclui toda a informação sistematizada sobre as 61 raças autóctones de animais em Portugal: raças autóctones portuguesas de Bovinos (15), Ovinos (16), Caprinos (6), Suínos (3), Equídeos (6), Galináceos (4) e Canídeos (11).

“Para além das espécies pecuárias, bovinos, ovinos, caprinos, suínos, equídeos e galináceos, incluem-se também os canídeos, por serem intrinsecamente ligados ao mundo rural, à actividade agro-pecuária e cinegética e fazerem parte deste valiosíssimo património genético nacional”, referem os autores do Catálogo.

Através da versão em E-book fica não só disponível toda a publicação, mas também permite ao leitor seleccionar a informação específica sobre determinada raça, bastando ‘fazer clique’ sobre o nome da mesma.

Em Portugal existe um conjunto significativo de raças autóctones que representam um património genético valioso, possuindo um grande potencial de conservação e valorização económica associado a produtos nacionais de elevada qualidade.

Esta publicação tem como objectivo divulgar, promover e valorizar o património genético nacional junto da população em geral, em especial junto dos jovens, através das instituições de ensino e das escolas, e também junto dos consumidores.

Recursos Genéticos Animais

Para a Directora-geral da DGAV – Direcção Geral de Alimentação e Veterinária, Susana Guedes Pombo, “este património único que urge salvaguardar, torna o nosso país um foco de grande importância pela diversidade dos seus Recursos Genéticos Animais (RGAn). O Catálogo Oficial das Raças Autóctones é um elemento fundamental para a sistematização e divulgação das nossas raças. Divulgando as raças estamos a contribuir para a sua conservação. (…) Este catálogo é um elemento fundamental para a sistematização e divulgação das nossas raças, contribuindo desta forma para a conservação das mesmas”.

Já o presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, considera que “nos dias de hoje, dadas as exigências acrescidas dos consumidores e face à qualidade dos produtos oriundos destas raças e dos seus modos de produção, a sua genuinidade no respeito pelo bem-estar animal e pelo ambiente em que são criados, são a garantia que sustenta o potencial de crescimento deste mercado nicho. Tal implicará o reconhecimento e a aceitação da justa valorização destes produtos, associada à sua exclusividade, oferecendo a este mercado, em crescimento, a garantia da sua superior qualidade e, por isso, do seu valor”.

Pode transferir o Catálogo Oficial de Raças Autóctones Portuguesas aqui.

Ultimos posts

Estudo identifica pela primeira vez estirpes de bactéria que afeta gravemente várias culturas agrícolas em Portugal

Uma investigação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) isolou, pela primeira vez em Portugal, várias estirpes da bactéria Xylella fastidiosa, associada à...

Como cultivar morangos em casa: um guia técnico para iniciantes

Se há fruta que encanta tanto pelo sabor como pela aparência, é o morango. Além dedeliciosos, os morangos são uma verdadeira fonte de saúde: ricos...

Soluções Biocal para Corrigir Solos Ácidos: Como Ajustar o pH de Forma Segura e Sustentável

Já ouviu dizer que o solo "não está bom para plantar"? Muitas vezes, essa sensação tem uma explicação simples: o solo pode estar demasiado ácido....

7 comportamentos errados que deve evitar com as aromáticas

As ervas aromáticas são verdadeiras aliadas na cozinha e no jardim, mas, por mais fáceis que pareçam de cultivar, há erros comuns que podem comprometer...