InícioArtigosPAN: maioria dos apoios à agricultura biológica foi absorvida pelas pastagens. “Não...

PAN: maioria dos apoios à agricultura biológica foi absorvida pelas pastagens. “Não faz qualquer sentido este investimento”

-

Fonte do artigo: Agricultura e Mar

O Grupo Parlamenta do PAN – Pessoas-Animais-Natureza diz que a maioria dos apoios comunitários à agricultura biológica “foi absorvida pelas pastagens, o que faz com que cerca de 60% da área de produção biológica seja referente a pastagens que servem de alimento a animais, que na sua maioria não seguem todo o percurso biológico, pelo que não faz qualquer sentido este investimento, que não responde aos anseios dos consumidores”.

Por isso, recomenda ao Governo que restrinja a produção agrícola intensiva e super-intensiva em áreas naturais protegidas (parques naturais, Rede Natura 2000, etc.) priorizando o desenvolvimento de agricultura biológica essas mesmas áreas, e que penalize os produtores que “contaminem produções de agricultura biológica com produtos químicos considerados nocivos para o ambiente e saúde dos consumidores”.

Por outro lado, o Projecto de Resolução n.º 1353/XIV/2.ª, entregue na Assembleia da República pelos deputados Bebiana Cunha, Inês de Sousa Real e Nelson Silva, recomenda ainda ao Governo que desenvolva “um projecto de promoção de alimentação saudável nas cantinas dos estabelecimentos de ensino público (escolas e universidades) através do qual estabelece protocolos com produtores para fornecimento de alimentos com origem na agricultura biológica”.

E propõe o desenvolvimento de “programas escolares relacionados com a importância da agricultura biológica na sustentabilidade ambiental e no consumo de alimentos saudáveis, promovendo a produção de hortas biológicas nas escolas”.

Reforçar apoios à agricultura biológica

Para aqueles deputados, além da necessidade de reforçar os apoios à agricultura biológica, “é igualmente importante reduzir o investimento de fundos públicos em modelos agrícolas com grande pegada carbónica e consumo de recursos naturais para aumentar a motivação dos agricultores em apostar no caminho da sustentabilidade, investindo na agricultura biológica”.

Para que isso aconteça, diz o Grupo Parlamenta do PAN – Pessoas-Animais-Natureza que “é importante reduzir o gasto dos apoios financeiros no desenvolvimento da agricultura intensiva e super-intensiva, desincentivando os produtores a seguir esse caminho, numa altura em que a Europa já reconhece que temos de encontrar outras soluções para as políticas agrícolas”.

Em Portugal é igualmente importante que o Estado “não continue a autorizar que estas explorações agrícolas intensivas e super-intensivas sejam desenvolvidas em áreas naturais protegidas ou em parques naturais, de que é exemplo o Parque Natural do Sudoeste Alentejano/Costa Vicentina”, realça o Projecto de Resolução do PAN.

Outras das propostas do PAN passam por reabrir medidas de apoio financeiro à conversão para agricultura biológica, garantindo que os apoios se destinam exclusivamente a este tipo de agricultura; alocar recursos financeiros à execução plena da Estratégia Nacional para a Agricultura Biológica (ENAB) e Plano de Acção 2017-2027; dotar financeiramente a assistência técnica apoiada aos novos agricultores; e promover a formação profissional em agricultura biológica e gestão de habitats agrícolas acompanhada de instalação de campos de demonstração regionais”.

Ultimos posts

Estudo identifica pela primeira vez estirpes de bactéria que afeta gravemente várias culturas agrícolas em Portugal

Uma investigação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) isolou, pela primeira vez em Portugal, várias estirpes da bactéria Xylella fastidiosa, associada à...

Como cultivar morangos em casa: um guia técnico para iniciantes

Se há fruta que encanta tanto pelo sabor como pela aparência, é o morango. Além dedeliciosos, os morangos são uma verdadeira fonte de saúde: ricos...

Soluções Biocal para Corrigir Solos Ácidos: Como Ajustar o pH de Forma Segura e Sustentável

Já ouviu dizer que o solo "não está bom para plantar"? Muitas vezes, essa sensação tem uma explicação simples: o solo pode estar demasiado ácido....

7 comportamentos errados que deve evitar com as aromáticas

As ervas aromáticas são verdadeiras aliadas na cozinha e no jardim, mas, por mais fáceis que pareçam de cultivar, há erros comuns que podem comprometer...