InícioArtigosFundo Ambiental distribui 1,2 M€ para combate às espécies invasoras exóticas aquáticas...

Fundo Ambiental distribui 1,2 M€ para combate às espécies invasoras exóticas aquáticas e controlo da erva-das-pampas

-

Fonte: Agricultura e Mar

O Fundo Ambiental vai distribuir 1,2 milhões de euros no âmbito da “Conservação da Natureza e da Biodiversidade”, informa uma nota de imprensa do Gabinete do Ministro do Ambiente e da Acção Climática, Matos Fernandes.

Um milhão de euros serão para projectos de combate às espécies invasoras exóticas aquáticas e ripícolas e 200 mil euros destinam-se a intervenções para o controlo da erva-das-pampas em Portugal continental.

“No primeiro caso, foram apresentadas 16 candidaturas e 14 admitidas, mas uma não poderá ter financiamento, porque se esgotou a dotação máxima do aviso”, salienta a mesma nota.

Apoiar projectos de controlo, contenção ou erradicação de espécies exóticas invasoras aquáticas (fauna e flora) e ripícolas (flora), à escala da bacia, sub-bacia hidrográfica ou massa de água, são as metas.

São beneficiários a Agência Portuguesa do Ambiente, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), as autoridades regionais de conservação da natureza, as Comunidades Intermunicipais, os municípios, as instituições de Ensino Superior, os centros de investigação e outras entidades públicas.

Em relação às intervenções para controlo da erva-das-pampas, 12 das 14 candidaturas apresentadas poderão ser financiadas com uma taxa máxima de co-financiamento de 85% e limite de 20 mil euros por projecto. Beneficiam do apoio entidades como comunidades intermunicipais, municípios, instituições de Ensino Superior, centros de investigação e outras instituições públicas, acrescenta a mesma nota de imprensa.

Ultimos posts

Produtos para corrigir o solo: que tipos existem e quando usar cada um

Nem todos os problemas da horta se resolvem com mais adubo ou mais rega. Muitas vezes, o que está a limitar o crescimento das plantas...

Sementeira de hortícolas: como escolher as melhores sementes para o seu quintal

A sementeira é um dos momentos mais entusiasmantes da horta. É nela que começa todo o ciclo de produção e onde se criam as expectativas...

Cultivar aromáticas no frio: 5 exemplos para começar (ou recomeçar)

O outono é uma altura especial para quem cultiva. “O solo começa a respirar” depois do calor do verão, a humidade volta com mais regularidade...

Porque é que a tua horta não dá o que esperavas (mesmo com todos os cuidados)

Fizeste tudo o que te disseram: escolheste um cantinho soalheiro, compraste sementes, regaste com amor, até falaste com as tuas plantas… mas os resultados continuam...