InícioArtigosOE 2022 tem apoios para quem se fixar no interior e desenvolva...

OE 2022 tem apoios para quem se fixar no interior e desenvolva actividade na agricultura, floresta e recursos endógenos

-

Fonte do artigo: Agricultura e Mar

A Proposta de Lei do Orçamento do Estado para 2022, entregue ontem, 11 de Outubro, pelo Governo na Assembleia da República, apresenta várias abordagens integradas dirigidas aos territórios do interior. E refere que vai manter os apoios a quem se fixe no interior, nomeadamente desenvolvendo actividade no artesanato, agricultura, a floresta ou até o turismo ou que aposte nos recursos endógenos desses territórios.

Diz o Executivo no Relatório do OE 2022 que a área governativa da coesão territorial conta, para além do Orçamento do Estado, com os programas operacionais regionais do Portugal 2020, que totalizam 7,8 mil milhões de euros para o período 2014-2020.

E acrescenta que, actualmente, os programas operacionais regionais “procuram simultaneamente fazer face à recuperação económica e dar continuidade às abordagens integradas no pacote de medidas que já estão contratadas e cuja execução se prolonga até 2023”. “Só trabalhando de forma integrada é que se alcança o desenvolvimento que se quer para o interior: um desenvolvimento sustentável, fixado nas pessoas. Esse é o primeiro passo: fixar e atrair pessoas”, frisa o Executivo.

Por outro lado, explica que é com esse objectivo que o Governo investe em incentivos à mobilidade de trabalhadores para estes territórios, através do Programa Trabalho Interior Mais, que subsidia as famílias que mudam a sua residência para o interior; através da criação de redes de espaço de teletrabalho e, no âmbito do + CO3SO Emprego, concedendo apoios às empresas que, estando no litoral, contratem trabalhadores para colocar no interior, ou concedendo apoios a quem quer criar o seu posto de trabalho no interior.

Produção de base local

Ao mesmo tempo, o Governo decidiu apoiar directamente a produção de base local, por micro e pequenas empresas, através do Programa de Apoio à Produção Nacional (PAPN), destinado ao apoio directo ao investimento empresarial produtivo, dirigido essencialmente ao sector industrial.

“A existência de um tecido empresarial mais forte e diversificado visa contribuir para o incremento da competitividade dos territórios do interior, para além de reduzir a dependência do País face ao exterior. Por outro lado, possibilita o surgimento de um mercado de trabalho mais dinâmico e competitivo, mais atractivo para a retenção dos trabalhadores existentes e para a captação e fixação de novos trabalhadores”, diz ainda o documento.

Assim, o Governo mantém o apoio ao investimento nas actividades tradicionais, sejam elas o artesanato, a agricultura, a floresta ou até o turismo, que se pretende “valorizar, modernizar e tornar mais sustentáveis, com conhecimento, tecnologia e inovação”.

E refere que os recursos endógenos destes territórios, que “têm de ser valorizados com conhecimento e tecnologia, de modo a que as empresas locais se apropriem de uma maior parte do valor desses produtos, gerando mais riqueza para o território e aumentando o seu potencial de exportação/substituição de importações”, também estão na lista das actividades a serem apoiadas.

E o Executivo não deixa de lado a cultura, as tradições, a história e o património locais, “que servem de cola aglutinadora para a vida em comunidade, fundamental para o bem-estar das populações que se fixam no interior”.

Ultimos posts

Estudo identifica pela primeira vez estirpes de bactéria que afeta gravemente várias culturas agrícolas em Portugal

Uma investigação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) isolou, pela primeira vez em Portugal, várias estirpes da bactéria Xylella fastidiosa, associada à...

Como cultivar morangos em casa: um guia técnico para iniciantes

Se há fruta que encanta tanto pelo sabor como pela aparência, é o morango. Além dedeliciosos, os morangos são uma verdadeira fonte de saúde: ricos...

Soluções Biocal para Corrigir Solos Ácidos: Como Ajustar o pH de Forma Segura e Sustentável

Já ouviu dizer que o solo "não está bom para plantar"? Muitas vezes, essa sensação tem uma explicação simples: o solo pode estar demasiado ácido....

7 comportamentos errados que deve evitar com as aromáticas

As ervas aromáticas são verdadeiras aliadas na cozinha e no jardim, mas, por mais fáceis que pareçam de cultivar, há erros comuns que podem comprometer...