Jardim de inverno: que flores escolher?
Se acha que um jardim de Inverno tem de ter obrigatoriamente um aspecto menos colorido e triste, engana-se.
O truque é adaptar o tipo de flores ao clima encontrado no seu jardim. Assim, o período que deve cultivar as flores de clima frio no seu jardim de inverno estende-se desde o início do Outono até ao final do inverno. Dessa forma, garantirá que as suas plantas favoritas têm tempo suficiente para hibernar e que florescem da melhor forma. Um bom local para colocar este tipo de flores é nas bordas dos canteiros do seu jardim de Inverno, melhorando também o aspecto visual do mesmo e tornando-o mais harmonioso.
A pensar nisso, neste novo artigo, dou-lhe 5 sugestões de flores indicadas para tornar o seu jardim de inverno ainda mais bonito. Curioso?
1 . Ciclames
A primeira planta que lhe vou sugerir para o seu jardim de inverno é a ciclame, como vulgarmente é conhecida. Possui ciclo anual, e é das plantas mais vendidas e utilizadas na decoração e ornamentação de jardins, especialmente no jardim de inverno. O seu nome científico é Cyclamen persicum e pertence à família das prímulas.
É uma planta versátil pois pode ser utilizada perfeitamente tanto no interior como no exterior da sua casa. Também as suas folhas podem ser utilizadas como um elemento decorativo devido à sua tonalidade verde escura com manchas mais claras. Também as suas flores apresentam várias cores sendo as mais comuns:branca, vermelha, rosa e salmão.
As ciclames gostam de solos ricos em matéria orgânica e, por essa razão, deve garantir essa condição. Garanta que rega estas plantas com flor com regularidade pois esta é uma condição para que as folhas e flores estejam sempre bonitas e saudáveis.
2 . Margaridas inglesas
A margarida inglesa pode também ser conhecida por vários nomes tais como: bonina, margarida comum, rapazinho, margarida-dos-prados, entre outros. É umas das plantas com flor mais conhecidas em todo o mundo quer pelas suas propriedades decorativas quer pelas propriedades medicinais a estas associadas. As margaridas pertencem à familas das Asteraceae e as suas folhas são verdes, carnosas e dispostas em roseta.
As suas inflorescências são do tipo capítulo e são caracterizadas por terem pétalas brancas ou vermelhas e o centro de cor amarela. São excelentes exemplos de flores de corte devido às características das suas hastes: fortes e resistentes. No que diz respeito às à exposição solar, deve garantir que são cultivadas em condições de pleno sol ou em locais de sombra parcial. O solo deve ter níveis de fertilidade bastante satisfatórios e ser rico em matéria orgânica.
3 . Éricas
As éricas caracterizam-se por serem plantas com flor em forma de arbusto, delicadas e com muitas flores. Com origem na Nova Zelândia e Austrália, o seu nome científico é Leptospermum scoparium e pertencem à família das Myrtaceae. Por terem aspecto de arbustos, os seus ramos são muito ramificados e resistentes. Já as suas folhas possuem cor verde escura e as flores cores que oscilam entre as cores branca, vermelha ou rosa.
Estas plantas com flor podem ser plantadas quer em vasos quer directamente no seu jardim. Existem muitas pessoas que a podam estilo “bonsai” devido às suas folhas e flores possuírem pequenas dimensões. As éricas não gostam de altas temperaturas e por essa razão, são adequadas para um jardim de inverno.
No que diz respeito ao solo, estas plantas com flor apreciam solos férteis e ricos em matéria orgânica. As éricas têm necessidades de água significativas pelo que devem ser regadas com regularidade.
4. Prímulas
Estas plantas com flor são originárias da China e são muito utilizadas na decoração de interiores.
Perene, sem caule e de pequena dimensão, são algumas das suas principais características. As suas folhas são simples e arredondadas, têm margens dentadas e estão dispostas em rosetas. O perfume destas flores é bastante agradável e as suas cores são variadas, razão pela qual são uma ótima opção para um jardim de inverno. As principais cores destas flores são:rosa, roxo, vermelho, laranja, salmão e branco.
Devido ao seu aspecto decorativo, são muito utilizadas na ornamentação das varandas e podem ser combinadas com outras flores com as orquídeas.
Garanta que planta as prímulas num local com sombra parcial e num solo fértil, bem drenado e rico em nutrientes. Embora seja muito utilizada em jardins de inverno, deve ter em atenção que estas plantas não toleram geadas nem excesso de regas.
5 . Amor-perfeito
O Amor-perfeito pertence à família das Violaceae e tem presença assídua nos jardins exteriores. Com flores pequenas e frágeis, possuem diversas cores como: amarelo, azul, roxo, branco e rosa. A sua ramagem possui tonalidade escura e frágil, pelo que deve ter cuidado ao manuseá-los.
Antes de plantar estas plantas no seu jardim de inverno, garanta que o local tem uma oa exposição solar.
O solo deve estar bem fertilizado e a rega deve ser regular de forma a garantir o aspecto magnífico característico a que estamos habituados.