Fonte: Agricultura e Mar
A Comissão Europeia acaba de lançar um “parque de polinizadores virtual” em defesa da biodiversidade. O Pollinator Park (ou parque dos polinizadores) é uma ferramenta digital interactiva destinada a aumentar a sensibilização para o alarmante declínio dos polinizadores e mobilizar acções a nível mundial para solucionar este problema.
Está prevista uma consulta pública durante o segundo semestre de 2021 sobre o tema
Concebido como parte da iniciativa da União Europeia (UE) relativa aos polinizadores, o Pollinator Park deverá aumentar a consciencialização, envolver a sociedade em geral e promover a colaboração no que respeita aos polinizadores selvagens (saiba mais aqui).
Contribui para os esforços em curso no âmbito do Pacto Ecológico Europeu para fazer face às crises da natureza e dos polinizadores, tal como destacado, nomeadamente, na Estratégia do Prado ao Prato e na Estratégia de Biodiversidade da UE.
Em especial, os membros da coligação mundial “Unidos pela Biodiversidade”, promovida pela UE, são convidados a utilizar o Pollinator Park como parte das suas próprias campanhas em torno da perda de biodiversidade, na perspectiva da 15.ª reunião da Conferência das Partes na Convenção sobre a Diversidade Biológica (CdP 15) ainda este ano.
Concebido em colaboração com o “arquibiotecto” de renome Vincent Callebaut, o Pollinator Park oferece uma visão do “futuro sombrio que nos aguarda, a menos que alteremos radicalmente a nossa relação com a natureza” refere uma nota de imprensa da Comissão Europeia.
Experiências sobre polinização
Disponível ao público como versão Web e em realidade virtual, convida os visitantes a aprenderem sobre os polinizadores, a fazerem experiências sobre polinização, a comprarem bens alimentares num mundo sem polinizadores e a descobrirem como podem ajudar a evitar este possível futuro.
Esta nova iniciativa procura tirar partido do poder da plataforma mediática que mais está a crescer no Mundo — os dois mil milhões de jogadores de jogos de vídeo a nível mundial, visando assim, em especial, as gerações mais jovens.
A Comissão está actualmente a rever a iniciativa da UE relativa aos polinizadores, com vista a reforçar as acções destinadas a inverter o declínio destes “insectos preciosos” e está prevista uma consulta pública durante o segundo semestre deste ano.
O Plano de Acção para a Poluição Zero previsto para os próximos meses “contribuirá igualmente de forma significativa para travar e inverter a perda de polinizadores”, acrescenta a mesma nota.