InícioArtigosJá pode fazer queimas e queimadas. Mas atenção comunicação prévia continua a...

Já pode fazer queimas e queimadas. Mas atenção comunicação prévia continua a ser obrigatória

-

Fonto do artigo: Agricultura e Mar

O período crítico de risco de incêndios chegou ao fim. Assim, já é possível efectuar queimas de sobrantes, resultantes da actividade florestal, da agricultura, jardinagem ou outra. E também queimadas. Mas, atenção, continua a ser obrigatória a  comunicação prévia até o máximo de 3 dias de antecedência, junto das Câmaras Municipais, ou através da plataforma do ICNF — Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, aqui.

Outro alerta: os Municípios de Aljezur, Castro Marim, Lisboa, São João da Madeira e Vila Real de Santo António, não estão registados na plataforma do ICNF. Se pretender fazer uma queima/queimada num destes municípios, entre em contacto com a câmara municipal respectiva.

E, no caso de ser abordado pela Guarda Nacional Republicana (GNR), terá que apresentar o comprovativo de autorização ou de comunicação prévia.

A aplicação do ICNF tem como objectivo efectuar uma gestão centralizada dos pedidos de autorização de queimadas extensivas e de avaliação de queimas de amontoados; simplificar e facilitar o acesso aos pedidos de autorização e avaliação e respectivas respostas; e aumentar o conhecimento das condições de risco para quem pratica e para quem autoriza as acções de queimas e queimadas.

Esta destina-se a todos os cidadãos ou entidades que pretendam efectuar queimas de amontoados ou queimadas extensivas, nomeadamente proprietários florestais, agricultores, prestadores de serviços, organizações de produtores florestais.

Mas, o que é o quê?

Queima de amontoados – Uso do fogo para eliminação de sobrantes de exploração florestal ou agrícola como podas de vinhas, de oliveiras, entre outros, cortados e amontoados. É proibido fazer queimas durante o Período Crítico e, fora do Período Crítico, nos dias de risco Muito Elevado ou Máximo.

Queimada extensiva – Uso de fogo para renovação de pastagens ou eliminação de restolhos e de sobrantes de exploração florestal ou agrícola, cortados e não amontoados. É proibido fazer queimadas durante o Período Crítico e fora do Período Crítico nos dias de risco de incêndio Elevado a Máximo. Para fazer uma queimada é obrigatório a autorização da respectiva câmara municipal ou junta de freguesia.

De realçar que, sem acompanhamento técnico adequado (técnico credenciado em fogo controlado, equipa de sapadores florestais ou bombeiros) a realização de queimadas é considerada uso de fogo intencional com coima associada.

Se não seguir as regras para fazer uma queima, pode incorrer em coimas até 25.000 euros para pessoas singulares e até 125.000 euros para pessoas colectivas.

Saiba mais sobre queimas e queimadas no site governamental Portugal Chama, aqui.

Ultimos posts

Estudo identifica pela primeira vez estirpes de bactéria que afeta gravemente várias culturas agrícolas em Portugal

Uma investigação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) isolou, pela primeira vez em Portugal, várias estirpes da bactéria Xylella fastidiosa, associada à...

Como cultivar morangos em casa: um guia técnico para iniciantes

Se há fruta que encanta tanto pelo sabor como pela aparência, é o morango. Além dedeliciosos, os morangos são uma verdadeira fonte de saúde: ricos...

Soluções Biocal para Corrigir Solos Ácidos: Como Ajustar o pH de Forma Segura e Sustentável

Já ouviu dizer que o solo "não está bom para plantar"? Muitas vezes, essa sensação tem uma explicação simples: o solo pode estar demasiado ácido....

7 comportamentos errados que deve evitar com as aromáticas

As ervas aromáticas são verdadeiras aliadas na cozinha e no jardim, mas, por mais fáceis que pareçam de cultivar, há erros comuns que podem comprometer...