O “Projeto ECO – Educar. Cuidar. Orientar.” tem como objetivo o apoio a famílias que vivem em cenários pautados por graves carências económicas e sociais, fruto da recessão económica do cenário pós-pandémico. Através das várias medidas desenvolvidas nos eixos da alimentação, educação e saúde, o projeto ECO já apoia cerca de 100 beneficiários.
No total já foram realizadas mais de 40 visitas domiciliárias e analisados mais de 80 pedidos de apoio.
Já foram entregues, até à data, 58 cabazes alimentares (cerca de 1 tonelada e meia de bens alimentares), realizaram-se 130 apoios no âmbito da saúde, nomeadamente apoios em tratamentos, na aquisição de equipamentos de proteção individual e ortopédicos e na compra de medicação e ainda 6 apoios ao nível da educação, onde se insere a aquisição de equipamentos informáticos (tablets) para o devido acompanhamento escolar, entre outros.
Este projeto é resultado de uma candidatura ao fundo internacional “Ferrovial Juntos Covid-19” que tem como objetivo combater os efeitos da pandemia provocada pela COVID-19, através da atribuição de donativos a Instituições com Projetos na área Social e da Saúde. Este fundo destina-se ao apoio de grupos vulneráveis ou em risco de exclusão social, à aquisição de material de saúde e equipamentos médicos e à investigação de soluções farmacológicas ou vacinas.
A doação de 50.000 euros à SEMENTE foi um importante contributo para o desenvolvimento do Projeto ECO, que tem como objetivos o combate ao insucesso escolar, a diminuição do isolamento social, potenciar o acesso a cuidados de saúde e fomentar a alimentação diversificada e saudável destas famílias.
Sobre a LIPOR
A LIPOR é a entidade responsável pela gestão, valorização e tratamento dos resíduos urbanos produzidos pelos Municípios associados: Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde.
A LIPOR trata anualmente cerca de 500 mil toneladas de resíduos urbanos produzidos por 1 milhão de habitantes. Sustentada nos modernos conceitos de gestão de RU, a LIPOR desenvolveu uma estratégia integrada de valorização, tratamento e confinamento dos RU, baseada em três componentes principais: Valorização Multimaterial, Valorização Orgânica e Valorização Energética, complementadas por um Aterro Sanitário para receção dos rejeitados e de resíduos previamente preparados.
Ao assumir de forma clara que a gestão de resíduos é realizada na ótica do recurso, a LIPOR firma todos os esforços na sua valorização mais adequada, abordagem esta que tem por base a projeção de um modelo circular de negócios, e é sustentada por projetos demostrativos das práticas circulares de suporte. A atuação da Organização permite consolidar um posicionamento que se preconiza pela criação de valor no ciclo produtivo, caracterizado pela reintrodução do “resíduo” como “recurso” na cadeia de valor.
A nível nacional, a LIPOR pretende ser impulsionadora da temática da Economia Circular, através da partilha de novas estratégias e procura de soluções mais eficazes.
Sobre a SEMENTE
A SEMENTE – Associação de Voluntários LIPOR, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), cuja atuação passa por promover o bem-estar social da comunidade, através da realização de ações, campanhas e eventos ligados ao Voluntariado, Solidariedade e Apoio Social.
A Associação, que projeta os sonhos de quem mais precisa, conta com a participação de cerca de 105 Voluntários, Colaboradores da LIPOR – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto e respetivos familiares.
A SEMENTE promove a sua atuação nos 8 Municípios associados da LIPOR – Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde.
Para mais informações contactar:
Sónia Pereira
Unidade de Comunicação, Sustentabilidade e Marketing
Departamento de Educação, Comunicação e Marketing
Lipor
Apartado 1510
4435-996 Baguim do Monte
Portugal
Tel.: +351 229 770 100
Fax: +351 229 756 038
Web: www.lipor.pt