Fonte: Agricultura e Mar
O protocolo assinado entre a CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal e a EDP Comercial para instalação de painéis fotovoltaicos nas explorações agrícolas visando a produção de energia eléctrica para autoconsumo e venda à rede já está activo. E garante o retorno do investimento em menos de 5 anos.
O anúncio foi feito hoje, 28 de Setembro, no webinar “Utilização de energia renovável no sector agrícola”. Se pretende investir, basta entrar em contacto com a EDP.
Modalidades
O protocolo, que permite ao agricultor pagar uma electricidade 20% a 40% mais barata do que actualmente, define o investimento em painéis fotovoltaicos em três modalidades: pronto pagamento, prestações ou serviço 2.0.
Na modalidade de pronto pagamento, a empresa agrícola fica desde logo com a propriedade dos activos e a EDP compromete-se a fazer o dimensionamento da solução óptima para cada agricultor e a fornecer e instalar os painéis com garantia de produção mínima.
Na modalidade a prestações, não há um esforço financeiro inicial tão grande, passando a propriedade dos activos para a exploração agrícola ao fim de 10 anos.
Simulação
Já o Serviço 2.0, é a solução “indicada para começar a poupar de imediato sem necessitar investir ou precisar de gerir equipamentos”, com o pagamento de uma mensalidade fixa, garantindo a EDP uma produção mínima de 10 anos. Aqui todo o investimento fica por conta da EDP.
No projecto utilizado como exemplo na apresentação de hoje, uma instalação fotovoltaica com um investimento de 133.110 euros, a pronto pagamento, teria o retorno a 3,9 anos. Já na modalidade a prestações, o investimento para o mesmo projecto analisado seria de 150.573 euros, com retorno ao fim de 4,4 anos.
Por último, no Serviço 2.0, o agricultor ficaria a pagar 23.710 euros por ano, conseguindo uma poupança de electricidade de 33.938 euros anuais.
O agricultor pode fazer a sua simulação no site da EDP, na app Save to Compete, que utiliza o Google Maps, reconhecendo a sua exploração agrícola.
Refira-se que estes valores estão calculados com o preço actual da electricidade, que tem estado a aumentar e tudo indica que assim será nos próximos tempos.
Se pretende fazer este investimento na instalação de painéis fotovoltaicos, basta entrar em contacto com a EDP Comercial, através do telefone 217 505 350 ou do email [email protected].