Olá!
Como estão?
Nos últimos tempos, tenho recebido várias mensagens vossas a pedir sugestões de livros ou publicações agrícolas que façam sentido adquirir para aprender mais sobre agricultura. Por outro lado, questionam-me sobre quais os meus livros agrícolas favoritos e quais os que tenho lido nos últimos tempos.
A pensar nestas solicitações, hoje venho falar-vos de uma das publicações com mais edições na área agrícola e que, qualquer profissional do sector agrícola tem na sua secretária para consultar sempre que tenha alguma dúvida: o Agromanual.
Lembranças da minha infância
Lembro-me perfeitamente que quando era criança e acompanhava o meu pai nas idas à cooperativa local, o Agromanual era presença assídua nos gabinetes dos engenheiros agrónomos que estavam encarregues de auxiliar os agricultores prestando-lhes o aconselhamento técnico vegetal necessário.
Na verdade, aquele livro grosso cheio de separadores ficou na minha cabeça até me tornei adulta e decidir adquirir um.
Quando ingressei no curso de Agronomia, o Agromanual foi um dos primeiros “investimentos” literários que fiz para a minha “mini-biblioteca” e que me ajudou mais tarde, a perceber muitos conceitos mais técnicos que fui aprendendo ao longo do curso.
Ao longo destes vinte e dois anos, o Agromanual tem sido uma ferramenta de trabalho insubstituível no setor agrícola dado que torna a consulta dos vários fatores de produção como fertilizantes, produtos fitofarmacêuticos e outros produtos de usos menores disponíveis no mercado, muito mais simples e rápida.
O Agromanual está organizado em separadores que tornam a consulta bem mais fácil.
As categorias presentes no Agromanual são:
- Produtos fitofarmacêuticos;
- Inseticidas e acaricidas;
- Fungicidas;
- Herbicidas;
- Diversos;
- Jardins e espaços Verdes;
- Usos Menores (M.P. Biológico)
- Fertilizantes
- Sementes
Além de possuir um índice de substâncias ativas, produtos fitofarmacêuticos e sementes, o Agromanual destaca os problemas mais comuns em cada cultura de forma de facilitar a resolução dos mesmos.
Assim, facilita a tomada de decisão na compra dos fatores de produção agrícola além de que se torna muito mais fácil conhecer as empresas agrícolas de cada área de negócio e as novidades que cada uma disponibiliza.
O Agromanual conta também com a associação de empresas agrícolas que patrocinam esta publicação anual e onde podem também divulgar as novidades recentes junto dos seus potenciais clientes. Também os clientes encontram assim um local onde têm toda a informação organizada o que lhes permite uma otimização do tempo e organização das suas tarefas.
22 edições e um passatempo
O Agromanual já conta com 22 edições, que são lançadas anualmente, e que pode adquirir online, aqui ou aqui por exemplo.
A Cientista Agrícola juntamente com o Agromanual vai realizar um sorteio onde vamos sortear um exemplar do Agromanual 2020.
Se gostava de ter um Agromanual esteja atento ao Facebook d’A Cientista Agrícola para se habilitar a ganhar este prémio.
O passatempo fica já disponível a partir de amanhã 🙂