AJAP vai lançar plataforma inédita para promover competitividade dos Jovens Agricultores

Projeto de Capacitação e Promoção da Competitividade do Jovem Agricultor e do Jovem Empresário Rural tem o apoio do Portugal 2020.

A Associação dos Jovens Agricultores de Portugal (AJAP) está a desenvolver um projeto inédito de capacitação e promoção da competitividade do Jovem Agricultor e do Jovem Empresário Rural. Denominado Laboratório Vivo da Agricultura 4.0, conta com um investimento global de cerca de meio milhão de euros, apoiado pelo Portugal 2020, no âmbito do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, a realizar em dois anos.

OLaboratório Vivo da Agricultura 4.0 prevê, numa primeira fase, a realização de um estudo de diagnóstico sobre as necessidades de qualificação profissional dos Jovens Agricultores e dos Jovens Empresários Rurais. O passo seguinte é o desenvolvimento de uma plataforma online inédita onde será possível participar em ações de qualificação e aceder a informação relevante, sempre atualizada.

O Laboratório Vivo da Agricultura 4.0 vai dar resposta a temas relacionados com a produção, transformação, comercialização e mercados, e inclui conteúdos úteis para as várias fileiras do setor. No site será possível aceder a ambientes personalizados de acordo com os temas, espaço de conferências, vídeos informativos e questionários dinâmicos. Perspetiva-se ainda o desenvolvimento de uma aplicação móvel.

De forma a divulgar a plataforma e aproximar os Jovens Agricultores e os Jovens Empresários Rurais ao projeto, a AJAP irá organizar roadshows nas regiões Norte, Centro e Alentejo. Está também prevista a divulgação em eventos estratégicos, como a Agrobraga e a Ovibeja, e a produção de um programa de televisão, pensado para mostrar casos de sucesso e dar voz aos Jovens Agricultores e aos Jovens Empresários Rurais.

“Com o Laboratório Vivo da Agricultura 4.0, a AJAP pretende dotar os Jovens Agricultores e os Jovens Empresários Rurais de ferramentas e conhecimento técnico inovador, fácil de aceder através de uma plataforma online e de uma aplicação. A agricultura tem um papel fundamental nas zonas rurais e no interior do país, dinamiza a economia, estimula a criação de emprego e a incorporação de inovação. Por isso, é essencial levar conhecimento e mais informação a quem está no terreno”, diz Firmino Cordeiro, diretor-geral da AJAP.

Sobre a AJAP

A AJAP – Associação dos Jovens Agricultores de Portugal é uma organização com grau equiparado ao de Confederação, com cerca de 13.000 associados em todo o país. Criada em 1983, tem por missão consciencializar os empresários agrícolas e rurais para a importância do movimento associativo e representar os Jovens Agricultores portugueses a nível nacional e internacional. Tem o estatuto de Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) e é membro do Conselho Económico e Social (CES).

A AJAP é, desde 1983, membro do CEJA – Conselho Europeu de Jovens Agricultores, que representa cerca de dois milhões de Jovens Agricultores de toda a União Europeia.

A linha de atuação da associação é essencial e prioritariamente dedicada às realidades locais e ao contacto direto com os Jovens Agricultores e Jovens Empresário Rurais. A AJAP está presente em todo o país através de uma rede de técnicos e de mais de 90 Gabinetes de Apoio, incluindo entidades parceiras.

acientistaagricola
acientistaagricolahttp://acientistaagricola.pt
Olá, sou a Rosa. Nasci e cresci em meio rural e desde cedo percebi o que queria fazer para o resto da vida. Mais tarde, quando entrei no ensino superior tornei-me Técnica Superior do Ambiente e Agrónoma, áreas que sempre me fascinaram. Este blog é mais do que um projecto pessoal...é  o culminar de duas paixões: a escrita e as ciências ambientais e agrárias. Este é um local de encontro entre todos aqueles que partilham destas mesmas paixões. 

Related Articles

- Publicidade -spot_img

Últimos artigos