Quinta-feira, Abril 25, 2024

APIFVET alerta para consequências das alterações climáticas para a saúde animal e humana

Dia Mundial do Ambiente | 5 de junho

Devido à atual globalização, a passagem de doenças entre animais e humanos tornou-se cada vez mais simples, como é o caso da COVID-19, uma doença com origem animal que rapidamente se propagou pelos humanos de todo o mundo. Felizmente, há cada vez mais a consciência de que as pessoas, animais e o meio ambiente partilham “Uma Só Saúde”.

As alterações climáticas e o consequente aumento da temperatura têm impactos significativos no nosso planeta. Exemplo disso é o aparecimento de novas doenças, que podem não só ficar confinadas na população animal, como se podem rapidamente propagar pela população humana (zoonoses). Segundo Jorge Moreira da Silva, Presidente da APIF VET, “Estas novas doenças irão, por um lado, aumentar a morbilidade e a mortalidade animal, tendo um impacto negativo no acesso à proteína animal por parte das populações humanas, desequilibrando a sua dieta. Por outro lado, estas doenças implicam novos tratamentos e podem levar ao aumento de consumo de medicamentos veterinários, como os antibióticos que, devido ao seu uso continuado ou desadequado, contribuem para a emergência e disseminação de bactérias resistentes, mesmo nos humanos”.

A única maneira de evitar que o ambiente tenha influência na saúde animal é apostar na prevenção, tanto através de vacinas, como da desparasitação regular (interna e externa) de todos os animais, de modo a estarem aptos a responder a qualquer nova “agressão ambiental”. No caso dos animais de produção, é igualmente importante que as explorações tenham planos de monitorização de temperaturas e planos de biossegurança.

A transição para um futuro mais sustentável requer, então, uma integração de políticas que conectem o ambiente, a economia e a sociedade. Neste Dia Mundial do Ambiente, a APIFVET relembra que é fundamental proteger não só a saúde animal, como humana e ambiental.

Sobre a APIFVET:
A associação portuguesa da indústria farmacêutica de medicamentos veterinários (APIFVET) representa a indústria de medicamentos veterinários, tendo como objetivos ser uma voz autónoma e interventiva em todas as áreas relativas ao medicamento veterinário, defender uma regulamentação própria para o setor e contribuir para a sensibilização das boas práticas do mercado, promovendo o diálogo permanente com as autoridades nacionais e parceiros, com vista a uma maior colaboração.

Para mais informações contactar:

Rita Góis, Communication Trainee

Rua dos Açores, 11B | 1000-001 Lisboa
+351 218 446 391
[email protected] • www.guesswhat.com.pt
acientistaagricola
acientistaagricolahttp://acientistaagricola.pt
Olá, sou a Rosa. Nasci e cresci em meio rural e desde cedo percebi o que queria fazer para o resto da vida. Mais tarde, quando entrei no ensino superior tornei-me Técnica Superior do Ambiente e Agrónoma, áreas que sempre me fascinaram. Este blog é mais do que um projecto pessoal...é  o culminar de duas paixões: a escrita e as ciências ambientais e agrárias. Este é um local de encontro entre todos aqueles que partilham destas mesmas paixões. 

Related Articles

Queres receber as nossas newsletters?

Preencha os campos abaixo para se inscrever.

* ao clicar em "inscrever", está a aceitar as nossas condições de marketing.
- Publicidade -spot_img
spot_img

Últimos artigos