Arrancaram as inscrições para a 5ª edição da Ecotrophelia


O Prémio ECOTROPHELIA Portugal 2021, promovido pela PortugalFoods, pretende identificar e distinguir projetos criados por jovens universitários que tenham a capacidade de tornar o setor agroalimentar mais inovador, sustentável e competitivo. Na passada edição, a equipa vencedora da edição portuguesa ganhou a competição a nível europeu, que reuniu 13 países.
Maia, 1 de fevereiro de 2021 – Arrancam esta segunda-feira as inscrições para o Prémio ECOTROPHELIA Portugal 2021, iniciativa que visa promover a inovação, empreendedorismo e competitividade no setor agroalimentar, reunindo e desafiando estudantes, professores, investigadores e profissionais do setor a refletir e criar os produtos eco-inovadores do futuro. As inscrições estão abertas até ao próximo dia 10 de maio.


Esta será a quinta edição do ECOTROPHELIA em Portugal e decorre com o apoio de várias entidades do setor agroalimentar. Dinamizada pela PortugalFoods a nível nacional, desde o lançamento da primeira edição, em 2017, esta iniciativa pretende continuar a destacar o reconhecimento do esforço que o setor agroalimentar tem feito no sentido de se aproximar das universidades e dos centros de conhecimento e inovação, estreitando relações, criando valor e evidenciando que o setor está a preparar o futuro.


A edição de 2020 do Prémio ECOTROPHELIA teve especial relevância para Portugal, uma vez que o projeto vencedor do concurso a nível nacional foi também o grande premiado europeu – entre os 13 países que estiveram a concurso. OrangeBee – o preparado fermentado desenvolvido por duas alunas da Universidade de Aveiro – foi o grande vencedor da 13ª edição do ECOTROPHELIA Europe, elevando o conhecimento, a capacidade de inovação, o empreendedorismo e a capacidade competitiva do setor agroalimentar nacionais a nível europeu.
Com o objetivo de promover a iniciativa junto dos estudantes universitários portugueses, a PortugalFoods tem em curso um roadshow virtual pelas instituições de Ensino Superior, de norte a sul do País. Esta é uma ação de divulgação digital, com sessões a realizar em cerca de duas dezenas de estabelecimentos que desenvolvem conhecimento na área do setor agroalimentar nacional, em cidades como Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Covilhã, Lisboa, Beja e Faro.
Para aceder a mais informação sobre o Prémio e consultar o regulamento, pode visitar o site desta iniciativa: https://ecotropheliaportugal.com/


Sobre o Prémio ECOTROPHELIA Portugal


O Prémio ECOTROPHELIA Portugal, organizado pela PortugalFoods desde 2017, tem como ambição promover a inovação, empreendedorismo e competitividade no setor agroalimentar, reunindo e desafiando estudantes, professores, investigadores e profissionais do setor a refletir sobre os produtos eco-inovadores do futuro.


Sobre a PortugalFoods


A PortugalFoods, associação reconhecida como cluster do setor agroalimentar português, é constituída atualmente por mais de 150 associados: empresas, entidades do sistema científico nacional da fileira agroalimentar e outras entidades conexas. Enquanto principal interlocutora e dinamizadora da fileira, a PortugalFoods assume-se como uma plataforma que fomenta relações win-win entre os seus associados, tendo como objetivo final a produção e partilha de conhecimento como suporte à inovação e à internacionalização capaz de aumentar a competitividade do setor agroalimentar nacional.

Olá, sou a Rosa. Nasci e cresci em meio rural e desde cedo percebi o que queria fazer para o resto da vida. Mais tarde, quando entrei no ensino superior tornei-me Técnica Superior do Ambiente e Agrónoma, áreas que sempre me fascinaram. Este blog é mais do que um projecto pessoal...é  o culminar de duas paixões: a escrita e as ciências ambientais e agrárias. Este é um local de encontro entre todos aqueles que partilham destas mesmas paixões.

 

Deixe um comentário

Artigo Anterior

Estudo da Universidade de Coimbra conclui que “acácias podem comprometer seriamente os ribeiros”

Próximo artigo

Saiba como garantir uma maior taxa de sobrevivência das jovens plantas florestais

Latest from Artigos