Saiba como cuidar corretamente da Begónia Maculata

0
242
begonia maculata comprar

Begónia Maculata

Uma planta com folhas verdes em forma de asas às pintas brancas? E no verso em tons de vermelho? Por mais inacreditável que seja ela existe mesmo. E quando floresce dá origem a belíssimas flores brancas ou rosas?Com certeza que já deve ter visto em qualquer loja de plantas, no cantinho das begónias um exemplar exuberante e exótica. E desengana-se quem acha que as begónias são as plantas preferidas da nossa avó. A begónia maculata é das plantas de interior que está na moda, pelo mesmo é das mais pesquisadas no Google e, se ainda não a tem não aqui está tudo o que precisa para cuidar dela.

 

begonia maculata cuidados

Saiba mais sobre a Begónia maculata

Nome científico: Begonia maculata

Nome Comum: Begonia maculata ou begónia asa de anjo;

Origem: Originaria da América do Sul (origem da floresta brasileira)

Ciclo: Perene

Tipo: Meia Sombra ou luz indireta. Coloque sempre num local com muita luz filtrada, o ideal é a norte só para receber o sol da manhã (bem fraco) e sombra da parte da tarde. Se colocar numa zona com sombra, a planta investirá toda a energia em produzir novas folhas e atrasa a floração. Não coloque a Begónia Maculata em sol pleno (ou sol direto) para além de não gostar as suas folham queimam.

Folhagem: Permanente: as folhas são estreitas e longas esverdeadas com manchas brancas semelhantes as asas de um anjo.  No seu verso a cor das folhas variam entre vermelhas e roxo em função da luz que recebe, por isso que é muito importante o local onde as coloca para não ficarem com queimaduras nem debilitadas.

Floração: Na primavera-verão florescem cachos de flores brancas ou cor de rosa de forma discreta. À medida que o cacho de flores perde intensidade pode retira-lo para a planta se autorrenovar.

Crescimento: Ao contrario da Begónia Rex que cresce na horizontal, a Begónia Maculata cresce na vertical, ou seja em altura de forma lenta e gradual.

Altura: No grupo das begónias, esta espécie é a que cresce mais em altura, podendo atingir no máximo 1 metro, e por isso necessita de um ou mais tutores para aparar o seu crescimento.

Temperaturas: O ideal é manter a planta num local todo o ano onde a temperatura varie entre 20ºC e 15ºC ventilado, mas sem correntes de ar. Esta planta não tolera temperaturas abaixo dos 10ºC nem grandes variações de temperaturas, por isso que no inverno não podem estar no exterior. No verão deve oferecer alguma humidade na planta borrifando levemente as folhas com água.

Solos: Opte por substrato leve rico em matéria orgânica, indicado para plantas de interior já que promove a drenagem da água de rega e o crescimento radicular (as razies crescem mais depressa e uniforme). Use também vasos de tamanho mais pequeno, uma vez que as raízes da Begónia Maculata preferem estar mais aconchegadas (mais apertadas) para estimular a floração.

É das plantas mais procuradas e vendidas

 

Rega: Na época de quente deve regar a planta uma vez por semana. Já no inverno deve regar somente quando o substrato estiver seco. Tendo atenção para não molhar as folhas. Devem regar somente o substrato (por cima) e retirar a água em excesso do prato. No fundo do vaso furado deve colocar uma camada de argila expandida, de seguida uma malha têxtil ou folha de jornal para que, a medida que vai regando não vá perdendo o substrato. A água a mais na begónia leva a podridão nas raízes.

Propagação: É muito fácil por estaca: quando a planta estiver grande pode cortar um ramo com 3 folhas colocar em água e em algumas semanas as raízes surgem. Quando tiver as raízes grandes é só colocar num vaso. A altura ideal de propagação é na primavera.

Fertilização: Como qualquer planta de interior de folhagem: na época quente (primavera-verão) adubar com um adubo líquido (20-20-20) ou simplesmente com borras de café e cascas de ovo uma vez por mês. No inverno como não há tanta luz (em comparação ao verão) deve adubar uma vez de 2 meses, já que encontra-se no seu período de descanso.

Local ideal: Preferencialmente interiores: Numa sala, hall de entrada ou na cozinha. Opte inicialmente por um vaso pequeno e só quando as raízes saírem pelo vaso pode trocar por um pouco maior, mas não coloque logo num vaso muito grande. Ela não vai crescer mais depressa por estar num vaso maior. Esta planta prefere vasos mais pequenos já que o seu crescimento é lento.

Podas: Somente de limpeza: Retire as folhas e as flores velhas e secas à medida que a planta vai crescendo deste modo, promove o crescimento de novos rebentos.

begonia maculata problemas

Associamos as begonias às plantas da casa da nossa avó

Cuidados a ter com a begónia maculata

Por vezes um descuido na manutenção desta Begónia Maculata pode originar a focos de infeção ou aparecimento de pragas como: pulgões, ácaros, moscas brancas e tripes como qualquer outras planta que esteja dentro das nossas casas.

Se aparecer algum bichinho não é motivo para alarme:

  • retire a planta desse local,
  • limpe os moveis à volta (pode ser com um pouco de vinagre diluído em água)
  • Aplique sobre a planta um bio inseticida à base de sabão barra azul.

Se aparecer um pó branco sobre as folhas trata-se de oídio (uma doença muito característica nas begónias) que está relacionada com as correntes de ar ou calor, humidade em excesso ou fraca circulação de ar. Mas se o  que se instala em algumas zonas da planta for cinzento então é podridão cinzenta. Para isso deve retirar desse local e aplicar um fungicida ou polvilhar com um pouco de canela.

Se o caule ficar mole e com um cheiro desagradável e as folhas caírem então é água a mais. Deve suprimir as regas, mudar o substrato e colocar num local um pouco mais quente (mas não sobre luz direta).

As folhas ficaram amarelas? Então deve ajustar a luz (a planta deve ir para um local mais iluminado) e a água que fornece é em extremos em défice ou em excesso.

É impossível não gostar dela. Vai ficar linda na sua sala de jantar.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.