img

Bolsa de Investigação Licenciado Biologia ou Agronomia (m/f)

/
/
/

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma bolsa de investigação para Licenciado para o Projeto GesPSA Kiwi – Norte-01-0247-FEDER-033647 (Ref.ª 1), financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Operacional Regional do Norte, referência Norte-01-0247-FEDER-033647, nas seguintes condições:

Área Científica:
Biologia, Bioquímica, Genética e Biotecnologia, ou Agronomia ou áreas afins

Requisitos de admissão:
Ao concurso podem ser opositores candidatos/as nacionais ou internacionais que sejam titulares de pelo menos grau de licenciatura em Biologia, Agronomia, Bioquímica, ou ciências afins.

Serão excluídos do concurso à referida bolsa os candidatos que não satisfaçam estes requisitos.

Será dada preferência a candidatos com:
(i) Estágios em laboratório(s) da especialidade com comprovada experiência na aplicação de técnicas de bioquímica, fisiologia e biologia celular/molecular em estudos microbianos, e de fisiologia do hospedeiro/patossistema;
(ii) Demonstradas competências de autonomia, fiabilidade, automotivação; capacidade de comunicação oral e escrita em contexto científico;
(iii) Disponibilidade para realizar deslocações ao campo acompanhados pelos membros da equipa técnica do projeto, nomeadamente dispor de carta de condução.

O/A candidato/a deverá declarar que está disponível para integrar o projeto em exclusividade a partir de 01 de janeiro de 2019, caso seja selecionado.

Requisitos de contratação:
Caso o grau tenha sido conferido por instituição de ensino superior estrangeira, o mesmo tem de obedecer ao disposto no Decreto-Lei n.º 341/2007, devendo quaisquer formalidades aí estabelecidas estar cumpridas até à data da contração.

Plano de trabalhos:
– Recolher amostras de pomares e analisar as respostas da planta (machos e fêmeas) de A. deliciosa em diferentes condições de gestão. Processar e preservar as amostras associadas às tarefas alocadas
– Analisar/auxiliar na análise de endpoints indicadores de suscetibilidade da Psa de plantas hospedeiras, usando métodos fisiológicos, moleculares, bioquímicos e metabolómicos.
– Avaliar/auxiliar na análise da resposta dos machos com/sem sintomatologia na produção e viabilidade de pólen produzido usando técnicas de viabilidade, etc. Ajudar no desenvolvimento de ferramentas de avaliação de qualidade de pólen.

Legislação e regulamentação aplicável:
Lei Nº. 40/2004, de 18 de agosto, alterada pelo Decreto-Lei n.º 202/2012, de 27 de agosto, e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012, de 29 de outubro e pela Lei nº 12/2013, de 29 de janeiro e pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 09 de julho (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, em vigor (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt) e Regulamento de Bolsas da Universidade do Porto.

Local de trabalho:
O trabalho será desenvolvido no Departamento Biologia da FCUP, sob a orientação científica de Maria da Conceição Lopes Vieira dos Santos.

Duração da bolsa:
A bolsa terá a duração de 6 meses, eventualmente renovável, com início previsto em janeiro de 2019, em regime de exclusividade.

Valor do subsídio de manutenção mensal:
– O montante da bolsa corresponde a € 745,00 conforme tabela de valores das bolsas em vigor. (tabela FCT (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores)
– O pagamento será efetuado por transferência bancária.

Métodos de seleção:
a) Avaliação curricular (adequação da licenciatura ao tema do projeto e nota de licenciatura);
b) Experiência curricular (e.g., estágios realizados na área eg fisiologia/bioquímica/biotecnologia fitopatológica, comunicações na área da bolsa);
c) Carta de motivação.

Estes indicadores terão a respetiva valoração de: a) avaliação curricular: 30%; b) experiência curricular 40%; c) carta de motivação (30%).

Poderá ser realizada uma Entrevista, no caso de ser necessário algum esclarecimento adicional aos 3 candidatos melhor posicionados e terá um peso máximo de 30%.

 Composição do júri de selecção:
Presidente – Maria da Conceição Lopes Vieira dos Santos (FCUP)
1º vogal efetivo – Fernando Tavares (FCUP)
1º vogal efetivo – Helena Ribeiro (FCUP)

Forma de publicitação/notificação dos resultados:
Os resultados finais da avaliação, serão divulgados, através de lista ordenada por classificação final, enviada aos candidatos através de email.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas:
– O prazo de apresentação de candidaturas será de 10 dias úteis a partir da data da publicação do edital. As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Carta de Motivação, Curriculum Vitae, certificado de habilitações, uma carta de recomendação e outros documentos comprovativos considerados relevantes.
– As candidaturas e as cartas de recomendação deverão ser enviadas por correio eletrónico, indicando a referência do projeto no assunto (Bolsa Licenciado- Refª 1 – GesPSA Kiwi), para os seguintes endereços: recrutamento@fc.up.pt com conhecimento para csantos@fc.up.pt (Prof. Conceição Santos)

O concurso encontra-se aberto de 11/12/2018 a 02/01/2019

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar