InícioArtigosCAP diz que Estado falha pagamento de 25 milhões de euros em...

CAP diz que Estado falha pagamento de 25 milhões de euros em apoios a agricultores. “Isto não se faz!”

-

Fonte: Agricultura e Mar

A CAP – Confederação dos Agricultores Portugueses alerta para o atraso no pagamento de uma verba de 25 milhões de euros, respeitantes à medida agroambiental “Produção Integrada” devida a mais de 12.500 agricultores, num valor médio de 2.000 euros por agricultor. A liquidação estava programada para hoje, 30 de Outubro.

“Este não pagamento por parte do Estado resulta num prejuízo directo para milhares de agricultores, designadamente, porque significam também incumprimentos perante terceiros, como instituições bancárias, com os inerentes custos e penalizações”, refere um comunicado da Confederação.

E acrescenta a CAP que “junta-se, solidariamente, à indignação sentida por milhares de agricultores pelo incumprimento do Estado nos pagamentos de medidas agroambientais” e apela para que esta situação seja “resolvida no mais curto prazo possível, isto é, já no decurso da semana que vem”.

Pandemia e colheitas em curso

“No momento de pandemia que atravessamos, no qual a agricultura não pode parar, e encontrando-se muitas colheitas a serem feitas e muitas obrigações pelos agricultores a precisarem de ser cumpridas, este incumprimento por parte do Estado vem trazer dificuldades adicionais a milhares de agricultores. Isto não se faz!”, salienta o mesmo comunicado.

Para a Confederação dos Agricultores Portugueses, “esta situação lamentável tem que ser esclarecida e é devida uma explicação pública para o sucedido, assim como um pedido de desculpa pelos enormes prejuízos causados”.

Aqueles agricultores frisam ainda que “é inadmissível que o Estado português falhe de forma tão flagrante com uma obrigação financeira programada, sobretudo, quando se conhece o comportamento intolerante para com os contribuintes e empresas quando, por algum motivo, estas falham com as suas obrigações para com o Estado, designadamente, fiscais”.

Para a direcção da CAP, esta “é uma relação profundamente desigual, que importa rever e nivelar, pois o Estado não pode reclamar para si um tratamento de privilégio quando incumpre, e de verdadeira perseguição para com quem incumpre. É injusto, é errado e merece reflexão por parte dos poderes públicos. Em pleno debate orçamental, apelamos para que se consagre igualdade de tratamento perante situações lamentáveis de incumprimento, como a verificada hoje, que se traduzem em perdas financeiras para os agricultores”.

Ultimos posts

Estudo identifica pela primeira vez estirpes de bactéria que afeta gravemente várias culturas agrícolas em Portugal

Uma investigação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) isolou, pela primeira vez em Portugal, várias estirpes da bactéria Xylella fastidiosa, associada à...

Como cultivar morangos em casa: um guia técnico para iniciantes

Se há fruta que encanta tanto pelo sabor como pela aparência, é o morango. Além dedeliciosos, os morangos são uma verdadeira fonte de saúde: ricos...

Soluções Biocal para Corrigir Solos Ácidos: Como Ajustar o pH de Forma Segura e Sustentável

Já ouviu dizer que o solo "não está bom para plantar"? Muitas vezes, essa sensação tem uma explicação simples: o solo pode estar demasiado ácido....

7 comportamentos errados que deve evitar com as aromáticas

As ervas aromáticas são verdadeiras aliadas na cozinha e no jardim, mas, por mais fáceis que pareçam de cultivar, há erros comuns que podem comprometer...