Segunda-feira, Abril 22, 2024

CAP tem curso gratuito de Modo de Produção Biológico

Fonte: Agricultura e Mar
A CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal tem disponível o Curso de “Modo de Produção Biológico”. O curso é obrigatório para o cumprimento do compromisso de formação específica homologada para a conversão para a agricultura biológica, no âmbito das Medidas Agro e Silvo Ambientais.

Trata-se de uma acção dirigida a agricultores que pretendam obter formação específica homologada para a conversão para a agricultura biológica e outros activos, empregados e desempregados que, no âmbito da sua formação contínua, pretendam aperfeiçoar/actualizar conhecimentos e competências nesta temática.

Esta acção de formação de 50 horas, financiada por fundos comunitários, é gratuita e está disponível através do Pólo de Formação Tejo, no Centro de Formação da Guarda e no Pólo de Formação Norte da Confederação dos Agricultores de Portugal.

Os candidatos a esta formação deverão ter pelo menos 18 anos de idade e a escolaridade mínima obrigatória de acordo com a idade, atestada através do certificado de habilitações.

O Modo de Produção Biológico consiste num sistema global de gestão das explorações agrícolas e de produção de géneros alimentícios que articula as melhores práticas ambientais, um elevado nível de biodiversidade, a preservação de recursos naturais, a aplicação de normas exigentes em matéria de bem-estar dos animais e método de produção, em sintonia com a preferência de certos consumidores por produtos obtidos utilizando substâncias e processos naturais.

Este Curso de “Modo de Produção Biológico” tem como objectivos:

  • identificar os princípios do modo de produção biológico;
  • reconhecer as técnicas aplicadas no modo de produção biológico;
  • executar as operações culturais de preparação, manutenção e fertilização do solo, protecção das plantas, rega e colheita, segundo os princípios do modo de produção biológico;
  • executar as operações de maneio alimentar, sanidade, bem-estar animal e de produção, segundo os princípios do modo de produção biológico; reconhecer as normas de controlo e de certificação.

Conteúdos programáticos:

  • Introdução ao modo de produção biológico (MPB)
  • Conservação do solo, da água e da biodiversidade
  • Fertilidade e fertilização do solo
  • Protecção das plantas
  • Modo de produção biológico de produtos agrícolas de origem vegetal
  • Modo de produção biológico de animais e de produtos de origem animal
  • Acondicionamento e comercialização
  • Controlo e certificação em MPB
  • Conversão para o MPB

Mais informações e inscrições aqui.

acientistaagricola
acientistaagricolahttp://acientistaagricola.pt
Olá, sou a Rosa. Nasci e cresci em meio rural e desde cedo percebi o que queria fazer para o resto da vida. Mais tarde, quando entrei no ensino superior tornei-me Técnica Superior do Ambiente e Agrónoma, áreas que sempre me fascinaram. Este blog é mais do que um projecto pessoal...é  o culminar de duas paixões: a escrita e as ciências ambientais e agrárias. Este é um local de encontro entre todos aqueles que partilham destas mesmas paixões. 

Related Articles

Queres receber as nossas newsletters?

Preencha os campos abaixo para se inscrever.

* ao clicar em "inscrever", está a aceitar as nossas condições de marketing.
- Publicidade -spot_img
spot_img

Últimos artigos