Sexta-feira, Março 29, 2024

Cientistas fazem descoberta que pode reduzir número de acidentes com tratores

Autor: Sara Sousa, Agroop

Entre 2013 e 2017, foram 358 os agricultores que morreram em acidentes com tractores em Portugal continental, de acordo com dados da GNR reportados pela Rádio Renascença. Mas este problema não é apenas nacional: acidentes com tractores são a principal causa de morte de agricultores à volta do mundo.

Agora, um novo estudo de cientistas japoneses acredita ter feito uma descoberta que pode contribuir para reduzir o número de mortes e acidentes com capotagens de tractores.

Os investigadores procuraram entender o que leva um tractor a capotar. Assim, criaram um modelo com base em simulações em computador e simulações baseadas em acidentes reais com tractores no Japão. O que concluíram foi que o que está frequentemente por detrás das capotagens de tractores é um movimento de salto, como o de uma bola, que se verifica logo antes de o tractor virar. Este tipo de acidente ocorre sobretudo quando o tractor passa por um declive íngreme.

Este movimento de salto que precede a capotagem não é actualmente levado em conta na construção da maioria dos modelos de tractores, dizem os autores. “Como a maioria dos tractores agrícolas não tem sistemas de suspensão, podem ocorrer vibrações violentas no tractor e as rodas por vezes saem do chão naquilo que é um fenómeno de ressalto,” disse Kenshi Sakai, um dos investigadores.

“O nosso modelo proposto poderá ser um novo paradigma na construção de tractores agrícolas,” concluiu o cientista.

acientistaagricola
acientistaagricolahttp://acientistaagricola.pt
Olá, sou a Rosa. Nasci e cresci em meio rural e desde cedo percebi o que queria fazer para o resto da vida. Mais tarde, quando entrei no ensino superior tornei-me Técnica Superior do Ambiente e Agrónoma, áreas que sempre me fascinaram. Este blog é mais do que um projecto pessoal...é  o culminar de duas paixões: a escrita e as ciências ambientais e agrárias. Este é um local de encontro entre todos aqueles que partilham destas mesmas paixões. 

Related Articles

Queres receber as nossas newsletters?

Preencha os campos abaixo para se inscrever.

* ao clicar em "inscrever", está a aceitar as nossas condições de marketing.
- Publicidade -spot_img
spot_img

Últimos artigos