img

Clorófitos: a planta que te vai ajudar a purificar o ar da tua casa

/
/
/

Os Clorófitos (Chlorophytum comosum) são uma planta ornamental conhecida em Portugal com o nome planta-aranha.  É uma planta ornamental muito bonita e para além disso,  ela ajuda a purificar o ar em sua casa eliminando substâncias nocivas no meio ambiente. Estas plantas ajudam a purificar o ar com mais rapidez, evitando a permanência de odores marcantes, como o cheiro a fritos.

Por se caracterizar por ser  uma planta bastante resistente à humidade,aconselho a que seja utilizada em cozinhas. São plantas pequenas que se adaptam muito bem em espaços interiores, sendo tolerantes inclusive ao ar-condicionado e a poucos cuidados.

clorófitos

As características purificadoras dos clorófitos

Os clorófitos, além de outras características, possuem a vantagem de serem plantas purificadoras do ar do seu lar, tornando-o mais puro.

Estas plantas contribuem para remover o dióxido de carbono da atmosfera e produzirem oxigénio durante o processo da fotossíntese, melhorando a qualidade do ar em sua casa.

Para além do C02, os clorófitos são responsáveis por remover  outras substâncias do meio ambiente, e por essa razão é uma das plantas mais purificadoras do ar.

Um estudo conduzido pela NASA  bem como um mais recente realizado pela Universidade Estadual de Nova York confirmaram esta característica purificadora, salientando a capacidade desta planta em remover substância nocivas tais como  o monóxido de carbono e xileno( mistura de compostos químicos utilizados no processamento de vários materiais como tintas ou borracha) do ambiente da sua casa.

Como manter os clorófitos?

Estas plantas devem ficar em solo fértil a meia-sombra.

Pode optar por “adubá-los” de forma orgânica com cascas de fruta esporadicamente.  Embora estas plantas tolerem bem situações de seca, não deve porém esquecer-se de regar estas plantas sempre que sentir que estas estão a necessitar de água (Faça o teste do dedo).

clorófitos

Alguns conselhos de rega

Quanto às necessidades de água, estas plantas podem ser regadas duas ou três vezes por mês durante os meses com temperaturas mais baixas.

Quando as temperaturas sobem,  a necessidade de água pela planta também  aumenta e poderá ter de aumentar a frequência de rega para  pelo menos duas vezes por semana.

Uma vez que os clorófitos não gostam de água estagnada, não necessita de usar o prato por baixo do vaso, tal como acontece com vasos de outro tipo de plantas.

Reprodução dos clorófitos

Os clorófitos  crescem muito rápido e é por isso  aconselhável a  replantação/divisão  anualmente na altura da  primavera para um vaso maior.

Como disse no ínicio deste artigo, esta planta é conhecida também por planta aranha porque cresce e desenvolve-se em hastes longas e finas o que  faz com que esta planta seja adequada para ser colocada em vasos suspensos. Após o crescimento de novas hastes  pode transplantá-las para que estas de multipliquem.

Garanta que fertiliza as plantas pelos menos 2 vezes por mês, para suprimir as necessidades de nutrientes da planta.

O solo com melhores características para esta planta é o solo mais leve e rico em turfa.

Na primavera, esta planta produz flores brancas que crescem a partir do caule desde o centro até à roseta das suas folhas.

clorófitos

Sabia que estas plantas tinham esta características purificadora do ar? Tem algum exemplar destas plantas em casa? Quero saber tudo nos comentários 🙂

1 Comments

  1. Gostei acho muito útil, principalmente para quem gosta de ter plantas no interior da casa nunca vi esta nem mesmo nas superfícies de venda,vou estar atento, obrigado.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar