Tenho recebido várias mensagens com pedidos para escrever um artigo sobre como afastar toupeiras. Eu sei, essas malvadas têm feito vários estragos e por essa razão, os leitores d’A Cientista Agrícola andam preocupados e desejosos de encontrarem soluções para o seu problema.

A pensar nisso, neste artigo partilho convosco 5 dicas úteis para aplicarem na vossa horta e jardim de forma a afastarem facilmente estas intrusas, curiosos?

como eliminar toupeiras

As toupeiras: saiba mais sobre esta praga

Embora considere que sejam poucos os casos de pessoas que desconheçam as características deste animal, nunca é demais relembrar alguns aspetos que deve ter em conta.

Em primeiro lugar, é importante saber que as toupeiras são pragas muito frequentes nas hortas e jardins destruindo através das suas escavações, relvados, espaços verdes, recintos desportivos e causando danos também nas culturas agrícolas da sua horta.

Depois, é importante ter em conta que a visão das toupeiras é muito medíocre assim como o seu olfato. Devido a estes condicionalismos, as toupeiras utilizam o seu tato apurado assim como as vibrações que sentem para encontrarem o alimento que tanto desejam.

Sendo peritas em escavações, as toupeiras acabam por estragar o sistema radicular das plantas e “trazem ao de cima” pedras e outros detritos que podem causar problemas nas máquinas agrícolas ou de jardinagem que frequentemente usamos nestes locais.

Dado que as minhocas fazem parte da alimentação das toupeiras (maioritariamente) além de outros insetos, estas pragas tem preferência por locais onde estes insetos habitem em abundância.

eliminar toupeiras

Algumas características-chave das toupeiras

As toupeiras são normalmente animais solitários que são presença assídua quase durante todo o ano.

É difícil encontrar uma toupeira durante o dia, podendo passar grande parte da sua vida debaixo do solo. É fácil detetar a presença de toupeira através dos pequenos “montes” de terra que acumulam à entrada dos túneis pelos quais circulam.

O nome científico das toupeiras é Talpa europaea, possui cerca de 15 cm de comprimento, pêlo com tonalidade acinzentada e pés dianteiros espalmados de pequenas dimensões que utilizam para fazer as escavações.

No que diz respeito ao seu ciclo de vida, as toupeiras acasalam geralmente entre os meses de Fevereiro e Junho, têm apenas uma ninhada por ano em que podem ter até 4 crias. É possível encontrar esta praga na maioria dos terrenos, especialmente em altitudes abaixo dos 1000 m de altitude.

Saiba como afastar toupeiras

Se existem sinais que as toupeiras estão no seu jardim ou quintal pode optar por simplesmente afastá-las ou caso queira uma solução mais radical: eliminá-las.

Mas será que sabe como afastar ou eliminar toupeiras de forma simples e eficaz? Caso não saiba, partilho consigo algumas dicas.

1-Uso de ultrassons e armadilhas

Os repelentes ultrassónicos produzem com intervalos de segundos, sons penetrantes que são extremamente desconcertantes para as toupeiras. Além disso, este tipo de repelentes pode também emitir vibrações que, combinadas com o som sónico podem afastar as toupeiras do seu jardim ou quintal para sempre.

Exemplo de ultrassom para repelir toupeiras: https://www.castroelectronica.pt/pt/product/repelente-ultrasonico-de-toupeiras-solar–proftc

Saiba também que, dependendo do tipo de solo que o seu jardim ou quintal possui, pode repelir esta praga em distâncias consideráveis.

como eliminar toupeiras

2-Colocar bolas de naftalina nos buracos

Uma dica que costuma dar bastante resultado é colocar bolas de naftalina em vários locais dos túneis construídos por esta praga.

Esta dica costuma trazer bons resultados para que as toupeiras procurem novas áreas para se alimentarem. Muitos jardineiros e agricultores defendem que espalhar naftalina pelas áreas atacadas (túneis) ajuda a afastar este tipo de roedores. No entanto, tenha em atenção que a naftalina é tóxica para crianças bem como para os seus animais de estimação.

como eliminar toupeiras

3- Coloque acendalhas perto das culturas

É verdade, leu bem. As acendalhas que usa para fazer as suas fogueiras podem ser utilizadas também para afastar/eliminar as toupeiras. Coloque as acendalhas distanciadas pelo menos um metro umas das outras, especialmente perto das culturas ou plantas que mais gosta, e as toupeiras acabam por desaparecer com o cheiro a petróleo que está presente na sua constituição.

4- Inundar as galerias feitas pelas toupeiras

Água, coloque água nas galerias. Uma das melhores formas de afastar as toupeiras das suas culturas é inundar as galerias que estas construíram. Para tal, coloque a mangueira sobre um dos montes que estas fizeram no seu jardim ou quintal e abra a torneira.

Embora lhe pareça uma solução um pouco dura, encher a galeria de água e colocar uma pedra para tapar o furo por onde penetra a mangueira é uma solução bastante eficaz. Perante este cenário,  as toupeiras acabam por fugir.

O Monte, Toupeira, Gramado, Kretówka, Terra, Natureza

5- Plantar trovisco

O trovisco é uma planta muito usada pelos mais antigos para afastar as toupeiras, cujo nome científico é Daphne laureola. Por libertar um odor desagradável, acaba por afastar esta praga com alguma facilidade. Existem outras plantas igualmente com o mesmo efeito, como por exemplo o tártago (Euphorbia lathyris) ou a coroa imperial.

como eliminar toupeiras

As toupeiras também estão a visitar o seu jardim ou quintal? Que métodos tem usado para as afastar ou eliminar? Conte-me tudo nos comentários 🙂

Espero que tenha gostado deste artigo!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here