Plantas aromáticas e medicinais

Como cultivar funcho: tudo o que deve saber para ter sucesso

Certamente já ouviu falar sobre as maravilhas do funcho, estou certa? Esta planta, também conhecida como erva-doce é utilizada maioritariamente como aromática e também erva medicinal. Possui várias cultivares que adquirem nomes distintos tais como funcho-de-florença ou até erva-doce-de-cabeça. Nesta planta tanto os seus talos como as suas folhas são utilizadas em vários pratos, podendo ser consumidas quer em cru ou cozinhadas. Quer aprender a cultivar funcho na sua horta? Então continue a ler este artigo pois vou partilhar consigo dicas muito úteis.

Saiba mais sobre esta planta

Com origem em várias regiões (Mediterrâneo, norte de África e oeste da Ásia)o funcho tem vindo a ganhar muita popularidade ao longo dos anos. Esta planta possui caule ereto e ramificado que pode atingir até 2 metros de altura. Na época de floração dá origem a flores amarelas de reduzidas dimensões que acabam por conferir um pouco de embelezamento ao local onde estão a ser cultivadas.

Tal como referi no início destes artigo, o consumo desta planta proporciona vários benefícios medicinais. Pelo facto das suas folhas serem muito ricas em fibras, acabam por ajudar no bom funcionamento intestinal e impedem a formação de gases intestinais. São também muito ricas em vitaminas e nutrientes tais como cálcio, fósforo, ferro, e vitamina C e B. O funcho acaba também por auxiliar no procresso digestivo, estimulando-o. Além disso, o funcho possuí ainda propriedades diuréticas muito interessantes.

As suas sementes apresentam um sabor doce com um toque picante e são frequentemente usadas em bolos e licores, por exemplo. Os frutos desta planta são oblongos e compostos por dois aquénios soldados contendo cerca de 10 a 15 sementes. As suas sementes são também utilizadas muitas vezes para fazer chá. Esta bebida acaba por ter uma acção expectorante e ajuda a combater cólicas.

Para mulheres que estão a amamentar, esta erva acaba por ser muitas vezes recomendada para estimular a produção de leite.

Como cultivar funcho?

Se pretende cultivar funcho e não sabe se possuí as condições adequadas para o efeito, certamente o que lhe vou escrever de seguida será do seu interesse.

Então, quais são as condições edafoclimáticas adequadas para cultivar funcho?

Felizmente, o funcho adapta-se bem a diversos tipos de clima tendo no entanto preferência por regiões com clima temperado e sem invernos muito rigorosos (ex: com geadas fortes). Se a sua região possui um clima ameno ou moderadamente quente o funcho provavelmente irá se desenvolver sem problemas. Se a sua zona for caracterizada por um clima mais frio, o funcho apenas irá sobreviver em caso de geadas suaves.

Quanto às exigências de luminosidade, o funcho precisa de receber durantes algumas horas diárias luz solar directa para garantir o seu pleno desenvolvimento.

Se quer cultivar funcho, garantir que o solo em que o faz seja er bem drenado, leve, e rico em matéria orgânica deve ser uma prioridade. Tenha em atenção o pH do seu solo dado que a planta é tolerante ao pH do solo mas não cresce bem em solos demasiado ácidos.

No que diz respeito às necessidades hídricas, saiba que deve garantir que o solo esteja sempre húmido sem nunca estar encharcado. Em condições de humidade restrita pode originar uma floração mais precoce.

como cultivar funcho plantar

O que deve saber para cultivar funcho

Vamos então cultivar funcho. O período indicado para semear funcho é de Junho a Setembro/Outubro.Nesta tarefa agrícola, aconselho que opte pela sementeira directa em local definitvo. Para isso, escolha um bom local na sua horta para iniciar este cultivo. Pode ainda semear funcho em tabuleiro e transplantar quando as plântulas tiverem cerca de 15 cm, se preferir. No que diz respeito à escolha do local para cultivar funcho não se esqueça que é uma planta perene e por essa razão é capaz de sobreviver por vários anos no local em que a cultivou. Dado que pode atingir cerca de 2 metros de altura, garanta ainda que o seu crescimento não afecta as restantes culturas instaladas ao seu redor. As suas folhas podem atingir cerca de 40cm de comprimento.

No momento da sementeira, as sementes devem ser espaçadas umas das outros cerca de 25 cm e 50 cm entre linhas Caso esteja a pensar cultivar funcho em recipientes como vasos tenha em atenção a capacidade dos mesmos.

dicas cultivar funcho

Dado que esta planta possui um sistema radicular profundo, caso opte por vasos com pouco profundidade o crescimento desta planta irá ficar comprometido ( escolha vasos com pelo menos 30 cm de profundidade).

Cuidados adicionais com a cultura do funcho

A rega é um dos principais cuidados a ter em conta. Embora sejam necessárias regas frequentes de forma a manter o solo húmido, deve ter cuidado com o excesso de humidade. Esta condição de encharcamento do solo pode dificultar a germinação das sementes. O controlo de plantas infestantes logo desde o ínicio do ciclo cultural é também uma das tarefas a ter em conta.Isto porque as plantas infestantes acabam por entrar em competição por água e nutrientes. Para combater os pulgões que possam aparecer, veja aqui as minhas dicas.

Caso opte por cultivar funcho-de-florença deve garantir que faz a amontoa do solo cerca de duas semanas antes da colheita. Esta prática realiza-se de forma a que a base das folhas fique mais branca e com um sabor mais suave e agradável. Garanta que durante este processo não cobre a gema apical, local de onde acabam por surgir folhas novas.

No caso de querer evitar que as plantas de funcho se auto-semeiem deve retirar as flores à medida que estas surjam. Caso esta questão não seja um problema para si, mantenha as flores de funcho nas respetivas plantas pois serão uma boa ajuda para atrair polinizadores. Para garantir o crescimento vigoroso do funcho, aplique composto em volto das plantas com uma periodicidade mensal.

cultivar funcho como

Colheita do funcho

O momento da colheita do funcho varia consoante a cultivar escolhida e as suas condições de cultivo. Caso o seu objectivo seja fazer a colheita das suas sementes deve garantir que as folhas não são retiradas até que a colheita seja realizada.

No caso do funcho-de-florença a colheita pode ser realizada cerca de 100 dias após a instalação da cultura. Mais uma vez, chamo a atenção para que as plantas devem ser colhidas antes que surjam as flores. Isto porque pode torna-las mais amargas. após o plantio.

Selecione as plantas que quer colher e corte-as a cerca de 2,5 cm do solo, retirando o solo que usou para fazer a amontoa. Esta altura de corte permitirá que as plantas de funcho voltem a “rebentar” e dessa forma conseguirá fazer uma nova colheita ( embora as folhas sejam desta vez de dimensões mais reduzidas).

Espero que tenham gostado deste artigo! Boas sementeiras 🙂

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo