Hit enter after type your search item

Como semear girassol na sua horta: dicas úteis

/
/
/
img

O girassol: características principais

O girassol é uma planta originária da América do Norte que pode atingir até 4m  altura, dependendo da cultivar e das condições edafo-climáticas da sua região.   No nosso país, o girassol começou apenas por servir  para plantar nas bordaduras alimentando os pássaros, mas hoje em dia, é um cultura com impacto considerável no Alentejo principalmente para a obtenção de óleo vegetal. O ciclo biológico do girassol é anual  e dura de 110 a 170 dias.Tem uma  raiz pivotante que penetra profundidades até 5 metros, folhas de grande tamanho, flores inseridas em “capítulo” ou cabeça e  fruto composto pelo aquénio, onde estão as sementes. Pertence à família das  Asteráceas ou Compostas e a sua  reprodução  é alogâmica, feita pelas abelhas, abelhões bem como outros insetos. A maioria das variedades de girassol não são auto-férteis e por essa razão precisam de polinização cruzada. Com os avanços científicos e tecnológicos, foram  recentemente introduzidas algumas cultivares de girassol autoférteis. Se está interessado (a) em semear girassol na sua horta ou terreno agrícola, saiba neste artigo como semear girassol de forma fácil.

como semear girassóis

Como semear girassol na horta: condições que deve garantir

Os girassol gostam de solos com tendência a serem argilosos/arenosos, frescos, leves, ricos em matéria orgânica e bem drenados. Adaptam-se melhor a solos com pH entre os 6,2 e 7 e a climas tropicais e temperados. As temperaturas mais apropriadas para o seu crescimento e desenvolvimentos variam entre 21 e 25ºC , não suportando temperaturas demasiado baixas (provocando uma paragem do seu desenvolvimento).  Os girassol preferem dias longos e adoram estar expostos ao sol, seguindo-o.

Quanto à fertilização, pode fazer uma adubação com estrume  bem decomposto ou utilize adubo verde . Visto que é uma cultura esgotante, pode acumular nitratos e por isso deve restringir ao máximo a sua aplicação no solo. Quanto à rega,irrigue com a frequência necessária de forma a que o solo se mantenha húmido, mas nunca encharcado.  Quer saber quando e como semear girassol na sua horta? Então continue a ler este artigo!

Quando e como semear girassol na horta

A data de plantação/sementeira dos girassol é por altura da Primavera (março-maio). Pode semeá-las em pequenos vasos ou diretamente no terreno através de pequenas covas/buracos (2-3 sementes).  Caso opte por semeá-las no solo, deve apenas fazê-lo depois de o solo estar mobilizado.

Depois de proceder à preparação e mobilização do solo, coloque as sementes  de girassol a 2,5 cm de profundidade e  sensivelmente a 15/20 cm de distância entre sementes. Este passo é fundamental para garantir que as plantas terão espaço suficiente para crescer e desenvolver-se. O tempo de germinação das sementes de girassol varia normalmente entre 10 e 30 dias.

como semear girassóis

  • Cuidados que deve garantir depois da sementeira

Solo: mantenha o solo em torno das plantas de girassol sempre  húmido.  Evite encharcar o solo com água, especialmente enquanto as plantas forem pequenas e frágeis. 

Cuidado com as pragas: especialmente os pássaros e os caracóis adoram sementes de girassol e podem cavar a terra para retirá-las mesmo antes de as plantas de girassol emergirem. Para evitá-lo pode cobrir o solo com um rede ou colocar repelente de caracóis em círculo de forma a forma uma barreira aos mesmos. 

Rega: Assim que as plantas de girassol tiverem  mais desenvolvidas formado caules e com um  sistema de raízes estabelecido, reduza a frequência de regas de forma a que seja feita semanalmente.

Poda (opcional): Quando os  seus  girassol apresentarem cerca de 10 cm cm de altura, elimine os menores e mais fracos, de forma a garantir que fiquem afastados uns dos outros pelo menos 30/35 cm.  Este procedimento permitirá que os seus girassol se desenvolvam mais  e haja um maior aproveitamento de nutrientes, resultando em girassol com caules mais altos e flores de maiores dimensões.

Coloque uma escora/tutor: este passo também é opcional e só deve ser feito caso as suas plantas estejam com uma altura considerável e bem ramificadas. Para lhes conferir uma maior estabilidade, “amarre” o caule do seu girassol a uma estaca/escora.

como semear girassóis

Quando colher as sementes dos girassol

Este é um passo opcional.  Muitas pessoas semeiam girassol como bordadura, outras semeiam com a finalidade de colher as sementes. Caso pretenda colher as sementes de girassol tenha em atenção que as flores de girassol costumam durar 30 a 45 dias.  Após este período, a parte posterior da flor outrora verde ficará castanha e este será um bom indicador para proceder à sua colheita.

Quando as flores secarem completamente, corte-as. Caso não faça nada, as flores vão deixar cair as sementes no solo e provavelmente germinarão no ano seguinte. No entanto, será um atitude sensata colher as flores pois assim garantirá a protecção contra o aparecimento de pragas.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :