Adubo de cascas de ovo: um aliado para as suas plantas
Quero deixar claro que com isto não quero dizer que não possa colocar as cascas dos ovos que vai usando,partidas manualmente nos seus vasos e plantas, mas com esta receita, os nutrientes ficarão mais disponíveis e demorarão menos tempo a “chegar à planta”.
Aprenda a fazer farinha de cascas de ovo: passo-a-passo
1 . Selecione o máximo de cascas de ovo que conseguir e que provavelmente guardou nos últimos tempos em algum sítio da sua cozinha.
2 . Coloque essas mesmas cascas de ovo ao sol durante o tempo que for possível, sobre papel de cozinha absorvente, para que possam secar de forma adequada.
3 . Através de um pequeno processador/”1,2,3″/liquidificador, faça uma ligeira moagem das cascas de forma a que fiquem com uma granulometria mais fina.
4 . Com os objectos enunciados no tópico anterior, triture as cascas até ficarem finas.
5 . Depois de trituradas, conserve este adubo num local seco, dentro de algum frasco ou saco plástico.
6 . Quando sentir que as suas plantas necessitam de uma adubação extra, coloque uma colher de chá deste adubo nas em cada vaso ou pequena muda.
A medida para um vaso pequeno é de uma colher de chá da farinha de cascas de ovo 1 vez por mês. Para vasos maiores, pode colocar entre 2 a 3 colheres.
Esse adubo pode também ser utilizado na sua horta, que também terá bons resultados. De realçar que esta farinha tem uma validade de 6 meses desde que cumpra os conselhos que lhe dei neste artigo 🙂